O Poço | Entenda o final do filme perturbador da Netflix

Goreng acorda em uma prisão vertical. Com diversos níveis e dois prisioneiros a cada andar, a prisão tem uma plataforma no meio que desce o prédio com comida, passando por todos os níveis. A quantidade de comida que chega aos níveis inferiores, contudo, depende do que os níveis superiores pegaram do banquete. Mas o que tudo isso significa? Como sair da prisão?

É com essa perturbadora trama que o filme espanhol O Poço vem chamando a atenção dos assinantes da Netflix. Entre teorias e diferentes interpretações, os espectadores questionam principalmente o final da nova produção original do streaming.

O que significa o final?

o poço

Durante todo o filme, a metáfora quanto a estratificação e desigualdade social é bem clara, com a exploração dos níveis superiores sobre os inferiores. Diferentes personagens e falas nos jogam na cara os horrores dessa dinâmica social: "solidariedade ou merda".

Mas há ainda outras interpretações. A teoria mais popular é a de que o filme também traga diferentes símbolos para representar figuras e elementos do cristianismo. E aqui estão alguns indícios.

Há mensagens bíblicas no decorrer do filme

o poço

Em mais de uma cena, os personagens citam passagens bíblicas indicando que aquela mensagem se aplica à situação ali vivenciada.

Goreng seria a representação do Messias

o poço

Mais de uma vez também, vemos os personagens chamar Goreng de "messias". Há quem discuta a hipótese de que tudo - até mesmo a menina - não passe de um devaneio de Goreng, em meio às privações que passou na prisão. Ainda assim, a referência está lá. E ele é o portador da mensagem.

Há símbolos dos pecados capitais

o poço

Conforme Goreng e Baharat descem os níveis, há personagens que parecem representar os pecados capitais. O mais claro deles é o senhor protegendo seu dinheiro, que de nada vale lá dentro, representando a ganância.

Mas ainda há a gula na figura do menino com síndrome de Down, que mesmo sendo alimentado afirma que vai matar o companheiro de cela para comer o que há dentro de seu estômago.

O número de níveis tem um forte significado

o poço

Nesta interpretação, o nível 0 seria o paraíso; a plataforma, o purgatório; e o último nível, o 333, o inferno. Um elemento da história que colabora para essa interpretação é exatamente a quantidade de níveis: 333.

Como a prisão sempre mantém 2 prisioneiros por nível - colocando um novo sempre que um morre - o local tem, ao todo, 666 ocupantes, número conhecido como símbolo da besta.

A menina era a mensagem e um portador não era necessário

o poço

No fim do filme, apenas a criança sobre ao nível 0. Esta parece ser a confirmação das demais referências religiosas do longa espanhol. A cena parece ilustrar a passagem bíblica Mateus 19:14: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas."

Por não ser semelhante à criança, Goreng fica para trás, e segue rumo à escuridão com seu primeiro companheiro de cela, já morto, o que indica que o protagonista também morre.

O que acontece no final

Primeiro vamos aos fatos. No filme, o protagonista Goreng (Ivan Massagué) divide a cela com diferentes prisioneiros- substituídos sempre que morrem - até conhecer Baharat (Emilio Buale Coka). Juntos, eles tentam descobrir como chegar ao nível 0 em busca de sua liberdade.

A teoria de Goreng é que há uma mensagem, um objetivo maior por trás de toda a situação. O plano, então, é dividir a comida de forma igual entre os níveis, de modo a não deixar ninguém sem meios de sobrevivência. Seguindo o conselho de um sábio que conhecem no caminho entre os níveis, eles decidem levar uma espécie de mensagem. Eles guardam uma Pannacotta, para chegar ao último nível com a mensagem de que dividiram a comida e ainda sobrou, o que poderia significar uma vitória do suposto desafio da prisão.

Quanto mais se aprofundam nos níveis abaixo, menos sobreviventes eles encontram. Ao chegarem ao último nível, o número 333, a dupla se surpreende ao encontrar uma menina menor de idade e em perfeitas condições de saúde, porém com fome. Para ajudá-la, eles lhe dão a Pannacotta.

Baharat acaba morrendo dos ferimentos que adquiriu na descida. Após ter visões com seus antigos colegas de cela, Goreng está certo de que a menina é a mensagem, ele é apenas o portador. Ele desce com ela na plataforma, em meio a uma forte luz branca. Na escuridão abaixo, o primeiro companheiro de cela de Goreng aparece e diz "Sua viagem termina aqui". Os dois seguem para o escuro, indicando que Goreng morre. A menina sobe para o nível 0.

E aí, o que achou dessa interpretação? Entendeu de outra forma o filme? Conta pra gente ali nos comentários!

FIQUE POR DENTRO

As melhores séries da Netflix para ver este ano!

Filmes do Studio Ghibli essenciais de ver!

Ragnarok | Final explicado e teorias