Peter Mayhew | Harrison Ford, Mark Hamill, George Lucas e outros prestam homenagem

Após o triste anúncio da morte de Peter Mayhew, ator que viveu o icônico Chewbacca na franquia original de Star Wars, vários amigos prestaram suas homenagens nas redes sociais.

Entre aqueles que demonstraram a dor de perder o colega de trabalho e amigo, estão Harrison Ford (Han Solo), Mark Hamill (Luke Skywalker), George Lucas (criador de Star Wars) e outros mais.

Confira os depoimentos e homenagens.

George Lucas

Peter Mayhew

O criador da franquia Star Wars falou sobre a morte de Mayhew em entrevista ao ABC News:

"Peter era um homem maravilhoso. Ele era o mais perto que qualquer ser humano poderia chegar de ser um Wookiee: grande coração, natureza gentil... e eu aprendi a sempre deixá-lo ganhar. Ele era um bom amigo e eu estou triste por sua morte."

Harrisson Ford

Harrison Ford on the death of his friend, Chewbacca actor Peter Mayhew: pic.twitter.com/DvVZYICwZ9

— Ryan Parker (@TheRyanParker) 3 de maio de 2019

Ford foi responsável por dar vida ao aclamado Han Solo em quatro filmes da franquia, parceiro inseparável de Chewbacca. Ford homenageou Mayhew em uma entrevista ao The Hollywood Reporter.

"Peter Mayhew era um homem bondoso e gentil, detentor de uma grande dignidade e um caráter nobre. Esses aspectos de sua personalidade, mais sua sagacidade e sua graça, ele trouxe para o Chewbacca. Nós éramos parceiros em filme e amigos na vida por mais de 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe grande prazer para o público de Star Wars. Chewbacca era uma importante parte do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante os fãs eram para o contínuo sucesso da franquia e ele era devotado a eles. Eu e milhões de outros nunca vamos esquecer Peter e o que ele nos deu. Meus pensamentos estão com sua querida esposa Angie e seus filhos. Descanse em paz, meu querido amigo..."

Mark Hamill

He was the gentlest of giants-A big man with an even bigger heart who never failed to make me smile & a loyal friend who I loved dearly-I'm grateful for the memories we shared & I'm a better man for just having known him. Thanks Pete #RIPPeterMayhew #Heartbroken @TheWookieeRoars pic.twitter.com/8xbq9HEWF2

— Mark Hamill (@HamillHimself) 2 de maio de 2019

O intérprete de Luke Skywalker usou suas redes sociais para homenagear o amigo:

"Ele era o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhava em me fazer sorrir e um leal amigo que eu amava muito. Eu sou grato pelas memórias que compartilhamos e eu sou um homem melhor apenas por tê-lo conhecido. Obrigado, Pete."

Billy Dee Williams

Much more than Chewie to me...My heart hurts…I will miss you my dear friend…thanks for the great memories! #RIPPeterMayhew #StarWars pic.twitter.com/0DfCo59zpG

— Billy Dee Williams (@realbdw) 3 de maio de 2019

Williams, que interpretou Lando Calrissian nos primeiros filmes da saga e retorna à franquia em Star Wars: A Ascensão Skywalker, também usou suas redes sociais para homenagear amigo e colega de cena.

"Muito mais que Chewie para mim... Meu coração dói... Eu vou sentir sua falta, querido amigo... obrigado pelas grandes memórias!"

Joonas Suotamo

R.I.P 😔 pic.twitter.com/FWRgaOS0Tf

— Joonas Suotamo (@JoonasSuotamo) 2 de maio de 2019

Suotamo foi o responsável por dar vida a Chewbacca, após Mayhew se aposentar do papel. O ator também publicou sua homenagem a seu mentor.

"Arrasado de saber sobre o falecimento do meu querido amigo e mentor, o grande Peter Mayhew. A recepção calorosa de Peter quando eu cheguei como seu 'duplo' em O Despertar da Força siginificou tanto para mim. Estudando esse personagem que ele ajudou a criar foi sempre uma tarefa assustadora, mas que foi facilitada por sua tutoria e bondade conforme buscávamos trazer Chewbacca à vida para uma nova geração. Ele era absolutamente um homem único e uma lenda de classe incomparável, e eu vou sentir sua falta.

Enquanto todo o universo de Star Wars sente sua terrível perda, meus pensamentos e orações estão com sua esposa Angie e sua família e todos os fãs cujas vidas foram impactadas.

Tenha certeza de que seu legado vai viver e que o espírito que ele deu ao personagem na primeira vez em que vestiu o figurino nunca será esquecido. Descanse em paz, meu amigo."

John Boyega

O intérprete de Finn, na nova trilogia da saga, fez questão de publicar uma mensagem sobre o ator.

"A felicidade que você trouxe para minha vida por meio do Chewbacca sempre foi suficiente, mas conhecer você e experienciar seu incrível coração foi ainda melhor. Descanse em paz, Peter."

Billie Lourd

Filha de Carrie Fisher, nossa eterna Leia Organa, e atriz da franquia Star Wars, Lourd publicou fotos em que sua mãe aparece nos bastidores ao lado de Mayhew.

J.J. Abrams

O diretor de Star Wars: O Despertar da Força e Star Wars: A Ascensão Skywalker escreveu:

"Peter era o homem mais amável... bondoso e paciente, apoiador e encorajador. Uma pessoa maravilhosa com que se trabalhar e uma cuja falta já está sendo sentida."

Kathleen Kennedy

"We are deeply saddened today by the news of Peter Mayhew’s passing. Since 1976, Peter’s iconic portrayal of the loyal, lovable Chewbacca has been absolutely integral to the character’s success, and to the Star Wars saga itself."-Kathleen Kennedy. More: https://t.co/iGfk9XRzKa pic.twitter.com/5edrPrEuRS

— Star Wars (@starwars) 3 de maio de 2019

A atual presidente da Lucasfilm não poderia deixar de prestar suas homenagens ao ator.

"Nós estamos profundamente entristecidos hoje pelas notícias do falecimento de Peter Mayhew. Desde 1976, o icônico retrato de Peter do leal, amável Chewbacca tem sido absolutamente fundamental para o sucesso do personagem, e para a saga Star Wars."

Rian Johnson

RIP Peter Mayhew. To create a beloved character with warmth and humor is a testament to any actor’s spirit. To do it under a half ton of yak hair takes a true legend. ❤️❤️

— Rian Johnson (@rianjohnson) 3 de maio de 2019

Diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi, Johnson também prestou sua homenagem a Mayhew.

"Descanse em paz, Peter Mayhew. Criar um personagem amado com carinho e humor é um testamento para o espírito de qualquer ator. Fazer isso embaixo de toneladas de pelos precisa de uma verdadeira lenda."

O Aficionados também deixa aqui seu agradecimento por todo o trabalho de Mayhew e por todas as formas incríveis que ele influenciou a vida de tantos fãs.