Conheça Homem-Negativo, o herói radioativo de Patrulha do Destino!

Criado em 1963 pela DC Comics, o Homem-Negativo é um dos fundadores do grupo de super-heróis bizarros a Patrulha do Destino (Doom Patrol).

Agora com a estreia da nova série live-action sobre o time excêntrico, o herói continua sendo muito popular entre os fãs de quadrinhos.

Saiba mais sobre o radioativo Homem-Negativo!

Um herói radioativo

origem

Homem-Negativo foi criado por Bob Haney, Arnold Drake e Bruno Premiani, tendo aparecido pela primeira vez na HQ My Greatest Adventure #80. O personagem, Larry Trainor, é um piloto de aviões de testes que ganhou seus superpoderes quando foi acidentalmente exposto a um campo radioativo na atmosfera.

A partir daí, Larry passou a ter a capacidade de liberar uma energia negativa de seu corpo, como se fosse sua alma. A essa entidade ele deu o nome de Homem-Negativo ou Espírito Negativo, daí ter adotado o seu codinome.

O evento deixou Larry deformado e com a pele translucida e brilhante, tendo de passar a usar suas ligaduras especiais para não deixar escapar a radioatividade.

As famosas ligaduras de Homem-Negativo

homem negativo

Infelizmente, os poderes de Larry significam que ele é radioativo e, por isso, pode machucar quem se aproximar dele. Como proteção, ele utiliza então umas ligaduras especiais, feitas de linho e chumbo, da cabeça aos pés.

Na verdade, a aparência do Homem-Negativo é inspirada no personagem clássico da Universal, o Homem-Invisível e pode ser também visto como um paralelo de como a sociedade vê estes heróis diferentes como monstros.

Um dos fundadores da Patrulha do Destino

patrulha do destino

O Homem-Negativo faz parte do grupo original e mais famoso de Patrulha do Destino. Os membros consistiam em Mulher-Elástica, Homem-Negativo, Homem-Robô e Chefe.

Esse quarteto original foi comparado ao similar Quarteto Fantástico da Marvel, especialmente os poderes de Senhor Fantástico e Mulher-Elástica e a luta pela perda de humanidade de Homem-Robô e Coisa. 

Junto com a Liga da Justiça

liga da justiça

Em Novos 52, o time de Patrulha do Destino de 1977, que incluía Celsius, Homem-Negativo e Vendaval, apareceu em Liga da Justiça #24, junto com Karma e Scott Fisher. Durante o arco Forever Evil, os heróis lutaram com a Liga da Justiça.

Foi também nessa ocasião que Lex Luthor revela que Chefe é o responsável pelos acidentes que fizeram com que os membros da Patrulha do Destino ganhassem poderes. Subsequentemente, o time desapareceu, tendo sido revivido de novo apenas em 2016.

A sexualidade de Homem-Negativo

homem negativo

Esta versão de Homem-Negativo é representada pelo ator Matt Bomer e parte da história da nova série conta que antes do acidente que causaria seus poderes, e com sua esposa em casa, ele estaria tendo um romance homossexual.

Esse aspecto do personagem é uma invenção do live-action, nunca havendo sido parte do personagem nos quadrinhos. O produtor executivo da série, Jeremy Carver, explicou que essa decisão serve para mostrar o conflito interior do personagem. Visto que Larry vem dos anos 1960, ele teria de esconder sua sexualidade de sua vida, o que enfatiza o tema de alienação dos heróis da série.

Outros personagens negativos

Durante as várias aventuras de Homem-Negativo nos quadrinhos, houve outros heróis que assumiram os poderes do Espírito Negativo.

A Mulher-Negativa

mulher negativa

Em 1977, na HQ Showcase #94, o Espírito Negativo reaparece desta vez na Coronel Valentina Vostok, uma cosmonauta russa, após ter deixado o corpo de Trainor durante um acidente grave.

A mulher se tornou assim na Mulher-Negativa durante algum tempo, até que a entidade a deixou e voltou ao corpo original de Larry.

Rebis

Rebis

Após o arco Invasion!, o Espírito Negativo ganha consciência e se funde com Trainor e sua médica, Eleanor Poole, se transformando assim em Rebis, uma entidade cósmica com as memórias dos três seres.

Rebis consegue voar, tem poderes psíquicos, é extraordinariamente inteligente e basicamente imortal. Porém, seu ciclo de vida o obriga a eliminar seu antigo corpo para dar origem a uma nova versão de si mesmo. Logo, o herói tem de deixar a Patrulha do Destino ocasionalmente e se isolar para acasalar com ele próprio e, assim, renascer.

Poderes e habilidades

poderes

Sua fisiologia radioativa concedeu a Larry vários poderes, sendo o principal sua capacidade de gerar uma entidade radioativa que contem sua consciência e a expulsar de seu corpo. Ele consegue também absorver energia e a converter em explosões, tal como gerar ondas de intenso calor que também podem causar explosões.

O Homem-Negativo consegue também voar a grandes velocidades e alterar a densidade de seu corpo para atravessar objetos sólidos, com a exceção de chumbo.