Descubra quem é Ayesha, a mulher de ouro de Guardiões da Galáxia

O novo trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi liberado e finalmente vimos um pouco de Ayesha. Mas quem é realmente essa personagem dourada? Reunimos para vocês os fatos mais importantes dos quadrinhos sobre a misteriosa e altiva Ayesha!

1. Ayesha foi criada cientificamente

Enclave

A origem de Ayesha é puramente artificial e saída as mentes dos cientistas do grupo conhecido como Enclave. O objetivo do Enclave era a busca do melhoramento do mundo fosse qual fosse o custo necessário.

Em sua Cidadela da Ciência, o Enclave construiu um ser geneticamente perfeito com o intuito de ser o pai de uma nova raça humana. Esse ser perfeito era Ele, mais tarde conhecido como Adam Warlock.

Quando Ele ganhou o controle e decidiu escapar do domínio do Enclave, os cientistas decidiram criar uma cópia da sua anterior criação. Ao novo ser chamaram de Paragóna, que mais tarde viria a assumir outros nomes, incluindo Ayesha.

2. O envolvimento do Doutor Estranho

Parágona

Decidido a corrigir os erros do passado, o Enclave buscou um maior controle da sua nova criação. Para isso buscaram a ajuda médica do Doutor Estranho, enganando o cirurgião sobre os verdadeiros objetivos da sua intervenção. Estranho foi chamado para modificar a estrutura neurológica de Parágona que ainda estava em fase de desenvolvimento – mas a criatura revelou estar um passo à sua frente.

Deduzindo os planos do Enclave, Parágona se libertou e se transformou em uma forma negra brilhante. Ele explicou que descobriu as verdadeiras intenções do Enclave ao se conectar ao seu sistema informático, mesmo ainda dentro do seu casulo.

Enraivecido com o que tinha descoberto, a criação se revoltou contra o criador e destruiu a base do Enclave. Por último, Parágona retornou ao seu casulo para continuar seu desenvolvimento.

3. E se transformou em… mulher

Ela

Dentro do seu casulo, Parágona fez sua metamorfose para a forma feminina. Quando o casulo finalmente chocou, Parágona emergiu em sua nova forma, de pele dourada, e com o novo nome de Ela. Sua mudança de gênero e escolha de nome foram uma forma de fazer o par perfeito com o primeiro ser criado pelo Enclave: Ele.

4. Ela buscando Ele, Adam Warlock

Ela

Ela decidiu seguir os planos dos seus criadores e se tornar a progenitora de uma nova raça perfeita. Para isso, Ela decidiu que o companheiro ideal só podia ser Ele, o primeiro ser perfeito criado pelo Enclave e de quem ela era uma cópia. Na sua cabeça, Ela acreditava que o destino predizia um futuro dos dois como pais da nova raça humana.

Mas o destino não escutou os planos de Ela. Adam Warlock estava morto nessa época, após ter salvado o universo das garras de Thanos. Mesmo assim, Ela não desistiu e encontrou o corpo de Warlock, conseguindo ressuscitá-lo com os seus poderes cósmicos.

O corpo do herói foi reanimado mas a sua alma não residia mais nele. Como portador da Joia da Alma (uma das Joias do Infinito), Warlock tinha o seu espírito localizado na própria Joia. Ela viu que ele era um ser sem alma e decidiu retornar seu corpo ao túmulo, partindo depois para buscar outro companheiro para a sua missão.

5. Os poderes cósmicos de Ayesha

Ayesha

Ayesha foi criada através da alteração genética da sua composição com energia cósmica. Os seus poderes giram em torno desse tipo de energia, com a capacidade de absorver o poder cósmico do universo e depois usar contra seus inimigos.

A energia cósmica pode ainda aumentar a sua vitalidade, tornando imune a vários tipos de ataque de gravidade menor. Quando se encontra ferida, Ayesha cria um casulo cósmico onde regenera o seu corpo.

Além disso, Ela possui superforça, consegue sobreviver no espaço e não precisa comer, beber, respirar oxigênio ou dormir. Ayesha possui ainda algumas capacidades telepáticas, supervelocidade e consegue entender qualquer linguagem do universo.

6. Os vários nomes da personagem

Kismet

Além de Parágona, Ayesha e Ela, a personagem é mais conhecida no mundo dos quadrinhos como Kismet. Outros nomes incluem J’Ridia Starduster e Aquela Que Deve Ser Obedecida.

7. Sua primeira aparição foi numa HQ do Hulk

Hulk

Como Parágona, a primeira vez que surgiu nos quadrinhos foi em um gibi do Hulk em 1977, onde lutou contra o herói e venceu. A personagem foi criada por Len Wein, David Kraft e Herb Trimpe.

Como Ela / Kismet, ela apareceu na HQ Marvel Two-In-One #61 em março de 1980.

8. Existem outras duas personagens Marvel com o seu nome

Os outros dois Paragon

No original, Parágona é Paragon e existem mais dois personagens com esse codinome no universo Marvel. No jogo Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects, conhecemos a vilã Paragon. Ela era Maya, uma garota indígena de uma aldeia brasileira que foi sequestrada e transformada em ciborgue, e dada o codinome Paragon.

O outro Paragon é Cooper Roth, cuja aparição aconteceu na HQ do Homem de Ferro. Roth era membro da equipe do Capitão Ultra e fez parte da Iniciativa Nebraska. O herói morreu às mãos do vilão Graviton, em um esquema montado pelo Mandarim. No Brasil, o personagem recebeu o nome de Paradigma.

9. Ayesha nos Guardiões da Galáxia Vol. 2

Ayesha

O diretor do filme, James Gunn, revelou um pouco sobre a identidade de Ayesha na sequência:

“Ayesha é a Alta Sacerdotisa dourada de um povo geneticamente perfeito chamado de Sovereign. Ela não é uma mulher que você deva provocar – ela, todo o seu mundo, são extraordinariamente fatais.”

Sovereign, o povo de Ayesha, vai recrutar os Guardiões da Galáxia para lidarem com uma situação (ainda) misteriosa.

A personagem vai ser interpretada por Elizabeth Debicki, conhecida pelos seus papéis em O Grande Gatsby, O Agente da U.N.C.L.E. e The Night Manager.