Kareem Abdul-Jabbar diz que Martin Scorsese não está errado sobre a Marvel

O ex-jogador da NBA, Kareem Abdul-Jabbar, que também já ajudou a Marvel Comics em alguns projetos, resolveu falar sobre as críticas de Scorsese sobre os filmes de super-heróis da editora. Para ele, o renomado diretor não estão tão errado quanto as pessoas estão imaginando.

Em um artigo de opinião para o The Hollywood Reporter, o escritor tratou de mostrar que não concorda com a opinião de Scorsese sobre os heróis e que ele é muito fã do gênero. Mas que, na realidade, o cineasta estava apenas citando as diferenças entre o "High Art" e longas mais populares.

Kareem Abdul-Jabbar

Scorsese não estava denegrindo os filmes da Marvel, mas fazendo uma distinção entre High Art (um termo preciso, mas digno de arrepiar) que poderíamos ver em um museu ou apresentado na NPR, e a arte cotidiana regular que poderíamos ver em nossas camisas e tatuagens. Scorsese está afirmando o óbvio: 'A tempestade no mar da Galiléia', de Rembrandt, não está no mesmo nível que 'Dogs Playing Poker', de Coolidge, não importa o quanto esses cães nos façam sorrir. Nem o romance Jaws, de Peter Benchley, será igual ao magnificência do Moby-Dick de Herman Melville, apesar de vender mais milhões de cópias. O Capitão América nunca será James Baldwin.

O High Art que Abdul-Jabbar se refere, é algo semelhante ao que chamamos de cult. O diretor é reconhecido nesse gênero e o ex-jogador acredita que as críticas de Scorsese, na realidade, não era no sentido de diminuir ou criticar os longas.

Nos últimos dez anos, desde quando começou a onda de filmes de super-heróis pra valer, esse gênero vem crescendo cada vez mais e se tornou muito popular. Há quem concorde com as palavras dos cineastas e quem discorde, dizendo que é por medo de ver um filme de herói ganhando o Oscar.

E aí, qual é a sua opinião sobre as críticas feitas a Marvel recentemente? Lembrando que a mais nova estrela de Hollywood que alfinetou o estúdio foi Jennifer Aniston.

FIQUE LIGADO:

Jennifer Aniston diz que os filmes da Marvel estão limitando o cinema!

Martin Scorsese diz que filmes da Marvel não são cinema!

Robert Downey Jr. fala sobre as críticas de Martin Scorsese!

Fonte: The Hollywood Reporter