21 séries adolescentes imperdíveis para assistir na Netflix Brasil!

Pegue uma das melhores fases da vida, adicione um pouco de mistério, ou quem sabe uns toques de ficção científica; talvez uma vibe musical, ou mesmo apenas as situações e os problemas cotidianos, afinal a adolescência já é uma grande aventura. O universo das séries não poderia deixar de abordar isso! As opções são muitas, para todos os gostos e idades.

A lista abaixo não segue nenhuma ordem classificatória. Para pular para alguma série específica basta clicar em um dos links abaixo.

  1. Stranger Things
  2. Atypical
  3. Sex Education
  4. Derry Girls
  5. Eu Nunca... (Have Never I Ever)
  6. Elite
  7. Sangue e Água
  8. Teen Wolf
  9. Julie and the Phantoms
  10. The 100
  11. Riverdale
  12. Alexa & Katie
  13. On My Block
  14. O Mundo Sombrio de Sabrina
  15. O Clube das Babás
  16. She-ra e as Princesas do Poder
  17. Glee
  18. Gossip Girl
  19. The Flash
  20. Jane the Virgin
  21. Skins

1. Stranger Things

séries adolescentes netflix

Status: Em produção
Temporadas: 3 (A 4 temporada está confirmada, mas ainda sem data de estreia)

Uma série, a princípio, adolescente, Stranger Things conquistou espectadores de todas as idades - incluindo milhares de adultos por todo o mundo - com sua trama cheia de mistérios, ficção científica e a estética e as músicas que marcaram os anos 1980.

A trama acompanha um grupo de quatro adolescentes que sofre quando um deles desaparece misteriosamente. Logo depois, os três restantes encontram uma menina, com a cabeça raspada, perdida na floresta. Criada em laboratório e fruto de experiências diversas, ela tem poderes de telecinesia, e pode ajudar os novos amigos a encontrar o jovem Will.

Universos paralelos, monstros, muita ação e também muitas cenas cômicas marcam as temporadas de Stranger Things, atualmente um dos maiores sucessos da Netflix.

2. Atypical

Status: Concluída
Temporadas: 3 (A 4ª e última temporada ainda vai estrear)

Um jovem de 18 anos, que enfrenta todas as dúvidas e desafios do Ensino Médio, os medos sobre o futuro, a vontade de ter a primeira namorada, entre outros temas. Parece um tema já meio batido nas séries adolescentes? Bem, Atypical traz uma diferença: o protagonista aqui é um jovem autista.

De uma forma leve, a série mostra o cotidiano de Sam com o autismo, as limitações que isso lhe provoca e, ao mesmo tempo, comprova que ele pode fazer tudo que ele quiser, ainda que do seu jeito.

Os episódios ainda abordam a vivência de seus amigos e de sua família com a realidade do autismo, além de mostrar formas de respeito e inclusão.

3. Sex Education

Sex Education

Status: Em produção
Temporadas: 2

O nome da série indica exatamente aquilo que esta trata: Otis (Asa Butterfield) é filho de uma terapeuta do sexo, o que já lhe causou muitos problemas, inclusive certos bloqueios. Mas algo inesperado acontece com o jovem na escola: ele acaba aconselhando um colega e logo passa a atuar também como um terapeuta nesta assunto.

A série caiu nas graças do público ao abordar com leveza mas seriedade, assuntos como assédio, educação sexual, homossexualidade, homofobia, bullying, assexualidade, aborto, abandono parental, sororidade, entre outros temas.

Contando com excelentes cenas cômicas, a série traz o sexo na adolescência para uma discussão sem tabus, aberta, direta e apontando o quanto os jovens precisam dessa orientação.

4. Derry Girls

Derry Girls

Status: Em produção
Temporadas: 2

Esta produção britânica acompanha a vida de vários adolescentes da cidade de Derry na Irlanda do Norte, durante o início da década de 1990.

Com uma abordagem mais realista - sem grandes truques, efeitos especiais, ou tramas super fictícias - a série mostra jovens com problemas reais e que existiam na sociedade norte-irlandesa daquela época, um período ainda marcado por uma guerra recente.

5. Eu Nunca... (Have Never I Ever)

Status: Em produção
Temporadas: 1 (A 2ª temporada já está confirmada, mas ainda sem data de estreia)

Devi é uma jovem estudante americana descendente direta de indianos. Atualmente no Ensino Médio, ela precisa sempre lidar com a mistura de suas culturas e, recentemente, sofreu uma grande perca, com a morte prematura de seu pai.

Tentando superar tudo pelo que passou, ela motiva suas amigas, Eleanor e Fabiola, a colocarem em prática estratégias para melhorarem sua popularidade na escola. Eleanor é apaixonada por teatro, mas sua motivação pode ser abalada pelo retorno de sua distante mãe. Já Fabiola precisa encarar a recém descoberta homossexualidade.

A série foi muito elogiada pela diversidade do elenco, abordando temas diversos ligados à essa idade, como família, sexualidade, abandono parental, mentiras, terapia, luto, entre outros.

6. Elite

Elite

Status: Em produção
Temporadas: 3

O nome da série já serve de indicativo para percebermos melhor qual a temática desta produção. O espectador é convidado a entrar na escola de Las Ensinas - a mais exclusiva da Espanha.

Contudo, tudo muda assim que três estudantes pobres são admitidos na escola, após terem o seu colégio destruído em um incêndio. As diferenças entre os grupos de estudantes vão se intensificando e elas acabam por terminar num assassinato rodeado de mistério.

Acompanhando o sucesso de La Casa de Papel, Elite atraiu muitos espectadores, que não se decepcionaram com a trama de suspense que o programa trouxe em meio ao contexto adolescente no qual vários temas importantes são abordados.

7. Sangue e Água

Status: Em produção
Temporadas: 1 (A 2ª temporada já está confirmada, mas ainda sem data de estreia)

Essa série sul-africana traz uma mistura de drama adolescente, mistério e investigações, e até temas mais sérios como tráfico de seres humanos. A trama acompanha a adolescente Puleng, cuja irmã Phumele foi sequestrada ainda bebê.

Quando Puleng já não aguentava mais viver na sombra e no luto da perca da irmã, e pedia aos seus pais para aceitarem sua provável morte, ela conhece uma rica e popular jovem chamada Fikile Bhele, e começa a desconfiar que a menina pode ser sua irmã perdida.

Paa investigar a fundo e se aproximar de Fikile, Puleng muda de escola e acaba se envolvendo em um mundo que guarda bem mais mistérios do que ela esperava.

8. Teen Wolf

séries adolescentes netflix

Status: Concluída
Temporadas: 6

Vagamente inspirada no filme homônimo de 1985, Teen Wolf aborda os desafios que o jovem Scott McCall vai precisar enfrentar após ser mordido por um lobisomem. Além de aprender a lidar com seus novos poderes e sua condição, Scott precisa descobrir quem é o Alfa que o mordeu, e que está cometendo assassinatos pela cidade de Beacon Hills.

Para tanto, ele contará com a ajuda de Derek, um lobisomem beta, e seu amigo de infância, o atrapalhado Stiles Stilinski, filho do xerife da cidade. Para completar, a garota por quem Scott está se apaixonando vem de uma tradicional e perigosa família de caçadores de lobisomens.

Durante seu tempo no ar, Teen Wolf conquistou fãs por todo o mundo, e foi um grande sucesso para a emissora MTV. Entre os pontos elogiados estavam a diversidade dos personagens, a abordagem de romances gays com grande naturalidade, as excelentes cenas cômicas, o papel das personagens femininas, e o desenvolvimento das figuras parentais. Vale muito conferir!

9. Julie and the Phantoms

Status: Em produção
Temporadas: 1

Se você curte série teen, provavelmente vai ver e rever esta algumas vezes, além de correr para ouvir a playlist da produção, toda composta por músicas originais (que alcançaram o topo do ranking do iTunes com apenas alguns dias de lançamento). Baseada na série brasileira Julie e os Fantasmas, Julie and The Phantoms acompanha uma banda formada pela estudante do Ensino Médio Julie e três divertidos fantasmas de jovens de 17 anos que morreram em 1995.

Além de ajudar Julie a retornar para o mundo da música, do qual a menina tinha se afastado após a morte de sua mãe, Luke, Alex e Reggie descobrem que podem ficar visíveis para todos quando tocam com ela. Mas a nova oportunidade de alcançar o sucesso passará por vários desafios, incluindo o fato de precisarem lidar com a morte ainda tão jovens.

Com cenas leves, personagens cativantes e bons momentos de comédia, a série também emociona na medida quando aborda o luto de perder um ente querido. Para quem ainda não tem certeza se a produção tem qualidade, aqui vai mais um ponto a favor da série: a produção é de ninguém menos que Kenny Ortega, conhecido por produções como a franquia High School Musical, filmes como Dirty Dancing e Curtindo a Vida Adoidado, além de seus trabalhos com músicos como Cher, Michael Jackson e a banda Kiss.

10. The 100

Os 100

Status: Em produção
Temporadas: 7

97 anos depois de uma guerra nuclear matar praticamente toda a humanidade e tornar a Terra um planeta inabitável, os únicos sobreviventes passaram a morar em 12 estações espaciais. Ao todo, cerca de 2.400 pessoas vivem nas estações, cuja união é denominada de Arca.

A trama se desenvolve quando, motivados pela diminuição dos recursos na Arca, os governantes decidem mandar 100 prisioneiros juvenis considerados descartáveis para a Terra, tanto apra diminuir a lotação das estações quanto para investigar as condições de sobrevivência no planeta.

Abordando a formação de comunidades, os conflitos, e os problemas pessoais de cada personagem, a série caiu nas graças dos fãs e já contou com reviravoltas e revelações chocantes.

11. Riverdale

Riverdale

Status: Em produção
Temporadas: 4

Esta é a primeira série desta lista que é baseada em quadrinhos. Sim, Riverdale é inspirada nas HQs do Archie, um personagem muito popular nos Estados Unidos.

A série foca no grupo de adolescentes formado por Archie, Betty, Veronica e Jughead. Quando o assassinato de um dos jovens da pacata cidade de Riverdale choca a comunidade, o grupo se vê envolvido em conspirações, mistérios, gangues, doentias relações familiares e muitos outros perigos.

Um tanto quanto caótica (a série já teve 2 episódios musicais), a série parece ter conquistado o público e segue ganhando novas temporadas, além de ter alavancado a carreira do elenco principal.

12. Alexa & Katie

Status: Concluída
Temporadas: 3 (com a 3ª temporada dividida em 2 partes)

Duas amigas de infância, vivenciando todas as experiências do Ensino Médio, como romances, dúvidas sobre o futuro e as responsabilidades da escola. Contudo, Alexa e Katie têm um desafio a mais para enfrentar: Alexa foi diagnosticada com um câncer.

Embora o tratamento esteja correndo bem - e a série não aborde os momentos mais difíceis e as hospitalizações da jovem - as duas ainda precisam lidar com diferentes medos e limites impostos pela condição de Alexa. Mas fazem isso com leveza, o apoio que apenas uma melhor amiga pode oferecer e muita diversão.

Uma série bonita, que tem como foco a amizade entre as duas jovens, Alexa & Katie consegue nos fazer rir e nos emocionar em um mesmo episódio, abordando ainda o ue a vivência de um câncer representa também para as famílias envolvidas.

13. On My Block

séries adolescentes netflix

Status: Em produção
Temporadas: 3

On My Block se passa em um bairro marginalizado de Los Angeles e acompanha o cotidiano de quatro adolescentes, que acabam tendo sua amizade testada pelas mais variadas dificuldades que outros jovens com melhores condições e realidades financeiras não poderiam sequer imaginar.

Estamos falando de temas que vão desde brigas de gangues até questões de deportação. Mais uma série Netflix elogiada por sua diversidade, o programa tem seu elenco formado majoritariamente por atores negros e latinos.

Mesmo com a abordagem e assuntos tão sérios, os episódios ainda contam com excelentes momentos de comicidade, além de explorar também outros aspectos mais leves da juventude.

14. O Mundo Sombrio de Sabrina

Status: Concluída
Temporadas: 6

Sabrina é uma icônica personagem dos quadrinhos do Archie, tendo sido popularizada graças à série dos anos 1990, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

Em 2018, a Netflix produziu este remake, que nos apresenta a dualidade que Sabrina sente depois de ter feito 16 anos, tendo agora que escolher entre o mundo das bruxas ou o mundo dos humanos.

Esta produção da Netflix apresenta a personagem de uma forma super interessante, sempre num ambiente bem misterioso e com uma carga dramática bem adequada e um clima bem mais macabro.

15. O Clube das Babás

séries adolescentes netflix

Status: Em produção
Temporadas: 1

Este seriado é baseado numa série de livros escritos por Ann M. Martin que ganhou grande popularidade entre o público infantil e pré-adolescente. A trama acompanha um grupo de jovens meninas que percebem a escassez de boas babás e veem nisso uma oportunidade de negócio.

Mas O Clube das Babás aborda mais do que o talento das jovens empreendedoras, que combinam suas habilidades para que o negócio dê certo. A série explora os problemas pessoais que cada uma delas passa, e acaba apresentando boas personagens, que buscam sempre apoiar umas às outras.

16. She-ra e as Princesas do Poder

Status: Concluída
Temporadas: 5

Esta série animada é uma releitura da história de She-Ra: Princesa do Poder, de 1985, e assim como a produção original, conta a história da rebelião da adolescente Adora. Como é possível ver pelo título da nova versão, um espaço ainda maior para as demais personagens da série foi uma das propostas do programa.

Quando a princesa Adora descobre que seu pai adotivo, Hordak, na verdade era um tirano que apenas causava sofrimento ao planeta de Etheria, ela se rebela contra ele, une-se à Resistência e reconstrói a Aliança das Princesas. Ao mesmo tempo em que acompanhamos ela se transformando na Princesa do Poder ao encontrar a espada mágica, também conhecemos mais das outras personagens e suas histórias.

A série foi elogiada por sua diversidade, por seu elenco quase totalmente feminino, por trazer personagens com diferentes tipos de corpos, e por não sexualizar as heroínas. A proposta aqui é outra, e foi bem recebida pelo público. She-ra e as Princesas do Poder chegou a ser indicada para o GLAAD Media Award de Melhor Programação para Crianças e Famílias.

17. Glee

séries adolescentes netflix

Status: Concluída
Temporadas: 6

Produzida pela FOX de 2009 a 2015, a série Glee conquistou seu lugar na história da televisão americana. Produzida por Ryan Murphy (Pose, American Horror Story), o programa acompanha as divertidas confusões entre os integrantes de um coral do Ensino Médio.

Além de abordar os romances e problemas de cada personagem, a série tocou em temas de grande importância, como racismo, homofobia, bullying, suicídio, sexo, bulimia, deficiência física, gravidez na adolescência, adoção, entre outros.

Mas é impossível falar de Glee e também não destacar as excelentes versões de grandes músicas que a série trouxe, contando inclusive com episódios temáticos de Michael Jackson, Britney Spears e Madonna. Emociona, diverte e marcou época.

18. Gossip Girl

Gossip Girl

Status: Concluída
Temporadas: 6

Um grande sucesso entre 2007 e 2012, quando foi ao ar, esta série acompanha a vida, os romances, os problemas e os excessos de um grupo de adolescente privilegiados de Nova York. Estudantes das escolas de elite no Upper East Side de Manhattan, o grupo se vê vigiado por uma misteriosa blogueira, que denuncia seus escândalos pessoais em seu blog, assinando apenas como "Gossip Girl".

O principal alvo da Gossip Girl é Serena van der Woodsen (Blake Lively), que começa a série retornando de uma viagem de seis meses, período em que se manteve isolada, resolvendo problemas pessoais.

Mortes, intrigas, segredos expostos e muito mais são abordados na série, que guarda até a última temporada a informação sobre qual dos personagens está por trás da Gossip Girl.

19. The Flash

séries adolescentes netflix

Status: Em produção
Temporadas: 6

O jovem Barry Allen passou por um terrível trauma ainda em sua infância, quando viu sua mãe ser assassinada por uma misteriosa luz amarela. Após seu pai ser injustamente acusado do crime, e é adotado pelo detetive Joe West. Em sua fase adulta, Barry é um brilhante cientista forense com poucas habilidades sociais, mas seu mundo vira de cabeça para baixo quando um acidente no StarLabs provoca um espécie de chuva de raios, e ele é atingido.

Após algum tempo em coma, Barry acorda e percebe que agora tem super poderes que fazem dele o homem mais rápido do mundo. O jovem se une a outras cientistas para usarem suas novas habilidades para combater aqueles que também foram atingidos pelo acidente do laboratório, mas resolveram usar seus poderes para o crime.

Uma das séries que compõem o chamado Arrowverse, The Flash apresentou a história do personagem da DC Comics com um clima mais teen, de modo a conquistar novas gerações de fãs. Além de reviravoltas e vilões clássicos dos quadrinhos do personagem, a série conta com boas cenas cômicas.

20. Jane the Virgin

séries adolescentes netflix

Status: Concluída
Temporadas: 5

Gina Rodriguez dá vida a Jane Villanuena, uma jovem latina religiosa, que tinha planos de perder sua virgindade apenas após o seu casamento. Seu namorado Michael estava prestes a pedi-la em casamento, quando Jane descobre que foi acidentalmente inseminada por sua médica ginecologista. Para piorar a situação, o sêmen usado na inseminação é de Rafael Solano, dono do hotel em que Jane trabalha.

A partir daí, divertidas situações se desenham, com Jane precisando decidir o que fazer com seu futuro, que rumos tomar em sua vida amorosa e profissional. No decorrer das temporadas, os personagens secundários também ganham bons arcos de história, incluindo mistérios e assassinatos.

Um dos pontos característicos da série é sua estética similar às das novelas latinas, incluindo até mesmo um narrador que muito contribui para a história.

21. Skins

Skins

Status: Concluída
Temporadas: 7

Atenção, esta é uma série indicada para maiores de 18 anos! A série de televisão britânica Skins retrata as vidas conturbadas de três grupos de adolescentes por três gerações diferentes, e explora temáticas relacionadas com famílias disfuncionais, problemas mentais, sexualidade, insegurança, abuso de álcool, drogas e morte.

Criada pelos escritores pai e filho Brian Elsley e Jamie Brittain, a série tem cenas bastante pesadas. O programa revelou alguns atores muito conhecido do público hoje, como Nicholas Hoult (Tolkien), Kaya Scodelario (Maze Runner, Spin), Dev Patel (Quem quer ser um Milionário, Modern Love) e Hannah Murray (Game of Thrones).

FIQUE LIGADO:

As melhores séries de drama para assistir na Netflix

Lista de séries que não passaram da 1ª temporada

As melhores séries da HBO de todos os tempos!