Pesadelo? D'Spayre? Wanda? Quem é o grande vilão de Doutor Estranho 2?

O segundo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trouxe novas informações dos oponentes que o mago enfrentará na sequência. Ainda assim, o trailer não parece entregar (e a Marvel é sempre boa em esconder) quem é o verdadeiro vilão da trama. Qual dos vilões é o maior oponente nesse longa? E se o principal vilão ainda nem tiver aparecido? Vem entender as possibilidades!

Pesadelo

doutor estranho 2 vilões

Um dos principais vilões das histórias do Doutor Estranho, Pesadelo foi criado por Stan Lee e Steve Ditko. Ele é líder da Dimensão dos Sonhos e um dos fundadores do terrível grupo de demônios Senhores do Medo, cujos integrantes se alimentam do medo de seus oponentes.

Pesadelo tem a capacidade de controlar a escuridão, criar alucinações, manipular dimensões e emoções de seus inimigos.

Embora o vilão não apareça em sua forma "humana", o novo trailer do filme tem início com o Doutor Estranho falando que vem tendo sempre o mesmo pesadelo. E se boa parte da trama do novo filme não passar de uma das artimanhas do vilão?

D'Spayre

vilões doutor estranho

Ok, agora vamos falar de um vilão que parece menos óbvio até o momento, mas que pode fazer muito sentido: D'Spayre. Se você viu o trailer e está com todos os outros vilões na cabeça, deve estar se perguntando "D'Spayre quem?!". Este vilão é um dos Senhores do Medo, um grupo de demônios que conquistam seus poderes por meio do medo de seus oponentes.

D'Spayre foi criado há mais de 20 mil anos a partir do medo das vítimas da tragédia de Atlantis e Lemuria. Na Era Moderna, foi encontrado no Nexus de todas as realidades. Esta última informação já é o suficiente para encaixar esse personagem em um filme que será sobre o multiverso, mas aqui vão outros motivos para acreditarmos D'Spayre pode ser o principal vilão (secreto) do filme:

Ele ganhou action figure

vilões doutor estranho 2

Ok, vamos logo falar do motivo mais óbvio por trás da teoria sobre o D'Spayre ser o principal vilão. Embora sua presença não tenha sido confirmada no filme e ele não apareça no trailer, o demônio está entre os personagens que ganharam action-figures.

A sinopse oficial

Embora o trailer já tenha mostrado vilões diversos, a sinopse oficial do filme liberada pela Marvel indica que o Doutor Estranho vai "confrontar um inimigo misterioso". Se é misterioso, provavelmente a Marvel não jogaria ele no trailer com todos os outros personagens.

Além disso, um dos principais poderes deste demônio é a capacidade de assumir a aparência de outra pessoa, o que geralmente faz para se passar por alguém próximo a seu oponente.

Seus outros poderes

Além de ser capaz de viajar por diferentes dimensões, D'Spayre se alimenta de medo e consegue captar as vulnerabilidades psicológicas de seus inimigos. Ele usa isso para criar ilusões incríveis que podem ser verdadeiros pesadelos.

A presença de Rintrah no filme

Lembra da criatura com forma de minotauro que está no trailer? Este é o Rintrah, um ser inteligente do planeta extradimensional R'Vaal. Pois bem, nas HQs, quando os Senhores do Medo planejam dominar a Terra, o Doutor Estranho se une a Clea e a Rintrah para evitar o ataque. Será?!

Doutor Estranho (outras versões)

vilões douto estranho 2

Não é possível confirmarmos ainda quem será o vilão principal do filme, contudo, é certo que Steve Strange precisará lidar com outras versões suas. E o trailer mostra três delas:

  • Doutor Estranho What If: esta variante do Doutor Estranho não perdeu a funcionalidade de suas mãos no acidente, mas sim de seu coração. Por este motivo, o personagem é uma versão sombria e perigosa do Steve Strange que conhecemos.
  • Doutor Estranho Zumbi: mais uma versão do herói apresentada na série animada What If, o Doutor Estranho zumbi é perigoso por sua própria condição de morto-vivo.
  • Doutor Estranho Defensores: se você reparou em um Doutor Estranho de cabelos cumpridos no trailer, fica ligado que este é o Doutor Estranho dos Defensores. A princípio, o personagem não teria porquê ser um vilão. Nas HQs, ele é o líder do grupo de heróis Defensores e um dos integrantes dos Illuminati, conselho secreto que será apresentado no filme. Contudo, o trailer nos mostra uma cena na qual o personagem aparece lutando contra America Chavez, que está do lado do Doutor Estranho principal.

Feiticeira Escarlate

vilões doutor estranho 2

Nossa querida Wanda parece estar tomando o caminho sombrio que já a vimos trilhar nos quadrinhos. Após o trauma de perder Visão e seus filhos Billy e Tommy, Wanda questiona todos os aspectos de sua vida. No trailer, podemos vê-la questionando a diferença de tratamento entre ela e Strange, quando ambos mexeram com o multiverso.

Nas HQs, os traumas de Wanda a levam a ter sérios problemas psicológicos e a agir como vilã em diferentes ocasiões. Contudo, o Doutor Estranho é um dos responsáveis por ajudá-la a controlar seus novos poderes como Feiticeira Escarlate. Não é possível saber se já veremos essa relação de mentoria neste filme ou se ainda teremos mais Wanda vilã em outras produções no cinema.

SAIBA MAIS

Quem são os ILLUMINATI, do trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Conheça America Chavez, a MISS AMERICA da Marvel

Tudo que você precisa saber sobre a Feiticeira Escarlate!

Conheça o Pesadelo, um dos inimigos do Doutor Estranho!

Conheça outros vilões icônicos que poderiam aparecer no filme!

Ainda há outros vilões que marcaram a trajetória do Doutor Estranho nos quadrinhos. Alguns dos que citamos abaixo podem ser vistos no trailer, outros podem muito bem aparecer no futuro do MCU por sua ligação direta com personagens já tão presentes no cinema. E os demais merecem a menção pela forma como marcaram as HQs do herói. Confere só!

Kaluu

vilões doutor estranho

Aqui é a velha história de "colega de treino" que foi para o lado negro. Mas há muitas razões que fazem de Kaluu um excelente vilão para a sequência do filme do Doutor Estranho.

A primeira delas é que, por também ter sido treinado pela Anciã, Kaluu de fato oferece uma ameaça no patamar dos próprios poderes de Strange.

Além disso, o personagem, que era um mago desde cedo, estudou todos os detalhes do livro maldito Tomo Negro, citado em produções como a série Marvel's Agents of Shield, o que daria um espaço para conexões do universo da Marvel na TV e no cinema.

Mas para tornar a coisa toda ainda mais interessante, Kaluu é um vilão recorrente nos quadrinhos de Strange e, por muitas vezes, também é um aliado. Alguém mais aí conhece um vilão que se torna aliado vez ou outra? (Por aqui, pensamos logo no Loki!).

Chthon

vilões doutor estranho

E se é para falar do Tomo Negro, precisamos conversar sobre o seu criador, o temível Chthon. Chthon é um dos Deuses Antigos, criados logo após a formação da Terra, que se tornaram demônios após serem substituídos por outras divindades. Como portal para seu retorno, ele criou o Tomo Negro.

Mas quer saber o que fazia dele uma excelente aposta para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ou outras futuras produções Marvel? Nas HQs, Chthon já tentou possuir a Feiticeira Escarlate para roubar seus poderes. E bem... a heroína está confirmada no segundo filme de Strange!

É verdade ainda que a Marvel abordou grandes vilões nos últimos dez anos de MCU, e não pode mais trazer personagens abaixo de "Incrível", ainda mais se tratando de um oponente para o Doutor Estranho. Ter uma criatura com poderes divinos parece uma boa escolha.

Shuma-Gorath

Shuma gorath vilões doutor estranho

Com "multiverso" no título, a sequência de Doutor Estranho parece pronta para realmente inserir o conceito no MCU. Neste caso, aquele conhecido como a "personificação do mal em todo o Multiverso" é uma boa escolha de vilão, correto? Estamos falando de Shuma-Gorath.

Este personagem se trata de uma entidade ancestral que assumiu o governo de inúmeras dimensões e segue viajando a outros universos para dominá-los. Nos quadrinhos, ele só foi derrotado por Strange após o herói usar vários recursos e estratégias. Ainda assim, ele ressuscita e volta a sua tentativa de invadir a Terra.

O desafio aqui seria alcançar a aparência do Shuma-Gorath. Mas conseguindo isso, o personagem de fato se destaca como uma grande ameaça (talvez até mais poderosa que Dormammu, por exemplo!).

Magus

Magus doutor estranho vilões

Se tem algo que a história mostra várias vezes é o perigo de usar a crença religiosa como instrumento de poder. E é exatamente dessa influência que o perigoso Magus usa.

Completamente louco, Magus acredita que é o messias e se autoproclama Deus, atraindo um grande número de perigosos seguidores. Ele e seus fiéis viajam pela galáxia matando aqueles que consideram impuros.

Superforça, supervelocidade, capacidade de voo e teletransporte estão entre os poderes de Magus, que pode representar uma grande ameaça para Strange.

Umar

Umar doutor estranho

Muitos fãs estão apostando na apresentação de Clea na franquia do Doutor Estranho. Mas para apresentar esta aliada e interesse romântica de Stephen Strange, é provável que seja necessário apresentar sua mãe antes, Umar, irmã de Dormammu.

Expulsa da Dimensão Negra pelo próprio irmão, Umar ainda se mantém aliada de Dormammu por terem objetivos semelhantes. E não seria de assustar se ela aparecesse para vingar a derrota do irmão, chegando à Terra com Clea.

Irmão Vodu

Irmão Vodu doutor estranho

Uma continuação para a trama de um personagem já apresentado em Doutor Estranho parece uma boa jogada para a sequência, não é mesmo?! Isso poderia ser feito trazendo para as telonas o Irmão Vodu.

Lá no primeiro filme do herói, conhecemos rapidamente Daniel Drumm, Mestre das Artes Místicas morto por Kaecilius. Após sua morte, Stephen Strange o substitui e se torna o protetor do Sanctum Sanctorum.

Pois bem, nos quadrinhos, o irmão de Daniel, Jericho, assume a identidade de Irmão Vodu e se torna um herói místico cm o objetivo de honrar a memória de seu irmão. No cinema, o personagem poderia aparecer inicialmente como um vilão querendo vingar a morte de Daniel para, ao longo do filme, se tornar um aliado de Strange.

Empirikul

Empirikul vilões doutor estranho

Ciência x Magia! O grande embate da vida do Doutor Estranho também entra em destaque quando o assunto é este vilão, ou melhor, este grupo de vilões. Apresentados recentemente nos quadrinhos do herói, o grupo reúne vilões comandados pelo temível Imperador.

Seu objetivo é matar todos aqueles que usam magia -em todos os universos! - como forma de vingar seus pais, mortos pode um mago em sua dimensão natal.

Assim como Strange antes de se tornar o herói que é hoje, esses vilões são movidos pela ciência. E a forma como abominam a magia os torna extremamente perigosos.

FIQUE POR DENTRO

Tudo o que você sempre quis saber sobre Doutor Estranho

As 8 frases mais icônicas do Doutor Estranho

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.