Guia para detonar as Minas em Stardew Valley

Para você conseguir os melhores itens e materiais de Stardew Valley é essencial que explore as Minas. A partir do dia 5 da primeira estação elas ficarão disponíveis, mas tenha cuidado, pois é uma zona difícil para fazendeiros iniciantes.

Confira esse guia para sobreviver nas Minas e aproveitar todos os recursos disponíveis!

Como chegar nas Minas

minas

O caminho mais rápido para chegar nas Minas é saindo de sua fazenda pelo norte, passar pela tenda de Linus e atravessar a ponte que o leva até à entrada da gruta. Esta também deve ser a direção para você retornar rápido à sua fazenda, principalmente se ficar até tarde e não quiser desmaiar no caminho.

Assim que você entra na gruta de acesso às Minas, o chefe da Guilda dos Aventureiros vai lhe dar uma espada para que você se proteja em sua exploração.

Cuidado para não desmaiar!

minas

Se você perder toda sua vida em combate, seu fazendeiro vai desmaiar e perder alguns itens e ouro. Além disso, ele vai esquecer alguns dos andares recentemente descobertos, mesmo que os elevadores estejam já liberados.

Além disso, é essencial que não fique fora de sua fazenda a partir das 2h da manhã ou que gaste toda sua energia. As consequências não são tão graves como perder sua vida, mas vai também desmaiar e perder uma porção de seu ouro.

Upe sua habilidade de Mineração

mina

Sempre que você quebrar pedras, minérios ou gemas nas Minas, sua habilidade de Mineração vai upar. Naturalmente que quanto mais valioso for o conteúdo, mais experiência você vai ganhar, o que vai levar a que suba seu nível rapidamente.

Upar essa habilidade vai fazer com que sua picareta fique mais eficiente, reduzindo a energia gasta na sua utilização. Para usar essa ferramenta da forma mais eficaz possível, você deve também a atualizar no Ferreiro.

Minar com bombas também concede alguma experiência, mas não a suficiente que valha a pena as desperdiçar antes de chegar na Caverna da Caveira.

Atualize sua picareta

minas

Você deve atualizar sua picareta para minar de forma mais eficiente nas Minas e posteriormente na Caverna da Caveira. Isso pode ser feito no Ferreiro, gastando algum ouro e barras de cobre na primeira atualização, de ferro na segunda, de ouro na terceira e, por fim, de irídio na atualização final.

Melhores picaretas vão quebrar pedra e minérios de forma muito mais rápida e gastando menos energia. Além disso, com a picareta de ferro você pode quebrar a barreira que se encontra na entrada das Minas, permitindo que interaja com um novo personagem, o Anão.

Onde encontrar minério específico

mina

Nas Minas você vai encontrar três tipos de metais: minérios de cobre, ferro e ouro. Estes poderão ser transformados em barras se você tiver acesso a uma Fornalha. O tipo de metal e outras pedras preciosas que você vai encontrar em cada andar vai depender da profundidade atingida.

  • Cobre: disponível desde o primeiro andar e abundante entre os níveis 20 e 30
  • Ferro: disponível a partir do andar 40 e comum entre os níveis 60 e 70
  • Ouro: disponível a partir do andar 80 e comum a partir do nível 100

Andares infestados

mina

Ocasionalmente você vai encontrar um andar infestado com monstros. Estes níveis, ao contrário dos outros, não têm pedras nem minério e, para avançar, você precisa matar todos os monstros.

Ao terminar essa “limpeza”, uma escadaria vai aparecer e você pode finalmente prosseguir. Se você tentar escapar desse andar, ele vai continuar no mesmo piso quando você voltar a entrar na mina.

Como posso ter acesso à Caverna da Caveira

mina

Assim que você atinja o último nível das Minas, o andar 120, você ganha a Chave de Caveira, a qual dará para você acesso a uma mina de dificuldade superior no Deserto Calico. Porém, você precisa também terminar o conjunto do Cofre para consertar o ônibus que vai liberar essa nova zona.

A Caverna da Caveira não tem elevador, ou seja, você começa sempre no primeiro piso. Por outro lado, existem buracos no chão que o levam a descer vários andares de uma só vez. As recompensas dessa caverna são bastante valiosas e é aqui que você pode farmar Irídio, o minério mais raro do game.

Dicas para se dar bem nas Minas

Agora que já sabe o que esperar das Minas, confira algumas dicas para detonar sua exploração.

Crie um padrão

mina

De forma a não gastar rapidamente toda a sua energia, você deve ter um plano de exploração.

Ao entrar em um novo andar, é aconselhável que você colete tudo o que possa, incluindo os metais e pedras preciosas, e que mate todos os monstros. Se as escadarias ainda não tiverem aparecido nesse momento, então você pode partir pedras até elas aparecerem.

Não poupe na comida

mina

Você pode comprar comida no Saloon ou levar sua própria lavoura até conseguir liberar uma cozinha. Tenha sempre com você pelo menos cinco comidas para poder restaurar sua vida e energia de forma eficaz.

Complete cinco andares de cada vez

mina

O ideal é você ir logo cedo de manhã para as Minas e explorar pelo menos cinco andares. Isto porque a cada cinco níveis você libera automaticamente um elevador que permite que volte a essa profundidade caso retorne a sua fazenda.

Utilize a escadaria para escapar

mina

Você pode acessar à escadaria que o trouxe no andar anterior a qualquer hora. Essa pode ser uma boa forma de escapar de inimigos especialmente difíceis ou simplesmente de retornar à superfície para voltar à sua fazenda.

Armas e combate

mina

As armas são essenciais para você conseguir explorar as Minas, pois sem uma você não vai conseguir sobreviver. À medida que vai percorrendo os andares e matando monstros, existe a chance de ganhar armas novas, mas pode também as comprar na Guilda dos Aventureiros.

Uma boa estratégia de combate passa por encostar seu inimigo contra uma parede, de forma a que ele não possa fugir nem defender seus ataques.

Traga uma tocha com você

mina

Existem zonas nas Minas que se tornam bastante escuras, particularmente entre o nível 30 e o 39. Aí, é fundamental que você tenha um tocha preparada para iluminar o seu caminho, de forma a conferir se existem inimigos por perto e onde estão os minérios.

Para criar tochas você apenas necessita de madeira e seiva.