Game of Thrones: Arya reencontrou mesmo Nymeria, a loba gigante?

Os animais em Game of Thrones são símbolos maiores que sua própria natureza, representando as Casas nobres de Westeros e seus valores. A família Stark está associada aos lobos gigantes, e logo no primeiro episódio da série assistimos aos filhos de Ned Stark receberem cada um o seu lobo.

Bran Stark viu seu lobo Verão morrer na sexta temporada, reduzindo assim o número de lobos para apenas 2. Fantasma está junto de Jon Snow em Winterfell e Nymeria não foi mais vista desde a primeira temporada... Ou será que realmente a vimos no episódio "Stormborn"?

Spoilers para a série e para a saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo.

A loba gigante era realmente Nymeria?

Nymeria e Arya

Enquanto Arya Stark acampa nas Terras Fluviais ela é rodeada por uma alcateia e enfrenta uma loba gigante impressionante. A jovem parece reconhecer nela Nymeria, sua loba perdida e diz a ela: “Eu vou para Norte, de volta a Winterfell – eu vou finalmente para casa.”

Arya pede para que a loba volte consigo para Winterfell, mas o animal gigante vira costas. Entre o orgulho e a tristeza, Arya se despede e diz apenas“Não é você”, algo que gerou confusão junto do público.

Mas a palavras dos criadores da série é final e eles confirmaram que essa era mesmo Nymeria. Quando Arya afirma que essa não era a loba, isso não era sobre sua identidade, mas sim sobre seu espírito. Em Game of Thrones, os lobos gigantes sempre pareceram refletir a personalidade dos seus donos Stark e Nymeria segue a tradição.

Na primeira temporada, assistimos a Ned conversando com Arya sobre o seu futuro como senhora da nobreza, da qual seria esperado o casamento com um lorde e filhos para cuidar. Mas Arya recusou esse cenário, e disse diretamente ao pai “Essa não sou eu.”

Agora na sétima temporada, assistimos aos paralelismos entre Nymeria e Arya, ambas com o mesmo espírito livre e muito longe de serem amansadas. Em um especial da HBO, D. B. Weiss, um dos criadores da série, afirmou que “Arya não está domesticada e faz todo o sentido que sua loba também não esteja.”

Este reencontro foi ainda mais especial se pensarmos que Arya tinha decidido retornar ao seu lar. De volta em Winterfell, quem melhor do que Nymeria para confirmar esta escolha? Os lobos gigantes sempre foram o símbolo da Casa Stark e Arya não voltará a abandonar a sua verdadeira identidade.

A última vez que vimos Nymeria

Nymeria e Arya

Uma guardiã fiel, Nymeria protegeu Arya quando Joffrey ameaçou ferir a filha mais nova dos Stark. Joffrey Baratheon ficou ferido e sua mãe exigiu que Ned Stark matasse Nymeria como punição pelo seu ato.

Mas Arya impediu que isso acontecesse ao afugentar o seu animal. Foi com grande dificuldade que ela conseguiu enxotar a loba, atirando pedras para que ela deixasse de a seguir. A salvação de Nymeria foi a morte de Lady, pois Cersei ordenou que a loba de Sansa fosse morta no lugar da loba desaparecida.

Nymeria nos livros e sua ligação com Arya

Nymeria

Arya Stark recebeu sua loba e logo soube que nome lhe dar: Nymeria. A inspiração veio da rainha guerreira com o mesmo nome, uma líder Roinar que levou seu povo perseguido até o território que conhecemos como o Dorne. A feroz Nymeria conquistou e uniu todas as tribos do Dorne, sendo reverenciada como a fundadora da Casa Martell.

O espírito feroz da rainha parece ter entrado na loba que compartilha seu nome. Em As Crônicas de Gelo e Fogo, existem relatos e rumores sobre uma loba gigante que lidera uma matilha de lobos nas Terras Fluviais. Quando Arya escuta essas descrições, ela sabe que se trata da sua Nymeria.

Mas estes rumores apenas confirmam aquilo que Arya vê nos seus sonhos. Nos livros, Bran não é o único filho Stark que tem o poder de ser um warg; Arya e Jon Snow compartilham essa capacidade e têm uma ligação profunda com seus lobos. Um warg (também conhecido como troca-peles) é alguém com a habilidade de entrar na mente de um animal e até pode ser capaz de o controlar.

Embora isto nunca tenha sido explorado na série, existem vários momentos em que Arya tem sonhos em que vê aquilo que Nymeria está vendo. No livro A Tormenta das Espadas, Arya tem um sonho em que vê Nymeria atacando Iggo dos Bravos Companheiros e mata todo a companhia mercenária.

Ainda nesse livro, é graças ao laço entre humana e loba que Nymeria descobre o cadáver de Catelyn Stark no rio após o Casamento Vermelho. O animal arrasta o corpo até terra e tenta acordar a matriarca até que descobre que ela está realmente morta. Esta ação de Nymeria levaria à ressurreição de Catelyn Stark como Lady Stoneheart (Senhora Coração de Pedra).

Ao longo dos livros, Arya tem vários sonhos através dos olhos da loba e onde comprova a existência da sua enorme descendência e matilha.

O que a aparição de Nymeria pode agora significar

Arya Stark e Sandor Clegane

Há muito tempo que a discussão sobre a possibilidade de termos Lady Stoneheart na série foi encerrada. Mas isso não significa que a personagem seja inteiramente descartada da adaptação televisiva.

Arya Stark tem assumido um percurso similar ao de sua mãe ressuscitada nos livros, encarnando o espírito de vingança em que Catelyn se transformou. Como esquecer a lista de alvos a abater que Arya recitou temporada após temporada? Lady Stoneheart tem buscado a destruição de todos os que banharam sua família em sangue e sua filha mais nova tem trilhado o mesmo caminho.

Cruzando a informação de Nymeria dos livros com o fato de Arya estar viajando nas Terras Fluviais, a possibilidade de um encontro era cada vez mais inegável. E o primeiro episódio desta temporada foi especialmente significativo neste ponto. Arya conseguiu finalmente se vingar da família Frey, um dos principais traidores dos Stark no Casamento Vermelho – exatamente onde sua mãe morreu.

Nymeria veio assim finalmente selar o caminho escolhido para Arya, a garota que já foi ninguém e agora decidiu retornar ao seu verdadeiro lar. Será que voltaremos a ver a feroz loba gigante?