Kimi no Na wa é um dos filmes mais aclamados pelos fãs de animes dos últimos anos. O responsável por esta obra de arte da filmografia de animação japonesa é Makoto Shinkai, nome por trás de vários outros títulos de sucesso.

Seguindo e aprimorando a receita que caracteriza os seus belíssimos filmes, em Your Name Makoto não deixou de homenagear os fãs que seguem o seu trabalho.

O longa está cheio de referências que remetem a outros filmes de Shinkai. Separamos aqui os 5 easter eggs mais interessantes de Kimi no Na wa e que você não podia deixar passar batido.

Yukari Yukino

yukari

Para quem acompanha o trabalho de Makoto deve reconhecer o rosto da professora de literatura de Mitsuha. O seu nome é Yukari Yukino e é a protagonista de outro famoso (e belo) longa do cineasta: O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa).

Neste filme de 2013, Yukari se envolve emocionalmente com Takao Akizuki, um estudante de 15 anos. No longa, devido a grande diferença de idades entre ambos, os dois não ficam juntos e a história termina com Yukino regressando para a sua terra natal, Shikoku.

No entanto, em Kimi no Na wa descobrimos a professora no remoto vilarejo de Itomoro, onde trabalha como professora de literatura na escola onde Matsuha estuda. 

Para quem conheceu a história de Yukari em O Jardim das Palavras, encontrá-la em Your Name foi uma surpresa bastante comovente.

Ah, vale lembrar que ao contrário de Shikoku, Itomoro é uma localidade fictícia, ou seja, não existe na vida real.

Restaurante Il giardino delle parole

kimi no na wa

O nome do restaurante italiano que Taki trabalha pode ser literalmente traduzido para o português como "O Jardim das Palavras". Sim, esta é mais uma referência direta ao filme feito por Makoto em 2013.

E os easter eggs referentes à Kotonoha no Niwa não ficam por aqui. Outro detalhe interessante é o nome do café que Taki e seus amigos costumam se reunir depois das aulas: Leaves of Words. Esta é outra tradução que o título original do filme pode ter em inglês. Ou seja, no fim das contas, também significa "O Jardim das Palavras".

Takao Akizuki

takao
Takao está do lado esquerdo, usando um moletom marrom.

Outro protagonista de O Jardim das Palavras também fez um breve cameo em Kimi no Na wa, mas de um modo bastante mais discreto do que Yukari Yukino. 

Estamos falando de Takao Akizuki, o jovem estudante de 15 anos que se apaixonou por sua professora, a misteriosa Sra. Yukino. 

O personagem aparece nos últimos minutos do filme, quando Mitsuha surge entre a multidão na rua. 

Este easter egg é tão sutil que só foi descoberto após o próprio Makoto revelar durante uma entrevista em janeiro de 2018, na ocasião em que o filme foi transmitido na rede de TV Asahi pela primeira vez.

takao
Takao em O Jardim das Palavras.

Publicidades Z-Kai

kimi no na wa z kai

Em várias cenas de Kimi no Na wa, principalmente em transportes públicos, podemos ver publicidades sobre o Z-Kai.

Este é um serviço de ensino por correspondência que serviu de pano de fundo para outro filme de Makoto, Z-Kai: Cross Road (2013). 

Hyouka mapa

Taki olhando mata
Taki olhando para o mapa de Gifu.

Quando Taki saiu a procura da cidade de Mitsuha, em determinada cena ele aparece olhando para o mapa de Gifu (nome de uma cidade e província japonesa). 

As atrações turísticas que aparecem no canto direito do mapa foram tiradas diretamente de um mapa da vida real feito para o anime Hyouka, autoria deHonobu Yonezawa.

mapa real de hyouka
Localizações reais usadas no mapa do anime Hyouka