Conheça o Máscara Negra, o maior líder criminoso de Gotham

Uma das próximas produções da DC será o filme Aves de Rapina, um grupo de super-heroínas de Gotham que conta com a presença de Canário Negro, Caçadora e Renee Montoya. No entanto, todos sabemos que para todo herói (ou heroína, nesse caso) é preciso um supervilão à altura, e no caso das Aves de Rapina, especula-se que esse inimigo seja o Máscara Negra, um dos muitos vilões já enfrentados pelo Batman. Conheça mais sobre essa ameaça influente no mundo do crime de Gotham.

Máscaras sociais

Origem

Roman Sionis nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade de Gotham, cuja fortuna vinha da Cosméticos Janus, poderosa companhia local. Contudo, seus pais somente se preocupavam com o status que possuíam na alta sociedade de Gotham, e pouco se importavam com o bem-estar de Roman, que os desprezava por valorizar tanto essas máscaras sociais. Negligenciado pelos pais, assim foi a vida de Roman até se tornar um adulto.

As coisas realmente ficaram feias quando Roman se apaixonou por Circe, uma secretária da Cosméticos Janus. Como esperado, seus pais foram totalmente contra a união dos dois, uma vez que consideravam isso uma mancha à sua reputação. Revoltado, Roman Sionis ateou fogo à mansão, causando a morte de seus pais. Dessa forma, Roman se livrou do incômodo que eram seus pais, bem como herdou o controle da companhia de cosméticos.

Assumindo um novo rosto

Nova face

Com a Cosméticos Janus sob a presidência de Roman Sionis, os negócios começaram a piorar drasticamente. Foi um péssimo empresário que quase levou a companhia à falência. Na tentativa de salvar a empresa, a Janus desenvolveu um novo cosmético, mas que provou ser danoso e até mesmo letal para seus usuários. A companhia recebeu vários processos e Roman foi obrigado a vender a empresa para a Indústrias Wayne, além de ter que abandonar seu posto de presidência.

Humilhado e enfurecido, Roman Sionis foi até a cripta de seus pais para tentar lidar com sua raiva. Ele destruiu o caixão de ébano de seu pai, pegou um pedaço da madeira e começou a esculpir uma máscara negra. Foi nesse dia que ele adotou a alcunha de Máscara Negra e se tornou uma das mais terríveis mentes criminosas da cidade de Gotham. 

A face do crime de Gotham

Criminoso

Seus primeiros atos como um vilão de Gotham foi recrutar capangas para a sua organização criminosa, a Sociedade da Face Falsa, grupo que acompanha o personagem há anos. Então, com seus seguidores ao seu lado, Máscara Negra começou a se vingar todos os envolvidos na compra da Cosméticos Janus. Isso culminou em um combate contra o Batman, no qual Máscara Negra tentou matar o herói com um incêndio. O tiro saiu pela culatra e ele foi pego pelas chamas, fazendo com que a máscara que usava se fundisse ao seu rosto.

A carreira criminosa do Máscara Negra foi repleta de idas e vindas (escapadas) do Asilo Arkham. Reformou a Sociedade da Face Falsa em uma espécie de culto dedicado a revelar a verdadeira face da sociedade, geralmente por meio de mutilação do rosto de inocentes. Contudo, após certo tempo, abandonou esse seu lado de líder cultista para se tornar um dos maiores senhores do crime do submundo de Gotham, especializando-se em tráfico de drogas e fazendo alianças com outros líderes criminosos, como o Pinguim.

A máscara cai

Morte

O império criminal de Máscara Negra se espalhou por toda Gotham, embora tenha tido mais força na região de East End. Essa região era também o lar da Mulher-Gato, que agia como uma heroína por lá. Foi inevitável que ela começasse a interferir nos negócios do Máscara Negra, atraindo a fúria do vilão.

Os dois personagens se odiavam e travaram muitas batalhas. Em dado momento, Máscara Negra capturou a Mulher-Gato e a torturou, também capturou e matou seu cunhado, fazendo com que sua irmã comesse parte dele em seguida. Apesar dessa situação desesperançosa, Mulher-Gato conseguiu escapar e derrotar o Máscara Negra.

Tudo indicava que o Máscara Negra havia morrido após esse último embate contra a Mulher-Gato, mas Roman Sionis reapareceu no submundo de Gotham, reerguendo novamente o seu império do crime. No entanto, Mulher-Gato não estava disposta a ver a história se repetir. Ela rastreou a localização do vilão e deu um tiro na cabeça do Máscara Negra.

O legado do Máscara Negra

Novo

A Mulher-Gato foi o fim de Roman Sionis, mas esse não foi a última vez que o Máscara Negra causou a desordem em Gotham. Jeremiah Arkham, o descendente do fundador do Asilo Arkham e chefe psiquiatra da instituição, assume a identidade do vilão após sofrer um surto mental. Esse segundo Máscara Negra não foi um senhor do crime como o anterior, mas retornou ao estilo líder cultista que o vilão já apresentou.

Jeremiah Arkham acreditava que o Máscara Negra não era uma pessoa, mas sim uma entidade sobrenatural. Sempre que ele colocava a máscara, assumia a personalidade do Máscara Negra, que o forçava a cometer os crimes mais violentos e hediondos possíveis.

Poderes e habilidades

Poderes e habilidades

Devido ao seu passado como um empresário do ramo dos cosméticos, Roman Sionis pode parecer não ser uma grande ameaça, mas seus anos como um dos maiores líderes criminosos de Gotham lhe renderam grandes habilidades. A seguir estão os principais conhecimentos do Máscara Negra:

  • Gerenciamento: Ele pode ter praticamente falido a Cosméticos Janus, mas talvez estivesse apenas no ramo errado. Como criminoso, Sionis foi um dos criminosos de Gotham com mais sucesso, quase assumindo controle total do submundo da cidade.
  • Armas de fogo: Máscara Negra é um atirador bastante competente, sempre carregando consigo pelo menos duas pistolas semi-automáticas.
  • Combate corporal: É um lutador competente, conseguindo enfrentar pessoas bastante habilidosas, como o Asa Noturna, Capuz Vermelho e Mulher-Gato.
  • Interrogatório: Ótimo em extrai informações de pessoas, embora muitas vezes apele diretamente para a tortura.
  • Disfarces: Roman Sionis é um ótimo ator e mestre dos disfarces. Normalmente utiliza máscaras de realistas sobre seu rosto de caveira.

Aves de Rapina tem sua data de estreia marcada para 7 de fevereiro de 2020, nos Estados Unidos.