Stardew Valley: dicas para quem está abraçando a vida de fazendeiro!

Em Stardew Valley você começa largando sua vida na cidade para se dedicar exclusivamente à vida no campo. Como a maioria de nós não tem experiência com lavouras ou cuidando de animais, é normal que precise de alguns conselhos sobre como aproveitar a nova vida.

Confira essas dicas fundamentais para quem está começando sua vida de fazendeiro!

Escolha o mapa ideal

mapa

Ao começar um novo jogo, você pode escolher um de vários mapas, cada um com sua especialidade.

  • A Fazenda Padrão consiste em um campo aberto, para você se focar em suas plantações e animais. Esta é a mais balanceada de todas e a ideal para quem se está iniciando no game.
  • A Fazenda Entre Riachos é na sua maior parte água, diminuindo assim a terra cultivável mas aumentando a área de pesca.
  • A Fazenda na Floresta vai providenciar uma maior quantidade de tocos para coletar Madeira de Lei, o que é útil para extrair esse recurso raro.
  • A Fazenda na Colina vai adicionar uma nova área de mineração, fazendo com que não precise de se deslocar até à Pedreira sempre que precise de minérios.
  • A Fazenda Remota vai se encher de monstros durante a noite, o que pode ser perigoso se ainda não tiver muita experiência no game.

Saiba sempre onde sua ferramenta vai cair

opção

Os controles de Stardew Valley podem ser um pouco confusos quando você começa sua aventura. Isto porque nem sempre você vai trabalhar o quadrado de terra que quer.

Por isso, é fundamental que ative no menu de configurações a opção “exibir o local de acerto da ferramenta”, para que apareça um quadrado vermelho indicando exatamente onde sua ferramenta vai cair. Provavelmente você vai deixar de precisar dessa opção ativa, mas enquanto se estiver habituando à jogabilidade de seu fazendeiro é uma ajuda muito útil.

Se estiver parado, pause o game

pausa

A não ser que você queira propositadamente que o tempo do game passe, utilize sempre a tecla ESC para pausar o jogo. Se não o fizer, o tempo não vai parar e você vai desperdiçar tempo útil em que poderia estar completando tarefas ou socializando.

Abrir os menus e falar com aldeões pausa automaticamente o game, logo você não tem de se preocupar com o tempo demorado nessas situações.

Assista TV todas as manhãs

tv

Em Stardew Valley, a televisão não é apenas decorativa. Você pode ligá-la e assistir a vários canais, alguns disponíveis apenas em dias específicos.

  • O Canal de Previsão do Tempo vai informá-lo do clima que pode esperar para o dia seguinte. Isso poderá alterar seus planejamentos se souber que vai estar chovendo.
  • A Vidente é outro canal que poderá condicionar o que você vai fazer no próprio dia. Ela vai dizer para você se seu dia é de sorte, o que pode influenciar a qualidade de suas lavouras e a quantidade de minério disponível para você pegar.
  • Finalmente, os shows mais raros pertencem à Rainha do Molho e a Vivendo da Terra. A primeira vai ensinar novas receitas para você explorar mal tenha uma cozinha disponível. Já Vivendo da Terra tem informação relevante para o ajudar no seu dia-a-dia.

Os baús são uma prioridade

bau

Especialmente durante uma primeira fase no game, você vai ter um inventário extremamente limitado. É por isso importante que crie rapidamente um baú mal tenha disponível 50 madeiras.

À medida que vai jogando, você deve construir um sistema de baús que seja útil para guardar itens de forma a reduzir suas viagens de volta para sua Fazenda.

Não jogue nada fora

itens

Em Stardew Valley tudo tem um uso, desde materiais para construção até ao lixo que pode ser reciclado. Logo, em vez de jogar itens fora ou vender tudo o que pegar, você deve guardar seus itens em baús até o momento certo em que vai precisar deles.

Não limpe o gramado enquanto não construir um Silo

silo

Ao começar sua aventura, você vai encontrar a fazenda cheia de “lixo”. Vai ser difícil, mas você deve resistir limpar imediatamente a grama cobrindo o terreno. Isto porque ao cortá-la, automaticamente esta se transforma em feno para alimentar os animais, mas apenas se você tiver um Silo disponível.

Um Silo é fácil de construir, precisando apenas de 100 ouro, 100 pedras, 10 argilas e 10 barras de cobre. Por isso, espere um pouco até o momento ideal para cortar seu gramado.

Use sempre fertilizante

fertilizante

Plantar é um dos objetivos fundamentais de Stardew Valley e algo que você começa fazendo desde logo no jogo. Porém, vale a pena utilizar Fertilizante logo que possa para que suas lavouras cresçam boas e valham mais.

Vá no seu menu e crie Fertilizante usando Seiva e o coloque na terra antes de colocar as sementes.

Dê uma olhada nas minhocas

minhocas

Nas suas aventuras em Stardew Valley, provavelmente já notou umas minhocas saindo da terra. Se você acertar nelas com sua enxada, um item vai ser desenterrado.

Além desta ser a única forma de você encontrar os livros que se perderam da biblioteca. E essa também é uma das melhores maneiras de ganhar artefatos para o museu. Na pior das hipóteses, você ganha sempre um pouco de argila, que é um material útil em algumas construções.

As minhocas são mais comuns quando está chovendo ou em dias de sorte, por isso abra seus olhos!

Vasculhe os caixotes de lixo

lixo

Todas as casas têm um caixote do lixo onde você pode procurar uma vez por dia itens jogados fora. Na maior parte das vezes, você apenas vai encontrar lixo, mas pode também achar outro tipo de itens, alguns até raros.

Além disso, até o lixo pode ser colocado na Máquina de Reciclagem. Só não deixe que os aldeões o vejam, pois isso poderá afetar sua relação com eles.

Vá para a cama cedo

dormir

Você deve tentar aproveitar ao máximo seu dia, completando todas as tarefas diárias na sua fazenda, socializando com os aldeões e se aventurando nas Minas. Porém, não é bom que fique acordado após a 1h da manhã. Isto porque seu fazendeiro vai acordar no dia seguinte com menos energia, pois não dormiu o suficiente para recarregar totalmente.

Pior do que isso só mesmo se você estiver acordado quando o relógio bater as 2h. Nesse caso, seu fazendeiro vai desmaiar e além da penalização da energia ainda vai perder uma percentagem de seu ouro total pagando a despesa por ter sido carregado até casa.

Repare logo a ponte da praia

ponte

Existe uma ponte quebrada que atravessa o rio na parte direita da Praia e que requer 300 madeiras para reparar. Embora no início do jogo isso pareça uma quantidade enorme de recursos, é importante que faça esse investimento rapidamente.

Na verdade, ao reparar a ponte você vai ter acesso a Poças D’água, uma pequena zona cheia de Ouriços-do-Mar, Corais e Ostras. Estes itens, junto com outros que ocasionalmente também aqui aparecem, podem ser coletados e vendidos por uma boa quantidade de ouro.

Os Covos são importantes

covos

O Covo é um item que você coloca em água e equipa com uma isca para, no dia seguinte, coletar uma recompensa. Estes podem ser um pouco difíceis de construir, porém o potencial de lucro é muito grande.

O Covo nunca se parte ou desaparece, representando uma fonte de recursos diária desde que você não deixe de colocar iscas. Coloque os Covos no Oceano para ganhar as melhores recompensas.

Não esqueça os aniversários

anos

Falar com os aldeões todos os dias vai aumentar sua amizade com eles. Mas a maneira mais rápida de construir laços afetivos é oferecendo presentes, principalmente nos respectivos aniversários.

Compre um calendário ou consulte o que se encontra na loja de Pierre para nunca falhar uma data importante e comece distribuindo os presentes favoritos de cada um para ganhar 8x de amizade bônus.

Visite o Saloon todas as noites

saloon

Uma boa maneira de manter seus relacionamentos com os aldeões é visitando o Saloon Fruta Estrelar todas as noites, ou pelo menos no final de semana. Este é o local onde normalmente a maior parte dos aldeões se junta e, por isso, uma boa forma de conversar sem andar procurando todo mundo pela vila inteira.

Leve comida para as Minas

lanche

Enquanto você não conseguir atualizar sua casa de forma a ter acesso a uma cozinha, são poucas as comidas que pode criar. Mas a possibilidade de regenerar sua vida e energia é fundamental para ter sucesso nas Minas.

Crie Lanchinhos no seu menu de criações e confira a diferença que estes podem fazer em permitir que você chegue ou não no próximo elevador.

Atualize seu regador de forma inteligente

regador

Embora seu impulso natural seja atualizar suas ferramentas mal tenha recursos para o fazer, você deve ter cuidado na forma como o faz com seu Regador.

É essencial que você o melhore, até porque com sua fazenda aumentando a quantidade de energia gasta regando suas plantações começa a ser muita. Porém, você deve conferir a Previsão do Tempo até dizer que no dia seguinte vai chover.

Aí, você entrega seu Regador ao Ferreiro após regar suas plantas, deixa que a chuva do dia seguinte as mantenha molhadas e finalmente o pega de volta na manhã do terceiro dia. Desta forma, seu Regador é atualizado sem suas colheitas sofrerem.

Melhore sua mobilidade

carro

Conseguir viajar mais rápido pela vila vai permitir que aproveite melhor seu tempo.

O sistema de Carrinho da Mina que é reparado ao completar os conjuntos da Sala da Caldeira vai levá-lo instantaneamente até certos pontos da vila. Logo, é fundamental que se foque em liberá-lo rapidamente.

Além disso, você pode construir um Estábulo com um cavalo por 100 Madeiras de Lei ou beber Café, que aumenta sua velocidade durante um minuto e meio. O Café está disponível no Saloon Fruta Estrelar ou você pode o criar em casa.