Sucessor de PS4 não sai em 2019, mas terá novidades como ray tracing!

Para aqueles que já estão ansiosos pelo console que deve ser o sucessor do PlayStation 4, a má notícia é que o novo videogame não será lançado em 2019. A boa notícia, contudo, é que ele vem cheio de novidades, incluindo a tecnologia ray tracing.

Quem revelou mais detalhes do futuro aparelho foi a própria Sony, destacando algumas novidades técnicas que devem influenciar na jogabilidade do console e na qualidade das imagens.

Ainda mais tecnologia

playstation 4

Em uma entrevista à revista Wired, o designer, programador, produtor e executivo Marc Cerny falou um pouco sobre o novo console, ainda sem nome oficial (PlayStation5?), que deve substituir o PS4.

"A questão-chave é se o console adiciona outra camada aos tipos de experiências a que você já tem acesso, ou se permite mudanças fundamentais no que um jogo pode ser."

Se referindo ao novo aparelho apenas como o "console da próxima geração", Cerny revelou algumas das novidades:

  1. A CPU e a GPU serão mais poderosas, o que permite uma maior fidelidade gráfica e efeitos visuais anteriormente inatingíveis. 
  2. Equipado com um SSD (solid state-drive), o sistema terá uma memória maior e mais rápida, o que garante tempos de carregamento muito menores.
  3. Os arquivos de jogos crescem, necessitando de downloads maiores ou mídias físicas de maior capacidade, como discos.

A CPU do novo console será da linha Ryzen da AMD, que contém oito núcleos da nova microarquitetura Zenn de 7 nm da empresa.

Além disso, o chip da AMD, segundo Cerny, também inclui uma unidade personalizada para áudio 3D que deve redefinir os recursos de som em um game.

A GPU, por sua vez, será uma variante personalizada da família Navi da Radeon e suportará ray tracing. A técnica, nascida no universo do cinema, permite modelar o curso da luz para simular interações complexas em ambientes 3D. Ou seja, vem muita imagem impressionante por aí!

Embora a tecnologia de ray tracing já seja muito usada em Hollywood, esta marcará a primeira vez que será utilizada em um videogame.

Para o executivo, o objetivo é proporcionar uma experiência cada vez mais imersiva ao gamer.

O que acharam?

Ainda não há previsão de lançamento para o novo console da Sony.

FIQUE POR DENTRO

Confira os melhores jogos de Mundo Aberto que o vão manter grudado

Confira os 25 jogos mais esperados para 2019!

Conheça os 10 jogos mais difíceis de todos os tempos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e é mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho (Portugal). Nerd desde que se entende por gente! Há cinco anos escreve sobre filmes, séries e personagens que habitam as tantas maratonas que faz durante o ano. Indicadora de séries do grupo de amigos, conversa sobre história, ciência e tecnologia com o mesmo empenho com o qual discute TikTok, memes e super heróis.