O essencial sobre Nick Fury, o comandante da SHIELD

Uma das figuras centrais do universo Marvel é Nick Fury, a mente por trás da SHIELD e um homem que seria capaz de dar a própria vida pela proteção do mundo. E olha que ele nem mesmo possui poderes! Conheça um pouco mais sobre esse personagem e os mistérios que seu tapa-olho esconde.

Segunda Guerra Mundial

guerra

Nick Fury cresceu em Hell's Kitchen, Nova York durante a Grande Depressão. O mais velho dos três filhos de Jack Fury, um piloto veterano da Primeira Guerra Mundial. Contudo, Nick Fury só foi saber do passado de seu pai quando se juntou ao exército.

A vida em Hell's Kitchen não era nada fácil nessa época, mas Fury tinha a amizade de Red Hargrove, que o ajudava a se manter longe do perigo. Ambos cresceram e se tonaram policiais, sendo Fury o melhor atirador da organização. Quando a Segunda Guerra teve início, os dois amigos chamaram a atenção do Tenente Sam Sawyer, que os enviou para uma missão especial na Holanda. Após essa missão, foram realocados para Pearl Harbor, onde presenciaram o ataque japonês. Dos dois, apenas Fury sobreviveu, que jurou por seu amigo que combateria os nazistas e japoneses.

Após esse evento, Fury novamente foi convocado pelo Tenente Sawyer. Dessa vez Fury foi indicado para liderar o Comando Selvagem, bando de soldados que receberam treinamento especial e que eram encarregados das missões mais perigosas da guerra. Junto do Comando Selvagem, Fury lutou contra vilões como o Caveira Vermelha, Barão Zemo e, seu principal inimigo, Barão Wolfgang Von Strucker. Também foi nessa época que conheceu pessoalmente o Capitão América.

Feridas de guerra

feridas

A passagem de Nick Fury pela Segunda Guerra Mundial o deixaria marcado para o resto da vida. Pois, em duas de suas missões com o Comando Selvagem, ele foi ferido gravemente. A primeira vez foi quando foi atingido pelo impacto de uma granada. Foi dessa forma que Nick Fury perdeu a visão de seu olho esquerdo, que passou esconder atrás de um tapa-olho.

Já o segundo ferimento foi bem mais grave, e foi preciso muito mais que um simples tapa-olho para ser resolvido. Aconteceu após Fury ser pego na explosão de uma mina terrestre. Para salvar sua vida, Fury teve a Fórmula do Infinito, um elixir restaurador de vida, injetada no seu organismo. Essa fórmula é o que concede a Nick Fury sua vida prolongada e retarda seu envelhecimento.

SHIELD

shield

O fim da Segunda Guerra não foi o fim da carreira militar de Nick Fury. Com o fim desse conflito ele procurou novas maneiras de ajudar a proteger o seu país. Tornou-se um agente da CIA e viajou o mundo realizando missões secretas de espionagem e assassinato. Foi nesse período que Fury recebeu a patente de coronel.

Devido à sua ótima reputação como agente de campo, Nick Fury foi chamado para ser o novo comandante de uma organização de vigilância de combate ao terrorismo. Então teve início a carreira de Nick Fury na SHIELD. Sob seu comando, Nick transformou a SHIELD em uma organização secreta extremamente efetiva e também passou a empregar os serviços de super-heróis como Capitão América, Homem-Aranha, Viúva Negra, Luke Cage e Wolverine.

Muitos foram os inimigos que a SHIELD combateu sobre o comando de Nick Fury. A organização nazista, Hydra, foi um dos principais alvos de combate, principalmente por ser liderada por Von Strucker, antigo inimigo por quem Fury possui um ódio especial. Também foi uma das principais defesas da Terra contra a invasão dos Skrulls, alienígenas metamorfos que estavam assumindo a identidade de várias pessoas ao redor do mundo. No entanto, essas são apenas duas das várias ameaças enfrentadas pela SHIELD.

Impedido de agir

unseen

Foram muitos anos servindo e protegendo o seu país, mas certo dia, o tempo e a idade alcançaram Nick Fury. Após certo tempo sem renovar a fórmula do infinito em seu organismo, seu corpo começou a envelhecer rapidamente e morreria em pouco tempo. Por isso, convocou vários super-heróis para testá-los e ver quem poderia ser um substituto adequado. O teste em questão era descobrir quem havia assassinado Uatu, o Vigia responsável por observar a Terra.

Todos os envolvidos, de uma forma ou de outra descobriram que Nick Fury não havia contado a história completa e encontraram seu corpo envelhecido. A verdade é que Uatu havia sido atacado pelos vilões Orbe, Exterminatrix e Doutor Midas, que haviam assaltado seu arsenal e arrancado um de seus olhos. Nick Fury questionou Uatu quem fizera aquilo e como poderia detê-los, mas Uatu nada disse, por causa de seu juramento de não intervenção dos Vigias.

Fury faria de tudo para proteger a Terra e, ao descobrir que era nos olhos que os Vigias guardavam as informações de tudo aquilo que testemunhavam, não hesitou. Nick Fury matou Uatu e arrancou o olho que lhe restava. 

Os heróis, ao descobrirem isso tudo, não deixariam saísse impune. Entretanto, Fury consegue fugir prossegue com seu plano de eliminar os vilões que haviam assaltado o arsenal de Uatu. Após uma extensa luta contra Doutor Midas, o vilão explode e aparentemente mata Nick Fury, sem deixar nenhum traço do antigo diretor da SHIELD para trás.

Porém, o que realmente aconteceu foi que os Vigias se apossaram de Fury momentos antes que morresse, para que pudesse ser punido pela morte de Uatu. Nick Fury foi acorrentado na Lua, onde tomaria o lugar de Uatu e vigiaria a Terra constantemente sem jamais poder intervir.

Ultimate Nick Fury

ultimate

Quando a Marvel lançou o seu selo Ultimate de história em quadrinhos, vários personagens clássicos foram atualizados e reimaginados para os tempos modernos. Personagens como Homem-Aranha, X-Men, Vingadores e Quarteto Fantástico, todos foram repaginados. Nisso também se inclui Nick Fury, que foi reimaginado como um homem negro cujos traços faciais se assemelhavam muito ao rosto do ator Samuel L. Jackson.

Contudo, o ator nunca cedeu seus direitos de imagem para ser retratado em uma revistinha de super-heróis. Samuel L. Jackson entrou em contato com a Marvel para resolver esse problema. Foi então que a Marvel ofereceu a Jackson o papel de Nick Fury no futuro filme que iriam produzir sobre o Homem de Ferro. Foi assim que o Universo Cinematográfico da Marvel conseguiu seu Nick Fury, que se tornaria uma das versões mais reconhecidas do personagem.

Poderes e habilidades

poderes

Fórmula do infinito

Como foi dito anteriormente, trata-se de um elixir da vida que faz com que retarda o envelhecimento de Nick Fury, tornando-o potencialmente imortal, desde que tome novas doses do elixir de tempos em tempos. 

Conhecimentos militares

Nick Fury possui conhecimentos e habilidades que serviram para que se tornasse um soldado de alto desempenho, um espião e o líder de uma agência secreta. Entre essas habilidades estão maestria em artes marciais (boxe, tae kwon do, jiu-jitsu), conhecimento estratégico, experiência como atirador, proficiência com armas brancas e de fogo, pilotagem de vários veículos e conhecimento de várias línguas.

Consciência cósmica

Ao ser punido pelos Vigias, Nick Fury adquiriu uma espécie de novo sentido. Trata-se da capacidade de observar todos os eventos de uma linha temporal, passado, presente e futuro, não se limitando àquela na qual se encontra.