Tudo sobre o Vecna: história, ligação com Will e curiosidades - Stranger Things

A 4ª temporada de Stranger Things nos apresentou ao maior e definitivo vilão da série: Vecna. Por trás de todas as ameaças e criaturas que vimos nas temporadas anteriores, o Vecna tem uma história complexa que remonta a uma casa em Hawkins e aos mesmos laboratório e experiências pelas quais Eleven passou. Então vem saber mais sobre o personagem, entender as possíveis ligações com Will, conhecer o ator que dá vida ao terrível antagonista e mais.

As informações abaixo contêm GRANDES SPOILERS da quarta temporada de Stranger Things.

Quem é o Vecna e como ele mata

vecna - figura humanoide desfigurada, com especies de vinhas que saem de suas costas

O Vecna pode ser descrito como o "senhor supremo" do Mundo Invertido. Após três anos usando criaturas do Mundo Invertido para tentar invadir Hawkings, o Vecna passa a ser capaz de invadir a mente de algumas pessoas. Para tanto, ele escolhe geralmente jovens que tenham grandes traumas em seus passados e sejam, portanto, mais suscetíveis a essas invasões.

Após algumas aterrorizantes "visitas", nas quais faz com que suas vítimas revejam seus piores traumas, o vilão suga a vida deles. No "mundo real", as vítimas flutuam até grandes alturas e têm partes de seus ossos quebrados e seus olhos arrancados, até caírem no chão, sem vida.

No decorrer da temporada, Nancy, Max, Robin, Steve, Lucas, Dustin e Eddie descobrem que o Vecna precisa matar quatro pessoas para conseguir energia e vitalidade suficiente para invadir de fato o mundo real.

Henry Creel, a verdadeira origem do Vecna

da esquerda para direita - Um jovem menino loiro, seus pais e sua irmã

Em 1959, a família Creel se mudou para uma grande casa em Hawkins. Após alguns eventos estranhos, o pior veio a acontecer certa noite durante o jantar. A mãe, Virginia Creel, começou a flutuar e teve seus ossos quebrados e seus olhos arrancados antes de cair morta. O pai, Victor Creel, começou a ter visões do Mundo Invertido e sentiu que entrara num pesadelo.

Com sorte, ele conseguiu sair de lá e voltar ao mundo real, mas encontrou sua filha Alice também morta, e seu filho Henry desmaiado. Henry entrou em coma e foi levado para um hospital. Sem poder provar como sua família havia sido assassinada, Victor foi condenado a prisão perpétua. Mas a verdade ia muito além do que ele podia imaginar.

O jovem Henry sempre teve misteriosos poderes telecinéticos. Sem que seu pai percebesse, ele foi o responsável pela morte de sua mãe e sua irmã. Após o assassinato da família, ele não foi levado ao hospital, mas sim ao Laboratório Nacional de Hawkins. Henry se tornou a primeira experiência do Doutor Martin Brenner.

Henry/001/Vecna

um homem loiro de olhos azuis olha calmo para alguém

No Laboratório de Hawkins, Henry passou a ser identificado como 001, e teve seus poderes replicados em outras crianças, como 011. Percebendo, contudo, a dimensão das habilidades do jovem, Brenner implantou um dispositivo chamado Soteria em seu pescoço. O artefato suprimia os poderes de 001, além de ser um localizador.

001 cresceu no laboratório, passando cerca de 20 anos no local. Já adulto, ele ajudava a cuidar das crianças que eram as novas experiências de Brenner, mas ainda passava por maus tratos caso cometesse algum erro. Com uma revolta crescente, em 1979 001 convenceu 011 de que ele era um prisioneiro e de que os dois podiam fugir juntos. Conforme orientação do novo amigo, 011 removeu o Soteria de 001.

Com seus poderes de volta, 001 fez um verdadeiro massacre no laboratório, matando funcionários e até mesmo as demais crianças. Contudo, ele não era mais poderoso que a jovem 011. Sem intenção, Eleven abriu um portal para o Mundo Invertido, enviando 001 para lá. Com o tempo, 001 foi se transformando fisicamente no Vecna, enquanto explorava o lugar. Foi ele, inclusive, que moldou a massa de partículas que ficaria conhecida como Devorador de Mentes.

Quem o Vecna matou e por quê?

Em um cemitério, três jovens olham assustados para uma menina flutuando no ar. A personagem está prestes a ser morta pelo vilão Vecna

Desde criança, Henry/001/Vecna demonstrou uma personalidade marcada pela falta de empatia e pelo egocentrismo. Ele considerava a raça humana inferior, e todos os seus esforços foram para reconstruir o mundo ao seu jeito.

"Você vê, os humanos, são um tipo único de praga, se multiplicando... e envenenando nosso mundo, ao mesmo tempo em que impõe uma estrutura própria: uma estrutura profundamente antinatural. Onde os outros viam ordem, eu via uma camisa de força: um mundo cruel e opressivo, ditado por regras inventadas. - 001 para 011

Ele matou sua família por pura crueldade, assassinou quase todas as pessoas no Laboratório de Hawkins por vingança, e tentou alcançar mais quatro mortes em Hawkings no presente para abrir quatro portais na cidade. Seu plano era reunir energia vital suficiente para abrir os portais e trazer o Mundo Invertido à tona.

As vítimas de Vecna

  • Virginia Creel: mãe de Henry, submetida a visões de aranhas e morta em 25 de março 1959
  • Alice Creel: irmã mais nova de Henry, morta em 25 de março de 1959
  • Funcionários Lab Hawkins: mortos no massacre do laboratório em 1979
  • Crianças experiências do Lab Hawkins: mortos no massacre do laboratório em 1979
  • Chrissy Cunningham: após ver alucinações dos maus tratos de seus pais, ela foi morta em 21 de março de 1986. Foi uma das quatro mortes que o Vecna buscava para abrir os portais em Hawkins.
  • Fred Benson: morto no dia 22 de março de 1986, após ter visões de um acidente de carro pelo qual sentia culpa. Foi a segunda das quatro mortes que o Vecna buscava para abrir os portais em Hawkins
  • Patrick McKinney: submetido a visões de sua família abusiva, foi morto no dia 25 de março de 1986. Foi a terceira das quatro mortes que o Vecna buscava para abrir os portais em Hawkins

"É hora... de seu sofrimento chegar ao fim." - Vecna para Chrissy

Vecna e Eleven se encaram no poster da série

Os sobreviventes da maldição do Vecna

  • Victor Creel: pai de Henry, Victor conseguiu sobreviver aos poderes de seu filho ao seguir uma música que ocasionalmente tocava em sua casa
  • Max Mayfield: Max seria a quarta morte planejada pelo Vecna para abrir os quatro portais em Hawkins. Após ser submetida a visões de seu irmão morto, ela é salva por Lucas, Dustin e Steve. Após serem avisados por Robin e Nancy, o trio colocou a menina para ouvir sua música preferida, o que a ajudou a fugir da maldição do Vecna. Em uma tentativa atrair o Vecna para uma armadilha, Max se oferece para retornar ao domínio do vilão, mas acaba não conseguindo escapar por completo. Ela teve seus ossos quebrados e sua visão danificada. Por alguns minutos, Max morreu, mas foi revivida por Eleven.
  • Nancy Wheeler: quando estava no Mundo Invertido, Nancy acabou sendo dominada pelo Vecna. Ela teve visões de sua amiga Barb morta, mas o vilão usou a jovem para revelar sua origem e enviar uma tenebrosa mensagem para Eleven.
  • Eleven: para tentar salvar seus amigos em Hawkins, Eleven projeta sua mente dentro do Mundo Invertido, mas acaba sendo capturada pelo Vecna. Graças ao apoio de seus amigos, ela consegue retomar suas forças e fugir do vilão. A princípio, Vecna parece ter sido vencido, mas logo vemos que ele consegue abrir os portais em Hawkings.

"Nada vai acontecer com você... nada que você não mereça." - Vecna para Max

Qual a relação do Vecna com Will (teoria)?

will, um adolescente de 15 anos, olha assustado para algo

Os espectadores perceberam diversas semelhanças entre o jovem Henry e Will. A primeira delas está em uma fala que tanto Joyce como Victor Creel usam para descrever seus filhos, afirmando que são "meninos sensíveis".

Outra similaridade pode ser vista nos desenhos que macabros que Henry e Will faziam do que parecia ser a mesma criatura. Mas este ponto merece uma explicação: Henry desenhava as aranhas que tanto o fascinavam. Will desenhava o Devorador de Mentes, que o Henry/Vecna havia moldado como uma aranha.

A relação entre os dois parece ter sua origem justamente no momento em que Will foi possuído pelo Devorador de Mentes. Após o período que passou no Mundo Invertido (1ª temporada), Will seguiu em uma espécie de contato com o lugar. Após causar visões no menino, o Vecna (até então desconhecido) usa o Devorador de Mentes para possuir o jovem (2ª temporada).

devorador de mentes

Embora Will seja salvo e volte a si ainda no final da 2ª temporada, desde então ele consegue sentir a presença do Mundo Invertido e suas criaturas, como o Devorador de Mentes e o próprio Vecna.

Não é possível sabermos se ele desenvolverá algum tipo de poder contra o Mundo Invertido e o Vecna. Mas, para aqueles que não perceberam, no episódio final da 4ª temporada, quando todos olham de longe a nuvem negra sobre uma Hawkings já destroçada, o nariz de Will está sangrando.

Onde estava o Vecna nas temporadas anteriores?

vecna

A primeira temporada da série tem início em 1983. Quatro anos após o massacre do Laboratório de Hawkins, Brenner pede que Eleven tenta fazer contato com o Demogorgon. Na quarta temporada, descobrimos que o interesse de Brenner pelo Mundo Invertido era parte de sua busca por Henry/001/Vecna. Durante esta temporada, contudo, é possível que o Vecna ainda estivesse vagando pelo Mundo Invertido e descobrindo mais sobre o local.

Na segunda temporada, vemos Will ser possuído pelo Devorador de Mentes. E os episódios mais recentes da série revelaram que esta foi a primeira tentativa consciente do Vecna de invadir o mundo real, com a criatura que ele mesmo moldou.

No ano seguinte, terceira temporada do programa, vemos Billy ser possuído pelo que achamos ser o Devorador de Mentes. Contudo, agora se acredita que ele estivesse possuído pelo próprio Vecna. Quando Will estava possuído pelo Devorador de Mentes, ele se referia a ele na terceira pessoal: "Ele gosta de frio". Já Billy ouve uma tenebrosa voz, passa a representar aquilo que o possui, tem posições e trejeitos extremamente parecidos com os do 001, e parece reconhecer Eleven.

Quem é o ator que dá vida ao Vecna?

o ator Jamie campbell em crespúsculo, Harry Potter e instrumentos mortais

Vecna é interpretado pelo ator Jamie Campbell Bower. E se você está se perguntando de onde já conhece o artista, é provavelmente porque ele já participou de algumas das maiores sagas do cinema.

Jamie fez o personagem Caius nos filmes Lua Nova, Amanhecer Partes 1 e 2 da Saga Crepúsculo. Viveu a versão jovem de Grindelwald em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. E protagonizou o filme Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, ao lado de Lily Collins.

Já no mundo da música, Jamie estrelou o clipe Never Let me go, da aclamada banda Florence and the Machine. Além disso, ele é cantor e liderava a banda Counterfeit até 2020.

A incrível transformação de Jamie no Vecna

A maquiagem do Vecna foi um ponto de grande destaque entre os fãs. E a própria Netflix fez questão de lançar um vídeo de bastidores, mostrando como aconteceu Jamie Campbell se transformou no vilão.

Além de todo o estudo por trás de qual seria a aparência do personagem, e as várias horas que Jamie precisava ficar no processo de maquiagem, o vídeo revela o que os demais atores acharam do Vecna. Intérprete de Eleven, Millie Bobby Brow contou ter chorado de verdade ao atuar com Jamie já no personagem.

Outras perguntas sobre o Vecna

vecna

Vecna criou o mundo invertido?

Não, ele apenas foi transportado para esse lugar inóspito em uma dimensão paralela. Inicialmente, viu o espaço como um purgatório, mas logo passou a encará-lo como uma região nunca estragada pelos humanos.

Vecna criou o Devorador de Mentes e o Demogorgon?

Também não. O Devorador de Mentes foi uma das criaturas não humanas que ele encontrou no Mundo Invertido. Contudo, inicialmente se tratava apenas de uma massa de partículas sombrias. Com seus poderes, o Vecna foi capaz de moldar a criatura em uma forma similar a de uma aranha.

Já o demogorgon, o Vecna cita apenas como uma espécie de predador humanoide sem rosto que encontrou no Mundo Invertido. Vale lembrar que todos os nomes usados para definir o Mundo Invertido foram dados pelo grupo de protagonistas com base em personagens do jogo Dungeons & Dragons.

Quem é o Vecna em Dungeons & Dragons?

Em D&D, Vecna é o governante de tudo que não deve ser conhecido. Considera a si próprio como o deus maligno dos mortos-vivos. Ele ordena seus seguidores a enfrentar todos aqueles que acreditam em outras divindades, uma vez que deseja governar sozinho.

Qual a idade do Vecna?

  • Henry: 12 anos (em 1959)
  • 001: 32 anos (em 1979)
  • Vecna: 39 anos (em 1986)

Qual a relação do Vecna com o relógio?

Mexer com os ponteiros do antigo relógio de seu avô foi um dos primeiros momentos em que Henry percebeu que havia desenvolvido poderes psicoquinéticos. Desde então, esta parece ter se tornado uma marca do personagem.

No presente, suas vítimas sempre ouvem as baladas do relógio e sempre veem o artefato nas ilusões criadas pelo Vecna.

SAIBA AINDA MAIS SOBRE O UNIVERSO DE STRANGER THINGS
Stranger Things: o que é o Demogorgon? Tudo o que precisa saber
Frases que marcaram todo mundo em Stranger Things
Stranger Things: o que é o Monstro das Sombras e o Devorador de Mentes?
Stranger Things: o que é o Democão (e não é um Demogorgon)

VEJA AINDA MAIS!
As melhores séries para conferir na Netflix
As séries adolescentes imperdíveis para assistir na Netflix Brasil!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De entrevistas sobre assuntos banais a documentários densos e dramáticos, é curiosa por natureza. Entre maratonas de séries, discussões sobre filmes, viagens e aulas de idiomas, vai matando um pouco dessa curiosidade pelo mundo. Cearense graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.