Saiba tudo sobre Freeza, o destruidor de planetas!

Freeza é o Imperador do Universo 7, detentor de um gigantesco exército imperial que espalhava medo por toda a galáxia. Ele tinha um ódio em particular pela raça Saiyajin, algo que foi passando por toda a sua família, fazendo dele um dos maiores inimigos de Goku.

Este icônico personagem da franquia Dragon Ball é descendente de Chillled e tem como irmão mais novo Coola, tendo tido um filho a que deu o nome de Kuriza. Freeza é um personagem tão importante que o podemos classificar como o principal vilão de toda a franquia.

Neste artigo iremos revelar a sua origem, as suas fraquezas e as suas principais qualidades que fazem dele um dos mais ameaçadores vilões da história ficcional.

Um personagem carregado de simbolismo 

freezasuperform

Freeza é um dos poucos personagens em Dragon Ball que já teve várias formas, sendo elas totalmente diferentes umas das outras.  

A primeira forma de Freeza tem um simbolismo bem definido, pois o criador do personagem Akira Toriyama tentou recriar a imagem daquilo que seria um monstro quando ele era criança.

Para além disso, Toriyama chegou a confessar que se inspirou nos eventos da crise econômica Japonesa, baseando o visual de Freeza nos especuladores imobiliários, que para ele eram o pior tipo de pessoas.

Curiosamente a forma final de Freeza é a menos assustadora, no entanto existe também uma explicação para isso, pois segundo Toriyama, nem sempre as coisas que parecem as mais assustadoras o realmente são.

Freeza, o antagonista de Goku

freezaviolet

A nível de traços de personalidade Freeza apenas quer saber de morte, destruição e agonia, tendo isto ficado provado no momento da destruição do Planeta Vegeta. O vilão é sem margem para dúvidas o personagem mais sádico, psicótico, desonesto e megalomaníaco de toda a franquia Dragon Ball.

Quase sempre Freeza tortura os seus adversários antes de os matar, mostrando que é um cara sem escrúpulos e sem qualquer tipo de sentimento de remorso, apenas se importando com a sua vitória final. Curiosamente utiliza o humor em muitas ocasiões de forma sarcástica.

Na narrativa do anime, Freeza é o antagonista do personagem principal Goku, que tem bom coração, é super inocente e está disposto a fazer tudo para ajudar os outros.

Freeza não é um cara muito confiante

freezafirstform

Apesar de toda a sua arrogância, ele não é tão confiante como parece, muitas vezes mostrando o seu lado mais instável quando se depara com alguma ameaça. Podemos mesmo dizer que Freeza tem uma atitude bastante paranoica em relação a tudo aquilo que o rodeia.

Um exemplo da sua paranoia foi a destruição do Planeta Vegeta, pois ele o decidiu destruir tendo receio que a lenda do Super Saiyajin se tornasse real. Outra das razões para a destruição do Planeta foi o medo que Freeza tinha de uma possível revolta Saiyajin.

Para além disso, Freeza é super narcisista, não tolerando qualquer tipo de crítica que lhe possa ser feita. Surpreendentemente, e ao contrário de grande parte dos vilões em Dragon Ball, ele é muito inteligente e normalmente utiliza uma linguagem cuidada e refinada.

As várias formas de Freeza

goldenfreeza

Este é um dos vilões com mais formas diferentes de toda a franquia, continuando a receber novas transformações até ao dia de hoje.

Na sua primeira forma, Freeza tinha uma aparência bastante jovem e era bastante baixo, se fazendo sempre acompanhar da sua armadura de combate. Já na sua segunda forma, apesar de manter algumas semelhanças da anterior a sua estatura muda completamente, ficando bem mais alto e musculoso.

A terceira forma, é provavelmente a mais aterradora, o crânio de Freeza fica super comprido e vários chifres acabam por sair por todo o seu corpo. A quarta forma é também conhecida pelo nome de Super Freeza, existindo rumores que esta é na realidade a sua forma normal. Freeza adotaria as formas anteriores para que o seu corpo não gastasse tanta energia, dado ao seu elevado poder.

freezA

Quando transformado em Super Freeza, o vilão se torna visualmente menos aterrador, com o seu corpo tendo apenas duas cores preponderantes, o violeta e o branco. Contudo quando ele atinge 100% do seu potencial nesta forma, os seus músculos expandem e ele fica com uma fisionomia bem distinta. 

Durante a saga Dragon Ball Z, existiu ainda uma outra forma chamada Mecha Freeza, resultante do seu corpo ter sido reconstruído por cientistas após a explosão do Planeta Namek.

Mais recentemente Freeza ganhou uma nova forma que ficou conhecida por Freeza Dourado, nesta transformação o seu corpo se mantém igual à da transformação Super Freeza, no entanto o branco é substituído pela cor dourada. Neste momento ainda não é conhecido qual o verdadeiro poder desta transformação, existindo rumores que pode ser mais poderosa que um Super Saiyajin Azul.

O outro lado de Freeza

freezagokuvegeta

Recentemente em Dragon Ball Super, Freeza foi escolhido para representar o Universo 7 no Torneio do Poder, substituindo Buu. Foi desta forma que o vilão teve que se aliar pela primeira vez a Goku e aos restantes Guerreiros Z na tentativa de salvar o Universo 7.

Freeza conseguiu superar o ódio que tinha pelos Saiyajins (e por todo o mundo), chegando mesmo a ceder alguma da sua energia Ki para Goku utilizar durante o confronto contra Jiren.

Apesar de não ser esperado que esta aliança volte a acontecer no futuro, revela que nem tudo é mau no interior deste vilão que foi, é e vai continuar sendo super importante para a franquia criada por Akira Toriyama.