Foram precisos apenas alguns segundos para os fãs de Star Wars se renderem ao porg. Foi em um vídeo de bastidores do evento D23 que primeiro avistamos esta estranha criatura; agora com o segundo trailer lançado, o hype do porg saiu finalmente da jaula!

Mas afinal, o que é um porg? A informação ainda é escassa, mas reunimos tudo o que sabemos sobre esse bichinho adorável. 

Artigo com spoilers para Star Wars: O Despertar da Força.

Origem dos Porgs

Ahch-To

Os Porgs são nativos de Ahch-To, o mesmo planeta onde Luke Skywalker se encontra exilado e onde foi construído o primeiro Templo Jedi. Ahch-To é um planeta onde a água impera, com várias ilhas rochosas espalhadas entre si e cobertas por um manto verdejante.

O que são os Porgs?

Porg

Uma espécie de aves, os Porgs habitam as falésias de Ahch-To, onde voam e constroem os seus ninhos. As crias dos Porgs são chamadas de Porglets (e mal podemos esperar por conhecê-las!).

A curiosidade é uma das suas principais características

Porg e Chewbacca

Em entrevista ao Star Wars.com, Pablo Hidalgo da Lucasfilm Story Group, confirmou que os Porgs são naturalmente curiosos e amigáveis. O autor explicou ainda que Ahch-To recebe poucos visitantes, algo que explica o interesse dos Porgs e como a sua curiosidade ultrapassa qualquer nervosismo que possam ter.

Os animais reais que inspiraram os Porgs

Papagaio-do-mar

O escritor e diretor Rian Johnson revelou que a inspiração real para a criação do Porg veio durante a visita a uma ilha irlandesa. Foi na ilha de Skellig Michael que foram filmadas as cenas finais de O Despertar da Força, quando Rey encontra finalmente Luke. Em entrevista ao Entertainment Weekly, Johnson revela como foi inspirado por uma ave marinha:

“Se você for a Skellig no momento certo do ano, a ilha está coberta de papagaios-do-mar, e eles são as coisas mais adoráveis do mundo. Então quando eu estava lá explorando, vi esses animais, e eu pensei, oh, eles fazem parte da ilha. E então os Porgs estão dentro desse reino.”

Os papagaios-do-mar são também conhecidos como fradinhos, e pertencem ao gênero Fratercula.

O segredo terrível dos Porgs?

Porg

Star Wars Made Easy, um livro lançado recentemente para quem quer saber mais sobre a galáxia da saga, tem um detalhe perturbador sobre os Porgs. Estas criaturas aparecem em uma página sobre os destaque da ilha de Luke Skywalker e são descritos como:

“Os Porgs, pequenos pássaros, são os habitantes mais adoráveis da ilha. Fofos? Definitivamente. Deliciosos? Talvez...”

Muitos fãs ficaram preocupados com esta informação que subitamente transforma os encantadores Porgs em comida, e todo mundo quis saber se a alimentação de Luke incluía churrasco de Porg ou um pastel recheado com o bichinho.

Mas descansem: Mark Hamill deixou bem claro que Luke nunca comeu um Porg na vida e que é vegetariano há décadas:

Tradução

Por favor, informo: #Porgs não estão em nenhum menu de Ahch-To. Luke não come carne desde que a tia Beru fazia aquele saboroso brisket de rato womp na nossa antiga casa.

O personagem pode nunca ter visto o animal desse jeito, mas isso não significa que os Porgs estejam livres de serem devorados por outros.

Algum do material promocional de Os Últimos Jedi deixa no ar a possibilidade dos Porgs serem caçados pelo outro habitante da ilha: as Cuidadoras. As Cuidadoras são seres enigmáticos e antropomórficos dedicadas a cuidarem das ruínas que fazem parte do legado Jedi em Ahch-To. Graças a esta página de um livro promocional do filme, muitos fãs acreditam que as Cuidadoras estão atraindo os Porgs com a oferta de peixe como isca:

Porg e Cuidadoras

E você? Vê um convívio saudável entre Porgs e Cuidadoras ou os bichinhos sendo atraídos para a rede?

Existe ainda outro personagem que pode ter os Porgs como elemento da sua dieta. Em um vídeo de bastidores, há uma cena breve de Chewbacca com penas saindo da boca:

Chewbacca

E quem está ao lado de Chewie no segundo trailer de Os Últimos Jedi? Um Porg bem fofinho. Faça as suas próprias conclusões.

Que a Força esteja com você!

Porgs