Quem é Stephanie Brown da Justiça Jovem? Conheça a vigilante!

Uma dentre os vários vigilantes da cidade de Gotham, Stephanie Brown chama a atenção não apenas pela sua motivação para começar a vida de combate ao crime, mas também pelo seu trajeto como super-heroína. Conheça agora a história dessa garota que passou de uma simples vigilante para a assistente do Batman, e se promovendo a Batgirl. 

Spoiler: ela é a filha de um supervilão

spoiler

Stephanie Brown nasceu em uma família problemática, tendo uma mãe que sofre com depressão e o pai que passou a maior parte da infância da filha em uma prisão, pagando por seus crimes. Seu pai, Arthur Brown, não era um criminoso qualquer, era um supervilão derrotado pelo próprio Batman. No entanto, também não era um grande vilão, e sim um da mais baixa categoria. Chamava-se de Mestre das Pistas, e seu objetivo era descobrir a identidade do Batman, deixando pistas e quebra-cabeças para que o herói pudesse encontrá-lo.

Quando Arthur cumpriu sua pena e foi libertado, Stephanie não ficou surpresa ao descobrir que ele planejava voltar para o mundo do crime. Decidiu então que iria frustrar os objetivos do pai e, para isso, assumiu a identidade da vigilante Salteadora (em inglês seu nome é Spoiler, por causa de seu objetivo de arruinar o Mestre das Pistas, dando spoilers das soluções de seus quebra-cabeças).

Salteadora descobriu o esconderijo de seu pai e deixou pistas para que a polícia e Batman pudessem impedi-lo. Por fim, Robin descobriu sua identidade e a convidou para que se juntasse a ele ao Batman na captura de Mestre das Pistas. 

Relacionamento com Robin

Relacionamento

Salteadora e Robin continuaram a agir em conjunto pelas noites de Gotham. A princípio apenas Salteadora possuía sentimentos por Robin, mas à medida que os dois continuavam a parceria na luta contra o crime, Robin também se apaixonou pela garota. Naturalmente, os dois começaram a namorar. Entretanto, para manter o segredo de tudo que envolve o Batman, Robin não revelou sua identidade secreta. Por mais estranho que possa parecer, Stephanie concorda com esses termos.

A falta de um nome real pode não ter sido uma crise para o casal, mas o que estava por vir com certeza seria. Stephanie descobre que estava grávida de seu ex-namorado. Para lidar com isso, Robin assume uma identidade falsa e vai com Stephanie a aulas de preparação para o parto, e ficou ao seu lado até o dia nascimento do bebê. No entanto, com esperanças de que sua filha tivesse uma vida melhor que a sua, Stephanie entregou o bebê para a adoção.

O que realmente balançou o relacionamento entre os dois foi a distância e a desconfiança. Robin foi mandado para um internato por seu pai, forçando-o a manter um relacionamento à distância com Stephanie. Devido à uma nova amizade de Robin com uma garota, Stephanie se convenceu de que ele a estava traindo. Foi nesse momento que Batman aparece e oferece treinamento para Salteadora, e também revela a identidade secreta de Robin (Tim Drake).

Os dois se reconciliaram, mas a desconfiança de Stephanie por Robin voltaria a ser um problema, e os dois terminaram o namoro tempo depois. 

Largando o Robin para se tornar a Robin

Robin

Logo após terminar seu relacionamento com Tim Drake, e se aproveitando que ele não mais morava em Gotham, Stephanie foi para sua casa e fez para si um uniforme de Robin. Depois disso, invadiu a Bat-caverna e pediu ao Batman para aceitá-la como sua ajudante. Mesmo tendo considerado a garota imprópria para o vigilantismo durante seu treinamento, Batman aceita Stephanie como a nova Robin.

A princípio, tudo indicava que Stephanie seria uma ótima substituição de Tim Drake. No entanto, a opinião de Batman mudou após um incidente com o vilão Victor Zsasz. Stephanie foi capturada pelo assassino, mas conseguiu escapar, utilizado-se de força letal contra o vilão. Batman desaprova a ação da garota e a despede do cargo de Robin.

Em uma tentativa de recuperar a confiança de Batman, Stephanie rouba os planos de longo prazo do Morcego para acabar com as gangues de Gotham. Porém, o plano saiu fora de controle e uma grande guerra de gangues toma conta da cidade. Stephanie foi capturada e torturada pelo Máscara Negra, que queria informações sobre o Batman. Ela conseguiu escapar, mas ficou mortalmente ferida e é dada como morta em uma clínica médica.

Por que ser Robin quando é possível ser a Batgirl?

Batgirl

Como é costume nos quadrinhos, Stephanie não foi mantida por muito tempo entre os mortos. Cerca de um ano após sua "morte", ela voltou ao ativo como a Salteadora. Foi revelado que ela apenas tinha quase morrido e aproveitou o momento para forjar sua morte. Durante sua recuperação, ela foi para a África participar de trabalho missionário.

Anos mais tarde, Cassandra Cain, a então Batgirl, desiste de ser uma super-heroína. Ela não via mais sentido nisso, uma vez que Bruce Wayne estava aparentemente morto. Stephanie se aproveitou dessa decisão e tomou o uniforme para si, assumindo a posição de Batgirl.

Oráculo, a Batgirl original, não aprovou Stephanie assumindo esse posto. Contudo, as duas tiveram que unir forças, pois uma nova droga criada pelo Espantalho e o Máscara Negra estava tomando as ruas de Gotham. Após derrotar esses inimigos, Stephanie se prova digna de usar o manto de Batgirl para a Oráculo. 

Poderes e Habilidades

poderes

Stephanie Brown, agindo como Batgirl, possui uma roupa de combate similar a todos os membros da "família Batman". Isso quer dizer que possui proteção contra armas de fogo, chamas e descargas elétricas. Além disso, possui diversas outras habilidades que aprendeu ao longo dos anos de sua carreira como vigilante.

Treinamento com Batman

Após concluir esse treinamento com Batman, Stephanie se tornou extremamente eficiente em artes marciais (ao ponto de derrotar o Superboy), furtividade, escapismo, acrobacia, arremesso e análise tática.

Treinamento com Oráculo

Esse treinamento possibilitou a Stephanie o conhecimento para hackear computadores e sistemas de segurança.

A Salteadora é uma das novas personagens que irão aparecer na terceira temporada de Justiça Jovem, que tem sua estreia programada para 2018.