O misterioso passado de Han Solo, o contrabandista de Star Wars

Mais um filme de Star Wars está prestes a sair e saber que ele contará a história de um dos personagens mais populares de toda a série só faz aumentar o hype. Confira com a gente um pouco mais sobre a vida de Han Solo.

Origem e Parceria com Chewbacca

origem

Já começamos o artigo com uma ressalva: o passado de Han Solo ainda é um grande mistério, e se manterá dessa forma até o lançamento do filme Solo: Uma História Star Wars. Pois é exatamente esse período da vida do personagem que será abordado na história do filme. Contudo, algumas poucas informações sobre o seu passado já foram reveladas pelo próprio personagem em outros filmes, ainda que sejam bastante vagas. 

Han Solo nasceu no planeta Corellia, lugar famoso por seus ótimos pilotos e grande construtora de naves espaciais. Desde de cedo Han encarou as dificuldades de se viver na Galáxia, pois era uma criança pobre e órfã. Para poder sobreviver, ingressou na vida de crimes como um ladrão.

Em algum ponto de sua vida, Han Solo teve acesso a uma nave espacial e adquiriu habilidades de pilotagem. Assim começou sua carreira como contrabandista. Em uma de suas aventuras, Han encontrou o wookie Chewbacca, que estava sendo escravizado, e o ajudou a escapar. Chewbacca ficou extremamente grato por Han o ter salvado (embora Han diga que foi Chewie quem o salvou) e jurou lealdade ao contrabandista. Os dois se tronaram grandes amigos desde então.

Millennium Falcon

millenium falcon

Outro grande momento de sua vida foi quando encontrou Lando Calsrissian, também contrabandista, um grande apostador e autoproclamado empreendedor. Grande momento não por que isso resultaria em uma amizade (os dois nem são tão chegados assim), mas sim porque foi assim que Han Solo ganharia a nave Millennium Falcon.

Foi durante uma partida de Espinhos Corellianos, uma variação do jogo de cartas sabacc que usa dois dados de seis lados. Calrissian apostou a Millennium Falcon e a perdeu para Han. Como recordação dessa vitória, Han pendurou no console da nave os dois dados dourados usados na partida. 

A Millenium Falcon é originalmente um cargueiro leve corelliano YT-1300f. Contudo, recebeu tantas modificações ao longo dos anos, que já não existe nada parecido com essa nave em toda a galáxia. Entre essas modificações se encontra um dos motores de hyperdrive mais rápidos de toda a galáxia, e também compartimentos secretps com tecnologia antidetecção, perfeitos para contrabando.

Aventuras

aventuras

Han Solo e Chewie viveram muitas aventuras a bordo da Millenium Falcon. Uma dessas aventuras foi uma vingança contra um senhor do crime organizado do planeta Stenness, que tinha como hábito enganar contrabandistas. O plano consistia em roubar os cofres desse criminoso e, para acobertar a operação, um casamento simulado entre Han Solo e a contrabandista Sana Starros. No fim, Han conseguiu se vingar e ainda fugiu do planeta com a parte nos lucros que seria de Sana. Apenas derrotou um inimigo para conseguir outro.

Outra aventura foi quando Han foi forçado a atravessar Monsua, uma nebulosa coberta por ciclones e gigantescas tempestades elétricas. Em decorrência disso, Han teve que fazer um pouso de emergência em um planeta não mapeado dentro dessa nebulosa. O planeta mostrou ser um lugar lindo e passou a ser usado pela dupla de contrabandistas como um esconderijo secreto e um depósito de vinho corelliano. 

A vida de contrabandista fez com que Han Solo cruzasse o caminho de alguns indivíduos perversos. É o caso do criminoso Jabba, o Hutt, senhor do crime do planeta Tatooine. Han e Chewie adquiriram uma dívida com Jabba após um contrabando que deu errado. Para levantar o dinheiro que precisava pagar ao Hutt, Han começou a fazer contrabandos no planeta Kessel. Foi nesse momento que ele quebrou o recorde da rota de Kessel, fazendo o percurso em 12 parsecs.

Aliança Rebelde

rebeldes

Ainda em busca de fazer dinheiro para pagar sua dívida, Han Solo aceitou um trabalho incomum. Iria transportar até o sistema de Alderaan o velho Ben Kenobi, Luke Skywalker e os droides C-3PO e R2D2. Mal sabia Han, mas esse seria o começo de seu envolvimento com a Aliança Rebelde e sua causa de restaurar a democracia à Galáxia. Ao lado desses novos aliados, Han ajudou no resgate da princesa Leia Organa e teve uma participação crucial na batalha que resultou na destruição da primeira Estrela da Morte. 

Após essa batalha, foi condecorado por suas ações e então passou a agir mais ativamente pela Aliança Rebelde. Quando o Império descobriu a base da Aliança no planeta Hoth, os rebeldes foram forçados a evacuar, entre eles Han, que fugiu com Leia para a Cidade nas Nuvens de Bespin. Lá foi recebido pelo seu antigo conhecido Lando Clarissian, mas eventualmente caiu em uma armadilha do Império.

Foi capturado e congelado em carbonita por Darth Vader. Depois, foi entregado diretamente para Jabba pelo caçador de recompensas Boba Fett. Ficou exposto na parede de Jabba como um troféu por alguns meses, período que acabou graças a missão de resgate de seus amigos.

Ao retornar à Aliança Rebelde, Han Solo recebeu a patente de general e comandou um pelotão de ataque rebelde na lua florestal de Endor. Sua missão era desativar os escudos que protegiam a construção da segunda Estrela da Morte.

Fim do Império

morte

Após a queda do Império, Han Solo abandonou sua vida de contrabandista e assumiu um compromisso sério com Leia Organa. Os dois tiveram um bom casamento, resultando no nascimento de um filho, Ben Solo. Tudo em sua vida parecia que tinha dado certo.

Entretanto, Ben Solo mostrou desde muito cedo ser sensitivo na Força, principalmente pelo lado sombrio. Han e Leia então decidiram que o filho estaria em melhores mãos se fosse criado pelo tio, Luke Skywalker. Essa decisão levou à corrupção total de Ben Solo pelo lado sombrio da Força e na destruição da Nova Ordem Jedi. A tragédia foi muito grande para o casal Han e Leia, e os dois se separaram.

Han Solo, depois de seu divórcio, voltou à sua vida antiga de contrabandista, contando novamente com Chewbacca como seu copiloto. O contrabandista acumulou muitas dívidas e eventualmente perdeu a propriedade da Millennium Falcon. Passou a trabalhar com outra nave, a Eravana, e até mesmo contratou uma pequena tripulação, mas passava a maior parte de seu tempo livre a procura da Millenium Falcon.

Certo dia sua procura finalmente terminou. Foi quando ele também encontrou Rey, Finn e o droide BB-8, que estavam de posse da nave. Ao descobrir os planos desse grupo, Han e Chewie concordam em ajudá-los. Isso faz com que mais uma vez volte a lutar ao lado da Aliança, agora chamada de Resistência, e reencontra Leia.

Juntamente de Finn, Han Solo parte ara uma missão de resgate na Base Starkiller da Primeira Ordem. Contudo, essa se tornou sua última missão. Ele se encontrou com seu filho Ben, agora um apoiador da Primeira Ordem que responde pelo nome de Kylo Ren. Percebeu todo o conflito interno que o filho enfrentava, mas no fim a raivo de Kylo prevaleceu e Han foi morto pelo sabre de luz do próprio filho

Solo: Uma História Star Wars tem sua data de estreia para o dia 24 de maio de 2018.