Conheça Ronin, a identidade de Clint Barton em Vingadores: Ultimato!

Com o aguardado lançamento do primeiro trailer de Vingadores: Ultimato, foi confirmado que Clint Barton, nosso Gavião Arqueiro, realmente assume o manto de Ronin no longa, seu outro alter-ego heroico.

Mas você conhece a história do samurai sem mestre dos quadrinhos? Conheça abaixo todos os detalhes sobre os personagens que já assumiram esse manto, o momento em que Barton passa a usá-lo nos quadrinhos e a teoria sobre sua decisão de trocar de identidade em Vingadores: Ultimato.

Teorias sobre Ronin em Vingadores: Ultimato

ronin

Uma das principais teorias sobre a escolha do novo manto de Clint Barton gira em torno exatamente da Dizimação, ou seja, do estalar de dedos de Thanos.

O Ronin é conhecido por ser um personagem mais amargurado e sem mestre. Vingadores: Guerra Infinita já deu a informação de que Barton estava em prisão domiciliar desde seus atos em Capitão América: Guerra Civil. Assim como Scott Lang, para proteger sua família, Barton obedece às ordens judiciais, motivo pelo qual o herói não se junta aos Vingadores na batalha contra Thanos.

A teoria, portanto, aponta que o herói perdeu sua família após a Dizimação! Com todos aqueles que amam entre a metade do universo que foi desintegrada pelo titã, o herói assume a identidade do Ronin para voltar à batalha.

Nascimento de um herói sem mestre

maya

Ronin é um alter-ego criado por Brian Michael Bendis e Joe Quesada em Novos Vingadores #11. Esta identidade, porém, foi assumida por personagens já existentes no Universo Marvel, como Eco e Gavião Arqueiro.

A primeira pessoa a pegar no codinome Ronin foi a assassina Eco. Maya Lopez, uma mulher surda com reflexos fotográficos, se tornou nesta assassina misteriosa a fim de investigar o Samurai de Prata no Japão.

Após Demolidor a ter sugerido para se juntar aos Vingadores, esta desapareceu enquanto investigava Elektra e O Tentáculo, sendo dada como morta. Eventualmente, ela seria ressuscitada e manipulada pela ordem de ninjas para se tornar em uma agente do mal.

Passando o manto

ronin

Após a sua morte em Vingadores: A Queda, Clint renasceu na realidade alternativa criada pela Feiticeira Escarlate no arco Dinastia M. Mas, em vez de continuar no ponto em que tinha ficado, ele simplesmente desistiu de sua vida de super-herói.

Mais tarde, ele viria a aceitar ajudar os Novos Vingadores a salvar Maya e, assim, pegou a identidade de Ronin. Clint deixaria de lado o seu arco e passaria a lutar com seus punhos e com espadas durante vários anos, até recuperar o codinome Gavião Arqueiro em 2010.

Outros super-heróis que deram corpo ao samurai

Além de Maya e Clint, três outros personagens tomaram esta identidade misteriosa no decorrer dos quadrinhos do Universo Marvel, uns para o mal e outros para o bem.

Alexei Shostakov

alexi

Um novo Ronin foi introduzido no crossover entre Gavião Arqueiro & Harpia e Viúva Negra.

Inicialmente, ele começa assassinando espiões, até que eventualmente acaba escolhendo Harpia e Viúva Negra como alvos. É aí que é revelada sua verdadeira identidade como Alexei Shostakov, o ex-marido de Natasha.

Eric Brooks

brooks

No segundo volume de Poderosos Vingadores, um super-herói misterioso, Herói-Aranha, é introduzido durante o arco Infinity. No final desse evento, ele ganha o traje de Ronin que se encontra em uma caixa com artigos antigos de Clint Barton.

Finalmente, em Poderosos Vingadores #9 é revelado que a verdadeira identidade do novo Ronin é Eric Brooks, mais conhecido como Blade.

Moon Knight

ultimate

Já em Ultimate Marvel, Ronin aparece pela primeira vez em Homem-Aranha Ultimate #118. Aqui ele é uma das várias personalidades de Cavaleiro da Lua, tentando capturar o Homem-Aranha ao serviço de Rei do Crime.

Enquanto os dois super-heróis lutam, dentro da mente de Cavaleiro da Lua, suas duas personalidades batalham também, acabando com Ronin conseguindo “eliminar” Cavaleiro da Lua.

Já conhece o Canal do Aficionados no Youtube?