Tudo o que você sempre quis saber sobre Doutor Estranho

Doutor Estranho tem uma história incrível, é um dos personagens mais fascinantes do universo Marvel, e o novo filme, que recebeu críticas super positivas, vai deixar o personagem ainda mais popular.

Quer conhecer melhor o Mago Supremo antes de ver o filme? Já viu, ficou apaixonado e quer saber mais? Nós contamos tudo sobre o Doutor Estranho!

Doutor Estranho foi realmente um médico

Stephen Estranho nos seus tempos de cirurgião e festas de alta sociedade

Anos antes de se tornar um super-herói, Doutor Estranho era um neurocirurgião brilhante. Stephen Vincent Strange possuía um grande talento para a medicina, mas também era arrogante e só se preocupava em ganhar muito dinheiro.

Mas um acontecimento vai mudar tudo em sua vida: um acidente de carro danificou severamente suas mãos, colocando um fim em sua carreira de cirurgião. Como era orgulhoso, Estranho recusou empregos como professor ou consultor, focando apenas em recuperar as suas preciosas mãos.

Após ter perdido sua fortuna à procura de uma cura, sem sucesso, Stephen ouviu rumores sobre um ser místico chamado de Ancião. O antigo médico vendeu suas últimas posses e viajou para os Himalaias à procura do tal ser misterioso.

O homem de ciência se transforma num aprendiz de artes místicas

Ancião

Inicialmente Stephen não estava convencido de que realmente existisse magia, e ficou furioso quando o Ancião se recusou a curar suas mãos. Mas após ver o mestre eremita ser atacado por forças místicas, o ex-cirurgião começou a acreditar que existia muito mais no mundo do que ele imaginava.

Quando Estranho soube que o Ancião era o defensor mágico da Terra, e que o ataque que o mestre sofreu tinha vindo de Mordo, um aluno, Estranho tentou avisar o Ancião. Infelizmente, Mordo tinha colocado barreiras mágicas em Stephen para que ele não revelasse a verdade.

Estranho, conhecido por seu comportamento egoísta, seguiu o caminho altruísta e desistiu de encontrar uma cura para suas mãos. Pediu ao Ancião que o aceitasse como aprendiz de artes místicas, sem revelar ao mestre que queria aprender para enfrentar Mordo. Estranho foi discípulo de Ancião durante anos, aprendendo a desenvolver seus poderes místicos interiores e a invocar entidades superiores.

Com o seu ato altruísta, Estranho provou ao Ancião seu valor e força moral. Stephen descobriu depois que o mestre já sabia que Mordo tinha planejado o ataque e o feitiço que o vilão tinha colocado foi desfeito pelo professor. Quando seu treino terminou, Doutor Estranho se tornou o Mago Supremo da dimensão da Terra.

Os poderes do Doutor Estranho

Doutor Estranho praticando um ritual místico

Um dos mais poderosos feiticeiros de todos os tempos, Doutor Estranho possui forças e habilidades que ultrapassam quase todos.

O poder do Mago Supremo vem de 3 forças primárias: a invocação de entidades ou objetos místicos, a manipulação da energia mágica do universo e os seus recursos psíquicos interiores. Embora o limite total das suas capacidades seja desconhecido, destacamos as seguintes:

  • Teletransporte
  • Projeção astral e projeção de pensamento
  • Projeção e manipulação de energia
  • Viagens no tempo e viagens interdimensionais
  • Criação de ilusões
  • Transformação de matéria
  • Animação de objetos inanimados
  • Possessão mental
  • Mesmerismo (cura pelo magnetismo e hipnotismo)

Além disso, Doutor Estranho é conhecido pelo seu pensamento estratégico e por ser um exímio atleta de artes marciais.

Mas até o poderoso Dr. Estranho tem fraquezas

Doutor Estranho

Os poderes de Doutor Estranho são menos eficazes contra inimigos que usam a ciência como arma. Stephen consegue ultrapassar esta limitação, mas exige muito esforço por parte dele.

Como Estranho depende de gestos manuais e palavras mágicas para usar seus poderes místicos, é necessário ter especial atenção com suas mãos e voz. Por exemplo: se um oponente tornar ele mudo, o herói ficará com seus poderes limitados.

Um dos super-heróis com os melhores utensílios mágicos

Doutor Estranho e o seu Olho de Agamotto

Tradução: "O olho de Agamotto irá mostrar a você a verdade!"

Se tem algo pelo qual o Doutor Estranho é famoso, são seus artefatos mágicos. Dois deles são especialmente reconhecidos pelos fãs dos quadrinhos: o Olho de Agamotto e a Capa da Levitação.

O Olho de Agamotto é um amuleto usado por Doutor Estranho cuja luz que irradia expulsa seres malignos, penetra ilusões, sonda mentes, abre portais para outras dimensões, etc. O Olho só pode ser usado por aqueles com elevada moral.

A Capa da Levitação torna possível a Estranho voar sem dispensar sua energia mágica. Um objeto indestrutível, essencial para confundir inimigos e usado como escudo protetor.

Outros utensílios de magia essenciais são a Esfera de Agamotto, o Livro de Vishanti e Darkhold.

A Esfera de Agamotto serve para Estranho observar acontecimentos em qualquer parte deste ou outros mundos. O Livro de Vishanti e o Darkhold são livros místicos que podem ser usados como armas ou fontes de energia mágica.

A fantástica casa Sanctum Sanctorum

O interior de uma das divisões de Sanctum Sanctorum

Um Mago Supremo não iria viver num lugar modesto, não é mesmo? Fazendo jus a todo o visual incrível de Doutor Estranho, sua casa é um reflexo da sua personalidade.

Sanctum Sanctorum é a mansão que desafia as normas da lei espacial, pois seu interior é muito maior do que o exterior aparenta. Sua localização é num terreno pagão em Nova Iorque dotado de energias extraordinárias e potência mágica. Esse sobrado de três andares é o santuário perfeito para proteger Doutor Estranho de seus oponentes.

Na HQ, após os acontecimentos de Guerra Civil, Sanctum Sanctorum foi um importante esconderijo para os super-heróis que recusaram se registrar no governo americano.

Dormammu, seu arqui-inimigo

Dormammu, o arqui-inimigo de Doutor Estranho

Tradução: "Eu sou Dormammu! Se curve diante de mim! Pois eu irei guiar sua mão e conceder a você o poder total da Dimensão Negra."

Doutor Estranho tem uma longa lista de inimigos, mas o mais implacável de todos é, sem dúvida, Dormammu.

O líder supremo da Dimensão Negra, Dormammu, foi o mestre de Mordo, o antigo aluno do Ancião. O arqui-inimigo de Estranho é um ser de energia negra pura com muitos poderes, cuja grande ambição é conquistar todas as dimensões.

Doutor Estranho e Dormammu se enfrentaram inúmeras vezes. O ser demoníaco sobrevive sempre, já que não pode ser destruído de vez. Como ele é um ser energético, acaba encontrando um jeito de se reconstruir. Sua grande fraqueza é ter seus poderes diminuídos quando está longe da Dimensão Negra, e Estranho usa isso para o derrotar uma que outra vez.

Clea, o amor de sua vida e sua primeira aprendiz

Doutor Estranho e Clea

Stephen conheceu uma jovem mística inexperiente numa aventura contra seu velho inimigo. Clea era uma sacerdotisa da Dimensão Negra enviada por Dormammu para observar Estranho quando ele estava nessa dimensão.

Mas nem tudo sai como planejado. Clea fica impressionada com a coragem de Doutor Estranho e tenta avisá-lo dos planos do inimigo. Para complicar as coisas, Clea é filha de Urma (irmã de Dormammu) e sua traição familiar é punida severamente pelo tio, que a aprisiona em outra dimensão.

Clea é salva pelo Ancião e enviada para o nosso planeta, onde reencontra Stephen. A jovem mística decide se tornar aprendiz de Estranho, e os dois acabam se apaixonando e mais tarde casando.

Seu assistente é também seu professor de artes marciais

Doutor Estranho e Wong lutando

Ao longo dos anos, Wong tem servido fielmente Doutor Estranho. Seu pai, Hamir, já havia servido o Ancião e este o enviou para servir Stephen. Hoje em dia, a relação dos dois é de grande amizade e companheirismo.

Wong descende de uma linhagem de monges chineses e possui conhecimento sobre as artes místicas. Mas seu grande talento são as artes marciais, sendo um atleta formidável. Foi Wong quem treinou Stephen no combate corpo-a-corpo e auto-defesa.

Doutor Estranho sabe trabalhar em equipe

Capa original de HQ dos Defensores

O discípulo do Ancião formaria seus próprios grupos de super-heróis e de defesa dos oprimidos. Estranho foi co-fundador dos Defensores, um grupo inicialmente composto por ele, Hulk, Namor e o Surfista Prateado. Quando os Defensores se separaram, Stephen criou os Defensores Secretos, um grupo de heróis rotativos.

Doutor Estranho viria a fazer parte dos Novos Vingadores após o fim da Guerra Civil, evento em que não participou. Também teve um papel importante no grupo Filhos da Meia-Noite.

Nascido da necessidade de discutir e resolver os problemas do nosso mundo, os Illuminati foram um grupo secreto de líderes mundiais. Doutor Estranho fazia parte desse grupo, onde constavam nomes como Professor Xavier, Senhor Fantástico e Homem de Ferro, por exemplo.