Crítica Doutor Estranho: a ascensão da Marvel a novas dimensões

O filme Doutor Estranho quebra o molde da Marvel, levando o público a novas dimensões fantásticas e colocando a ação no domínio do misticismo e do sobrenatural. Leia nossa crítica sem spoilers.

Bem-vindo a uma Marvel mágica

Crítica do filme Doutor Estranho - 4 estrelas

Doutor Estranho marca a introdução da magia e artes místicas no Universo Cinematográfico Marvel e consegue fazer isso de forma incrivelmente convincente. Os efeitos visuais estão irretocáveis e facilmente entramos naquele mundo fantástico em que somos maravilhados com as possibilidades.

A viagem de Estranho pelos vários universos são uma verdadeira homenagem ao trabalho icônico do criador Steve Ditko. A Marvel explora uma nova vertente psicadélica e surrealista com esse filme, sem medo de testar limites e indo ao encontro dos fãs das HQs de Doutor Estranho.

Existe uma sequência extraordinária de mundos alternativos e dimensões que levam Estranho em uma viagem caleidoscópica e desconcertante. No fim dessa sequência é impossível não acreditar em magia, de tão arrebatados que ficamos com o que acabamos de assistir.

Lutas muito diferentes do habitual

Doutor Estranho

A diversidade de lutas em Doutor Estranho é um dos maiores trunfos do filme, nos agarrando à cadeira com sequências visualmente incríveis. Nesse filme as batalhas vão muito além do combate corpo-a-corpo ou de prédios desmanchando.

Em Doutor Estranho, as lutas se estendem à dimensão não corpórea, usando a projeção astral ou a manipulação dos eventos e dos cenários de um jeito que chega a deixar tonto.

Dedicado a contar uma história e não a fazer referências constantes

Doutor Estranho e Ancião

Uma das coisas mais refrescantes de Doutor Estranho é o quão centrado em si mesmo o filme está, sem se preocupar com as milhares de referências a outros filmes ou personagens do UCM.

Isso não quer dizer que esteja isolado quando colocado lado a lado com outros longas da Marvel. Mas sua história é contida, se dedicando a contar a origem do Doutor Estranho e em estabelecer esse admirável mundo novo.

O humor tem um papel fundamental

Wong

Doutor Estranho equilibra de forma perfeita a exploração do mundo sobrenatural com uma boa dose de humor. Os filmes Marvel são conhecidos por seu humor constante durante o filme mas, em Doutor Estranho, as piadas servem para um propósito maior.

Aqui o humor é utilizado para controlar a possível pomposidade ou exagero dos temas introduzidos, de forma a trazer até o mais supremo dos magos ao nosso mundo terreno.

Outra carta bem jogada no roteiro é a piada recorrente de que Doutor Estranho se acha o maior piadista, mas ninguém em seu redor parece concordar. Isso funciona especialmente bem com o personagem Wong, um dos mais sérios do filme.

Benedict Cumberbatch é perfeito como Doutor Estranho

Doutor Estranho

O ator britânico encarna um papel que tem muitas semelhanças com outros seus anteriores: a arrogância do gênio Sherlock e a racionalidade extrema do brilhante Alan Turing em O Jogo da Imitação.

Mas tem algo de novo em ver Cumberbatch partindo desse princípio de cirurgião egoísta para depois ser jogado no inusitado mundo da magia. O homem da ciência vê o seu mundo (literalmente) virado do avesso e se maravilha com novas possibilidades que até ali desconhecia.

Benedict Cumberbatch desempenha de forma perfeitamente natural toda a viagem de Estranho. É visível a sua entrega ao personagem e à sua jornada interior: do sofrimento, passando pela revelação e culminando na mestria.

Resumindo? Cumberbatch está para Doutor Estranho assim como Robert Downey Jr. está para o seu Homem de Ferro.

Elenco nota 10

Ancião e Mordo

O elenco conta com atores de primeira linha que dão a necessária autenticidade a todo esse universo surreal. Tilda Swinton representa o seu Ancião em um perfeito equilíbrio entre o mistério e a humanidade da personagem, desvendando um pouco da pessoa além do seu misticismo.

Chiwetel Ejiofor é seguro em sua interpretação de Mordo, sendo um importante aliado de Estranho. O ator britânico acrescenta pequenos detalhes e nuances ao seu personagem que culminam de forma satisfatória.

Rachel McAdams tem o papel de Christine Palmer, médica e ex-namorada de Estranho. Embora com poucas cenas, a atriz deixa a sua marca, especialmente em um momento emocionalmente exigente com Estranho.

Benedict Wong tem a presença certa para desempenhar o seu Wong (sim, ator e personagem compartilham o mesmo nome) e tem tudo para se tornar um dos favoritos do público.

A Marvel continua com seu problema de vilões

Kaecilius

Infelizmente, o grande ponto fraco do filme é o vilão Kaecilius, interpretado por Mads Mikkelsen. A história e motivações de Kaecilius não são suficientemente exploradas para entendermos o porquê das suas ações.

A Marvel é frequentemente atacada por seus vilões não memoráveis no cinema, e Doutor Estranho não muda isso. É especialmente lamentável tendo em conta a qualidade do filme e de Mads Mikkelsen, ator reconhecido por um dos melhores vilões da TV dos últimos anos: Hannibal.

Veredito: 4 estrelas

Ancião e Doutor Estranho

Um filme repleto de viagens interdimensionais épicas e visualmente impressionante, Doutor Estranho é um dos filmes obrigatórios para qualquer fã de fantasia.

Ação vertiginosa, enredo cativante, um elenco de peso e efeitos visuais extraordinários, essa é uma viagem cinematográfica que você não vai querer perder.

É um daqueles filmes que não dá para esperar para assistir em casa em uma tela pequena. Doutor Estranho é criado com o 3D em mente e nota-se que foi soberbamente construído para o efeito.

Breve sinopse do filme

A vida do brilhante cirurgião Doutor Estranho é completamente transformada quando suas mãos são terrivelmente machucadas em um acidente de carro. Após várias tentativas na medicina tradicional, Estranho busca a esperança de uma cura no Nepal.

Aqui ele encontra refúgio e orientação espiritual na figura do Ancião, e se dedica ao estudo das artes místicas. Ao fim de pouco tempo, Estranho descobre que existem forças no mundo com o intuito de destruírem a realidade como a conhecemos.

Estranho será obrigado a escolher entre a sua vida de fortuna e conforto ou se juntar às forças que combatem o mal.

Reveja o trailer do Doutor Estranho