Criminal Minds | Guia de Temporadas dos 15 anos de série

Já faz 15 anos que fomos apresentados à Unidade de Análise Comportamental (UAC em português, BAU em inglês). Atualmente em sua última temporada, Criminal Minds já envolveu os profissionais em criar perfis psicológicos de serial killers em situações de mexer forte com as emoções dos fãs. E são exatamente esses momentos mais importantes de cada temporada que vamos relembrar aqui.

1ª temporada

Episódios: 22

A primeira temporada tem início nos apresentando ao time da UAC: o sério Hotch, o competente e por vezes brincalhão Derek Morgan, a corajosa J.J, o gênio de poucas habilidades sociais Doutor Spencer Reid, e a colorida e inteligentíssima ex-hacker Penelope Garcia.

Já no primeiro capítulo, porém, assistimos ao retorno do sábio Jason Gideon. No episódio seguinte, somos apresentados a expert em crimes sexuais Elle Greenaway.

Entre os perigosos criminosos que a equipe enfrenta nesta temporada estão um incendiário em série, estupradores, sequestradores, e um assassino em massa. Este último fez Gideon reviver memórias traumáticas que o levaram a um surto nervoso.

No decorrer dos episódios, Reid falha em seu exame para usar armas de fogo, embora consiga sua posterior aprovação em campo. Além disso, o agente revela ter pesadelos recorrentes.

2ª temporada

Episódios: 23

O segundo ano da série ficou marcado pela saída da personagem Elle Grenaway, que tenta se recuperar do trauma de quase morrer; e pela chegada da agente Emily Prentiss, que tenta provar que merece um lugar na equipe.

Contra alguns posicionamentos políticos quanto aos casos da UAC, Hotch decide entrar para a política. Morgan se vê como o principal suspeito de uma série de assassinatos, e a equipe da UAC precisa correr contra o tempo para provar a inocência do agente.

Um assassino em série com desordem de múltiplas personalidades sequestra Reid. Ao ser injetado com uma droga, o agente tem fortes memórias de sua problemática infância, quando foi abandonado pelo pai e precisou lidar sozinho com a esquizofrenia da mãe. Embora seja salvo pela equipe da UAC, Reid desenvolve um vício.

O assassino em série Frank Breitkopf invade a casa de Gideon e mata sua namorada. Gideon sai em busca do assassino sem avisar a UAC, o que faz com que a equipe precise traçar o perfil do criminoso e de Gideon para encontrá-los.

3ª temporada

Episódios: 20

O terceiro ano da série também teve início com uma saída de peso. Mandy Patinkin decidiu deixar o programa devido à natureza violenta dos episódios, portanto nos despedimos do personagem Gideon, que seguiu desaparecido após sair em busca do assassino de sua namorada. Para substituí-lo, o agente Dave Rossi retorna da aposentadoria.

Entre os terríveis criminosos que a UAC tenta capturar nesta temporada, estão um assassino em série satanista e canibal, um assassino que distribui cartazes de "desaparecido" de suas próximas vítimas, e um criminoso que faz seus assassinatos parecerem suicídios.

Garcia se vê numa situação de vida ou morte. Reid mais uma vez se envolve emocionalmente com um caso. O segredo de J.J. é revelado. A temporada termina com um cliffhanger, com a equipe da UAC tentando capturar o que parece ser um grupo de assassinos em série.

4ª temporada

Episódios: 26

A temporada já começa com tudo, após um grupo de terroristas explodirem um carro onde um dos membros da UAC poderia estar. No decorrer dos episódios, Prentiss e Reid são feitos de reféns em um culto, Morgan persegue um assassino em série que mata policiais, e a equipe investiga uma família de sequestradores e potenciais assassinos.

Reid se vê emocionalmente envolvido com o assassinato de um menino. Em sua investigação, ele pode decobrir conexões com seu próprio passado, incluindo informações sobre seus pais. Prentiss, por sua vez, se envolve emocionalmente com um caso de assassinatos envolvendo exorcismos.

O time precisa deter um terrorista que libera uma nova e mortal bactéria. Durante o caso, porém, Reid acaba entrando na sala onde a bactéria foi liberada e a tranca, para que mais ninguém entre. No episódio final, Hotch tem um reencontro com seu pior inimigo.

5ª temporada

Episódios: 23

Após ficar desaparecido por um tempo, Hotch demonstra comportamentos estranhos. Em um novo caso, Rossi tem sua vida e seu passado expostos. A UAC investiga um assassino em série que engravida suas vítimas e as mata depois do parto. O time precisa enfrentar o retorno do Ceifador, inimigo mortal de Hotch.

Outro caso de destaque da temporada foi o de um criminoso que sequestra mulheres para fazer delas suas bonecas vivas. O episódio 16, por sua vez, é marcado pela perseguição a um assassino em série que vem matando crianças há oito anos.

Assassinos em série têm como alvo mendigos e imigrantes ilegais. Em meio a esse e outros casos, a temporada explorou ainda mais da vida pessoal dos agentes.

6ª temporada

Episódios: 24

J.J recebe uma oferta de trabalho difícil de ignorar. Com infelizes novas evidências, Rossi reabre um antigo caso de assassinato em série que o assombra há mais de 25 anos. A agente Ashley Seaver, uma cadete do FBI com um passado problemático, é consultada para dar assistência em um caso.

Uma equipe de assassinos, um assassino de crianças, um assassino em série que realiza rituais em seus crimes e um possível negócio de tráfico humano são alguns dos casos que a UAC tenta resolver nesta temporada.

Alucinações e fortes dores de cabeça preocupam Reid. O misterioso passado de Prentiss ganha novas informações, enquanto seu pior inimigo dos tempos de Interpol parece estar se aproximando e pondo em risco sua nova equipe. Emily Prentiss morre na mesa de operação, após ficar seriamente machucada pelo criminoso. Os membros da UAC tentam lidar com a perda da amiga.

7ª temporada

Episódios: 24

Para a surpresa de todos, Emily está viva. Para protegê-la, Hotch tomou a decisão de forjar sua morte. Os membros da UAC ainda tentam lidar com o trauma da morte falsa de Prentiss. Reid ainda não conseguiu perdoar J.J., que também sabia que Emily estava viva, e a própria Emily pela mentira.

Rossi sofre com uma decisão de sua ex-mulher. Um membro do grupo de apoio de Garcia desaparece exatamente na data em que faz 7 anos do sequestro da filha da ex-hacker. Uma nova evidência coloca Morgan em uma situação delicada na qual ele precisa admitir para sua família que mentiu sobre a morte de um parente próximo.

Um estuprador que retorna para atacar novamente suas vítimas e um assassino cujo alvo são casais que tentam adotar crianças pequenas estão entre os criminosos que a UAC enfrenta nesta temporada. A UAC precisa enfrentar uma perigosa gangue de assaltantes de bancos assassinos, e um dos membros da equipe acaba refém da quadrilha. Prentiss decide deixar a UAC.

8ª temporada

Episódios: 24

O oitavo ano da série começou com a mistura de um caso de dar arrepios e a entrada de uma nova personagem. Enquanto a equipe da UAC investiga o possível retorno do assassino em série conhecido como Silenciador (por deixar suas vítimas com as bocas costuradas), a divisão do FBI recebe sua mais nova integrante a doutora Alex Blake.

Reid parece estar se comunicando com uma mulher misteriosa. Morgan tenta melhorar a forma física de Reid o convencendo a entrar para o time de softball da UAC. Rossi volta a se comunicar com o sargento dos seus tempos de exército no Vietnam.

O traumático passado de Morgan vem à tona. A misteriosa namorada de de Reid corre sérios riscos de vida. Blake recebe uma nova proposta de trabalho que pode mudar sua vida.

A equipe descobre que alguém está acompanhando os casos que a UAC resolve e replicando os crimes já resolvidos. O Copiador - primeiro criminoso a ser um antagonista principal durante quase toda uma temporada da série - segue em ação, até colocar um dos membros da equipe da UAC em sérios perigos de vida.

9ª temporada

Episódios: 24

Mateo Cruz assume como novo Chefe de Seção da UAC. O arqui-inimigo de Hotch, "O Estripador" está de volta e coloca o agente entre a vida e a morte. Um caso provoca um tenso reencontro de Blake com seu pai (capitão da polícia aposentado) e seu irmão (detetive).

Um assassino que pode ter como motivação o aniversário de 50 anos da morte do presidente Kennedy, um criminoso que faz assassinatos com rituais, um assassino fascinado pelos julgamentos das bruxas de Salém, e um assassino que mantém "souvenirs" de suas vítimas estão entre os casos que a UAC precisa enfrentar nesta temporada.

Uma missão secreta de J.J. dos seus tempos de U.S. State Department a põe em risco, e ela é sequestrada. Para ajudar a encontrá-la, o time da UAC entra em contato com Emily Prentiss.

Durante a investigação de uma série de assassinatos que podem ter motivações religiosas, Reid leva um tiro no pescoço e sua vida fica em risco. Na tentativa de salvá-lo, Blake acaba revelando um segredo de seu passado.

10ª temporada

Episódios: 23

Para substituir Alex Blake no cargo que um dia foi de Emily Prentiss, Kate Callahan é apresentada à equipe da UAC. Garcia fica frente à frente novamente com o homem em quem atirou para salvar Reid. J.J. precisa encarar o que sente sobre o suicídio de sua irmã.

Morgan precisa lidar com os problemas em seu relacionamento com Savannah, além de um caso que lhe atinge de forma pessoal. A UAC tenta prender um assassino que liga para a polícia para avisar dos crimes antes de cometê-los.

Um caso que já pertenceu a Rossi e Gideon é revisto (com direito a flashbacks com os dois agentes ainda bem jovens), após o assassino em série reaparecer depois de mais de 30 anos. A UAC descobre que Gideon foi assassinado.

A sobrinha de Kate e sua melhor amiga são sequestradas por um criminoso envolvido em tráfico sexual. Esse antagonista foi mais um dos casos da UAC que se tornou foco da temporada.

11ª temporada

Episódios: 22

Durante a investigação sobre um assassino que deixa marcas específicas nos rostos de suas vítimas, o time é auxiliado pela psicóloga forense Doutora Tara Lewis, que passa a integrar a equipe da UAC nesta temporada.

O time ajuda Joy, filha de Rossi, a investigar o desaparecimento de uma estudante. J.J. retorna de sua licença maternidade. Reid se preocupa com a saúde de sua mãe.

A UAC precisa lidar com um grupo de assassinos e criminosos que se auto denomina os Dirty Dozen (Os 12 Sujos). Reid é parte central de uma das estratégias na caça pelo grupo. Morgan é sequestrado e, após ser salvo pela UAC, ele investiga seu captor. Após 11 anos de série, Morgan deixa a UAC.

Hotch é preso pela SWAT, acusado de conspiração. A equipe corre contra o tempo para achar o real culpado, um grupo de anarquistas que planejava soltar inúmeros criminosos de prisões por todo o país. A temporada acaba com 13 assassinos em série conseguindo fugir.

12ª temporada

Episódios: 22

O 12º ano de Criminal Minds tem início com mais uma saída importante: Hotch. Mas a temporada também marca o retorno de Emily Prentiss como personagem principal, e apresenta o novo agente Luke Alvez, que se une à equipe para auxiliar na prisão dos 12 assassinos em série que escaparam no final da temporada passada.

O experiente agente de perfis Stephen Walker, do Programa de Análise do Comportamento, junta-se à UAC. Reid tenta equilibrar seu trabalho com os cuidados de sua mãe.

Um criminoso que faz suas vítimas acreditarem que foram violentadas por um monstro é um dos casos que mexe com a equipe.

Reid é preso no México acusado injustamente por um crime do qual foi testemunha, mas que não consegue lembrar totalmente. A UAC une forças para provar sua inocência e tentar mantê-lo vivo enquanto está na prisão. A mãe de Reid desaparece.

13ª temporada

Episódios: 22

Depois dos terríveis acontecimentos do final da 12ª temporada, a UAC se reúne para salvar um de seus integrantes, que ainda segue com sua vida ameaçada pelo assassino conhecido como Sr. Scratch.

Um assassino que envia vídeos de seus crimes para a mídia, um criminoso que mata suas vítimas em suas próprias piscinas, um assassino em série que deixa mensagens na boca de suas vítimas, e um palhaço assassino estão entre os casos que a UAC enfrenta nesta temporada.

Stephen Walker deixa a série, mas a UAC tem um novo agente, Matthew Simmons, que integrava a equipe do spinoff cancelado Criminal Minds: Beyond Borders.

O passado de Garcia ganha mais detalhes quando a UAC tenta resolver dois diferentes casos.

14ª temporada

Episódios: 15

Dois agentes são sequestrados, e a UAC precisa correr contra o tempo para impedir que o assassino realize o que acredita ser uma macabra profecia. É dessa forma acelerada que o 14º ano da série tem início.

Um assassino que mumifica suas vítimas, tiroteios que sempre começam após várias colisões de carros, e um caso em que vários assassinos matam em intervalos de 27 minutos são alguns dos desafios dos agentes nesta temporada.

Rossi dá mais um passo em seu novo relacionamento, mas acaba machucado após um confronto com um assassino em série, algo que o faz questionar suas decisões.

Uma situação de quase morte faz com que J.J. revele um grande segredo para Reid que pode mudar o futuro e o relacionamento dos dois agentes.

15ª temporada

Episódios: 10

J.J. e Reid seguem tentando lidar com a revelação que a agente fez no final da 14ª temporada. A mãe de Reid passa por um problema de saúde, mas foi apenas um susto.

Prentiss avalia seu relacionamento com Andrew Mendoza e, assim como J.J., precisa tomar uma decisão que pode mudar o seu futuro.

Um antigo inimigo da UAC retorna, sequestra um pai e sua filha, e faz exigências bem específicas a Reid.

*A 15ª temporada está sendo exibida atualmente, com previsão de exibição de seu último capítulo no dia 19 de fevereiro.