Solo: Uma História Star Wars é um dos filmes mais aguardados de 2018 e promete revelar bastante sobre o passado do contrabandista mais querido daquela galáxia muito, muito distante. Um dos pontos principais da história de Han Solo é a sua grande amizade com Chewbacca, o copiloto da Millenium Falcon. Conheça agora mais sobre esse alienígena peludão.

Vida em Kashyyyk

waaaaarrrrrggghhhhhh

Chewbacca (ou apenas Chewie, para os íntimos) nasceu na pacífica Kashyyyk, o planeta natal dos wookiees, espécie de alienígenas peludos e altos da qual Chewie é um membro. Ele nasceu cerca de cento e oitenta anos antes da Guerra dos Clones, ou seja, muito tempo antes dos acontecimentos do Episódio Um de Star Wars.

Em Kashyyyk, Chewbacca levava uma vida normal de um wookiee. Possuía uma família, sendo casado com uma fêmea chamada Malla, com que teve um filho, nomeado Lumpawaroo.

Guerra dos Clones

gggrrraaa grrrr wrrrr wahhhhhh grrrrllll

Muitas atividades ilegais se beneficiaram do caos que se instava na galáxia durante a Guerra dos Clones, e Chewbacca foi uma das vítimas. O wookie foi capturado por uma guilda de caçadores trandoshanos que o levaram para a lua Wasskah, onde seria usado como alvo de uma caçada. Contudo, a padawan Ahsoka Tano também havia sido capturada e logo se aliou a Chewie. Graças a essa união de forças, os dois conseguiram escapar dos trandoshanos e voltar para seus lares.

Kashyyyk, apesar de ser um mundo pacífico, não se manteve indiferente durante a Guerra dos Clones e apoiou as forças da República. De volta ao lar, Chewbacca esteve presente e ativo durante a Batalha de Kashyyyk, onde suas ações foram de extrema importância. Ajudou Yoda a escapar de Kashyyyk após o mestre jedi sobreviver a uma tentativa de assassinato pelas mãos dos clones que cumpriam a Ordem 66.

Escravidão

uhngrrr gwuunnf

Com a queda da República e a ascensão do Império Galático, Kashyyyk foi um dos planetas que mais sofreram com essa mudança de governo. Os wookies passaram a ser considerados uma espécie não inteligente pelo Império, que começou a escravizá-los massivamente, por causa de sua incrível força e vigor. Infelizmente, Chewbacca foi um dos wookies capturados e escravizados.

Pareceria com Han Solo

grlgrlgrlgrlgrlwaaaaa

Então, certo dia, seu caminho cruzou com o de Han Solo, um jovem contrabandista. Sua primeira impressão do humano foi de ser um cara malandro, de fala rápida e arrogante, algo não muito positivo. No entanto, ficou feliz ao notar que por baixo da faixada de bandido, escondia um coração de ouro. Pois Han Solo foi o responsável por libertar Chewie da escravidão (os detalhes de como isso aconteceu devem estar presentes no filme Solo: Uma História Star Wars).

Ao se ver liberto, Chewbacca jurou sua vida em fidelidade eterna a Han Solo. Passou a acompanhá-lo pela galáxia como um parceiro, também se tornando um contrabandista. Assim surgiu uma amizade que duraria por muitos anos. 

Aliança rebelde

wooooooaaaaaarrggghhrlllrlrllrlrlr

Junto de Han Solo, Chewbacca viveu várias aventuras e se envolveu com muitas figuras escusas do submundo da galáxia. Contudo, eventualmente o caminho dos dois contrabandistas os levou para uma causa mais nobre. Após aceitarem o trabalho de transportar Ben Kenobi, Luke Skywalker e dois droides, Chewie e Han Solo passaram a se envolver com a causa da Aliança Rebelde.

Os dois salvaram a princesa Leia das garras do Império e tiveram participação definitiva na batalha que destruiu a Estrela da Morte. Participação essa que lhes rendeu medalhes de honra. Realizaram muitas outras missões para os Rebeldes, causando não apenas a fúria do Império como também de seu antigo empregador, Jabba, que colocou a cabeça dos dois a prêmio.

Isso fez com que Han Solo fosse eventualmente capturado e congelado em carbonita por Darth Vader. Depois ainda foi enviado ao palácio de Jabba, onde foi pendurado em uma parede como um troféu. Como Chewbacca havia jurado sua vida para proteger Han Solo, ele imediatamente se juntou à missão de resgate de seu amigo. Ao lado de Leia e Luke, Chewie enfrentou Jabba e seus capangas para libertar Han Solo.

Mesmo após esse momento crítico os dois se permaneceram fiéis a causa dos Rebeldes. Chewbacca novamente esteve ao lado de Han Solo quando este foi promovido a general das forças Rebeldes. Ambos ficaram encarregados de ir a lua de Endor para destruir o gerador do escudo de proteção da segunda Estrela da Morte. Mais uma vez eles foram vitoriosos e essenciais na queda do Império Galático.

Retorno a Kashyyyk

waaarrrfghhhhgrgrgrgr

Muito ainda tinha que ser feito após o fim do Império Galático. Alguns planetas ainda permaneciam sob o comando de focos de resistência do Império. Kashyyyk era um desses planetas, ainda com sua população escravizada.

Chewbacca e Han Solo organizaram um plano para expulsar as forças imperiais de Kashyyyk. Um plano que consistia em infiltração, disfarce, ataque, batalhas espaciais e a destruição do módulo de controle dos chips que inibiam as revoltas do wookies capturados. Por fim, com ajuda de aliados contrabandistas, uma rebelião dos wookies e o reforço das tropas da Aliança, Kashyyyk foi libertada.

Finalmente, após anos longe de casa, Chewie pode voltar à sua vida antiga ao lado de sua esposa e filho. Despediu-se de Han Solo, que partiu com Leia na Millennium Falcon. 

De volta ao contrabando

wagh uorrrll whooorrrgghh uoahhh

Anos mais tarde, o filho de Han e Leia, é seduzido pelo lado sombrio da Força e se torna Kylo Ren. Ele causa grande destruição, acabando com a nova Ordem Jedi. O casamento de Han Solo e Leia não suporta essa tragédia e os dois se separam. Han Solo retorna a sua vida de contrabandista, a única coisa na qual se considerava realmente bom. Chewbacca, ao saber disso, prontamente retorna ao seu posto de copiloto e acompanha Han pela Galáxia em novas aventuras.

Em certo ponto, Han e Chewie perderam a posse da Millenium Falcon e passaram os anos seguintes procurando por essa nave. Apenas a reencontraram muitos anos depois, sob a posse de Rey, Finn e BB-8. Chewie e Han se aliaram a esses novos tripulantes da nave e assim voltaram a se envolver com a Aliança Rebelde, agora chamados de Resistência, em sua luta contra a Primeira Ordem.

Chewie e Han participaram de uma missão para destruir a Base Starkiller, antes que ela disparasse sua super-arma contra o planeta que abrigava as forças da Resistência. Em uma manobra arriscada, passaram pelos escudos da base a velocidade da luz, o que causou um pouso abrupto da Millenium Falcon. O plano deles consistia em desabilitar os escudos da base e possibilitar o ataque das X-Wings da resistência.

Infelizmente, enquanto eles afixavam as bombas que destruiriam os geradores dos escudos, Han foi assassinado por Kylo Ren. Apesar da grande tristeza que sentiu ao ver seu melhor amigo morrer, Chewie completou a missão e possibilitou a destruição da Base Starkiller.

Nova parceria

uooooorgghhhhghgrrrruooooowww

Após a morte de Han Solo, Chewbacca continuou na Millenium Falcon como copiloto. Decidiu que acompanharia Rey até o planeta Anch-To, em sua busca pelo desaparecido Luke Skywalker.

Solo: Uma História Star Wars estreará nos cinemas brasileiros no dia 24 de maio de 2018.