Descubra a Patrulha do Destino, os super-heróis mais estranhos do mundo

A DC, com seu serviço de streaming está trazendo vários dos seus personagens para as telas do mundo todo, através de séries originais. Enquanto que sua primeira série a ser produzida é sobre um grupo de heróis bastante conhecido pelo público, os Jovens Titãs, o mesmo não pode ser dito da série que vem na sequência.

O grupo que protagoniza a segunda produção da DC Universe é a Patrulha do Destino (Doom Patrol), um time de super-heróis estranhos desconhecidos por muita gente. Conheça agora mais sobre essa equipe tão bizarra.

Origem da Patrulha do Destino

Origem

Niles Caulder, conhecido como Chefe, era um homem velho, preso a uma cadeira de rodas e que tinha o plano de formar uma equipe de super-heróis que fossem, ao mesmo tempo, rejeitados pela sociedade. Pois, ao seu ver, eles teriam pouca coisa para perder e poderiam ir em missões suicidas para salvar o mundo.

Para criar essa equipe dos seus sonhos, Chefe usou seus conhecimentos científicos para causar acidentes em pessoas que levavam vidas extraordinárias. Esses acidentes não só arruinavam as vidas de seus alvos como também concediam superpoderes a eles. Depois disso, o Chefe se aproximava desses indivíduos e, sem que soubesse que ele era o culpado por seus acidentes, recrutava-os para a Patrulha do Destino. Foi desse jeito que surgiu a primeira formação do time.

Membros da primeira formação

Membros

Os planos de criar "acidentes" resultaram em três super-heróis, que foram comandados pelo Chefe. Além deles, o time contou com dois outros heróis, membros honorários da Patrulha do Destino.

Cliff Steele, o Homem-Robô

robot-man

Um destemido esportista e piloto de carros de corrida. Teve seu corpo todo destruído, com exceção de seu cérebro, em um acidente automobilístico. Chefe resgatou seu cérebro o colocou em um corpo robótico superpoderoso. É o único membro a participar de todas as formações da Patrulha do Destino.

Rita Farr, a Mulher-Elástica

Elasti-girl

Uma medalhista olímpica de natação e atriz de Hollywood. Duranta as gravações de um de seus filmes, foi exposta à gases vulcânicos que lhe concederam a habilidade de aumentar e encolher de tamanho.

Larry Trainor, o Homem-Negativo

Negative-man

Piloto de teste da aeronáutica americana. Certa vez, enquanto pilotava, sua aeronave sofreu um mal funcionamento, forçando-o a voar em uma faixa radiativa da estratosfera. Isso deformou o seu corpo, transformando-o num gerador ambulante de radiação, e por isso precisa usar bandagens especiais para conter essa energia. Consegue abandonar o próprio corpo, assumindo uma forma feita de pura energia

Garfield Logan, o Mutano

Beast Boy

O primeiro membro honorário do time. Quando criança, Mutano foi infectado com um raro vírus, chamado sakutia, e quase morreu. O tratamento que recebeu salvou sua vida, mas o deixou permanentemente com a pele e cabelos verdes, além da habilidade de se transformar em animais.

Steve Dayton, o Mento

Mento

O segundo membro honorário do time e um dos homens mais ricos do planeta. Usa um elmo supertecnológico que amplifica drasticamente suas habilidades psíquicas latentes. Casou-se com a Mulher-Elástica e juntos adotaram Mutano.

Membros da segunda formação

Segunda formação

A segunda formação surgiu após os membros da primeira (exceto os membros honorários) se sacrificarem para salvar um vilarejo da total destruição. Apenas o Homem-Robô sobreviveu. Esse time, foi reunido por Celsius, que dizia ser a viúva do Chefe. A princípio era constituída de apenas quatro membros, mas depois foi ampliada para agregar mais super-heróis. 

Arani Desai, a Celsius

Celsius

Nascida em uma família rica da Índia, mas nem por isso Arani teve uma vida fácil. Sua mãe morreu durante o parto e o pai, após anos rejeitando a filha enlouqueceu. Arani fugiu para as ruas de Calcutá onde quase morreu em decorrência de uma doença. Foi salva pelo Chefe e os dois se apaixonaram. No dia do casamento, o Chefe deu a ele a um soro que a deixou imortal. Além disso, ela também possui o poder de termocinese, podendo criar tanto gelo quanto fogo através de seu corpo.

Joshua Clay, o Vendaval

Tempest

O mais novo de cinco filhos de uma família do Brooklyn, Nova York. Apesar de ter se envolvido com uma gangue na sua juventude, Joshua acertou sua vida e se tornou um médico de combate do exército americano. Durante uma de suas missões do exército, testemunhou uma atrocidade cometida por seu sargento. O choque de ver isso fez com que seus poderes naturais despertassem. Vendaval é capaz de voar e de projetar energia cinética.

Valentina Vostok, a Mulher-Negativa

Negative-woman

Uma pilota da União Soviética que ao desertar, roubou um caça e voou para os Estados Unidos. Contudo, o avião caiu exatamente onde a primeira equipe da Patrulha do Destino havia se sacrificado. Isso fez com que a energia negativa do Homem-Negativo possuísse o seu corpo, adquirindo os poderes desse herói.

Rhea Jones, a Lodestone

Lodestone

Quando criança, Rhea presenciou um experimento da Força Aérea dos Estados Unidos que deu errado e causou uma explosão eletromagnética que matou seu pai. Ela também foi pega na explosão, mas isso fez apenas com que seus meta-genes despertassem, ganhando assim controle de todo o espectro eletromagnético.

Wayne Hawkins, o Karma

Karma

Um jovem com poderes de causar má sorte para outras pessoas. Ficou pouco tempo com a Patrulha do Destino, abandonando o time para fugir da justiça por causa de crimes que cometeu no passado.

Scott Fischer

Fischer

Um jovem meta-humano com poderes de irradiar energia com suas mãos e que também sofria com leucemia. Entrou para a Patrulha do Destino para ter um maior controle de seus poderes.

Membros da terceira formação

terceira formação

A terceira formação já trouxe alguns personagens de volta como o Chefe e o Homem-Negativo. Contudo, também trouxe algumas caras novas, como:

Kay Challis, a Crazy Jane

Crazy Jane

Kay Challis possui transtorno de múltiplas personalidades, alternando entre 64 personalidades diferentes, e sendo a Crazy Jane a personalidade dominante. Devido a sua exposição a um bomba genética alienígena, cada uma dessas personalidades ganhou um superpoder diferente.

Dorothy Spinner

Dorothy Spinner

Uma garota que teve uma infância bastante solitária, o que a forçou a desenvolver amigos imaginários. Contudo, por ter poderes psíquicos, ela descobriu que conseguia dar vida a todas essas figuras que imaginava. 

Inimigos da Patrulha do Destino

Inimigos

Assim como os heróis da Patrulha do Destino, os vilões que eles enfrentam são também bastante estranhos. A começar pela Irmandade Negra. Ela é comandada pelo Cérebro, um cientista que foi companheiro de laboratório do Chefe, mas que após um acidente, teve seu cérebro conservado em uma máquina. Monsieur Mallah é o braço direito do Cérebro e seu ajudante pessoal, um gorila super-inteligente que usa uma metralhadora. Outros membros são: Madame Rouge, uma atriz com habilidades de elasticidade e de mudar de rosto; e Pórtex, um vilão com poderes de criar portais entre duas localidades.

Outro inimigo da Patrulha é o Sr. Ninguém. Ele era conhecido como Eric Morden, um mestre criminoso que após ser exposto ao experimento de um cientista nazista, teve sua mente irreparavelmente enlouquecida e converteu seu corpo em uma massa virtual viva. Além disso, também ganhou o poder de drenar toda a sanidade de um ambiente. Sr. Ninguém fundou a Irmandade do Dadá, um grupo de supervilões insanos que compartilhavam das ideias de Sr. Ninguém de mudar o mundo.

Polêmica entre Marvel e DC

Polêmica

Todo o conceito da Patrulha do Destino é bastante similar com outro grupo de super-heróis, os X-Men da Marvel. Ambos são grupos de heróis rejeitados pela sociedade e liderados por um homem super inteligente em uma cadeira de rodas. Além disso, seus principais inimigos são irmandades, a Irmandade Negra e a Irmandade de Mutantes (em inglês essa coincidência é ainda mais forte, pois os nomes dessas duas equipes são Brotherhood of Evil e Brotherhood of Evil Mutants).

Contudo, é preciso dizer que, por mais que os X-Men sejam muito mais populares hoje em dia, foi a Patrulha do Destino quem foi publicada primeiro. A primeira história da Patrulha do Destino foi publicada em junho de 1963, enquanto os X-Men estrearam apenas em setembro desse mesmo ano. A Marvel nunca admitiu que foi uma cópia (e jamais admitirá), mas ainda assim é um caso bastante curioso.

A Patrulha do Destino na telinha

patrulha do destino

Em 15 de Fevereiro de 2019 estreou a série live-action Patrulha do Destino. Aqui, os protagonistas liderados por Chefe (Timothy Dalton) são: Homem-Robô (Brendan Fraser), Homem-Negativo (Matt Bomer), Mulher-Elástica (April Bowlby), Crazy Jane (Diane Guerrero) e Ciborgue (Joivan Wade), uma estreia no time.

A trama se segue após os eventos de Jovens Titãs e promete grandes aventuras com os membros mais populares de Patrulha do Destino.