Francis Coppola defende Scorsese, 'Filmes da Marvel são desprezíveis!'

A polêmica ainda não acabou! Desde que o aclamado diretor Martin Scorcese deu uma declaração criticando os filmes da Marvel e afirmando que não os considera cinema, vários outros astros do meio comentaram o assunto. Mais recentemente, Francis Ford Coppola concordou com Scorsese e também deu uma dura opinião sobre os longas.

Mas há, claro, aqueles que saíram em defesa dos filmes. Os diretores James Gunn e Kevin Smith e os atores Samuel L. Jackson, Natalie Portman e Sebastian Stan já comentaram o assunto de forma incisiva.

Martin Scorsese

Martin scorsese Marvel

Para começar, vamos relembrar o comentário de Scorsese que deu início a toda essa polêmica. Durante a divulgação de seu novo filme, O Irlandês, o diretor deu a seguinte declaração acerca dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel.

"Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o mais próximo que posso pensar sobre eles, por mais bem feitos que sejam, com atores fazendo o melhor que podem dentro das circunstâncias, é como um parque temático. Não é cinema, com seres humanos tentando passar emoções e experiências psicológicas para outros seres humanos."

Mais recentemente, num evento do BAFTA, Scorsese reiterou sua opinião:

"Cinemas têm se tornado parques de diversão. Está tudo bem, mas não invada todo o resto nesse sentido. Isso é bom para quem gosta desse tipo de filme e, a propósito, sabendo o que acontece com eles agora, admiro o que eles fazem. Não é o meu tipo de coisa, simplesmente não é. Está criando outro tipo de público que pensa que cinema é aquilo."

Francis Ford Coppola

Francis Ford Coppola

O lendário diretor de O Poderoso Chefão acabou se envolvendo na polêmica ao não apenas concordar com a crítica de Scorsese, mas ao mostrar ainda mais desprezo pelas obras do MCU.

Depois de receber a honraria Prix Lumière, Coppola comentou o caso, conforme noticiou a Agence France-Presse news agency and France 24.

"Quando Martin Scorsese diz que os filmes da Marvel não são cinema, ele está certo porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algo, alguma iluminação, conhecimento e inspiração. Eu não sei se alguém ganha algo por ver o mesmo filme repetidamente. Martin foi gentil quando disse que não é cinema. Ele não disse que é desprezível, o que eu apenas digo que é."

James Gunn

Em resposta aos comentários dos dois diretores, o diretor e roteirista James Gunn (Guardiões da Galáxia, O Esquadrão Suicida) publicou uma mensagem em seu Instagram.

"Muitos dos nossos avós achavam que filmes de gangster eram todos iguais, frequentemente os chamando de ‘desprezíveis’. Nossos avós pensavam o mesmo de faroestes, e acreditavam que as obras de John Ford, Sam Peckinpah e Sergio Leone eram todas iguais. Eu lembro de ter um tio avô para quem eu estava surtando com Star Wars. Ele me respondeu dizendo ‘Eu vi esse filme quando se chamava 2001 - Uma Odisseia no Espaço e, rapaz, era um tédio!’ Filmes de herói simplesmente são os equivalentes modernos aos faroeste, gangsters e aventuras no espaço. Alguns filmes de herói são terríveis, outros são lindos. Assim como faroestes e gangsters (e, antes disso, apenas FILMES), nem todo mundo irá gostar deles, mesmo alguns gênios. E está tudo bem."

Kevin Smith

kevin smith marvel

Durante a exibição de seu filme novo, Jay and Silent Bob Reboot, o ator e diretor Kevin Smith respondeu ao comentário de Scorsese.

"Martin Scorsese é um gênio. Mas, para ser justo, em toda a minha carreira no cinema — ou mesmo antes da minha carreira no cinema — ele tem dito a mesma coisa sobre filmes de ação. Eu aposto nisso, e acho que Martin Scorsese fez o maior filme de super-heróis de todos os tempos, que foi 'A Última Tentação de Cristo'. Não há um super-herói muito maior que Jesus. Ele derrota o Superman e [Robert] Downey [Jr.] toda vez, então talvez Martin esteja mais naquele território.

Meu sentimento é que Martin Scorsese nunca se sentou em uma sala de cinema com seu pai e assistiu aos filmes de Steven Spielberg no início dos anos 80 ou de George Lucas no final dos anos 70. Ele não sentiu essa magia e admiração. Ainda posso ir ver um daqueles filmes de quadrinhos, me afastar do fato de que faço isso no meu trabalho, me libertar, e meu pai morto volta à vida por duas horas. E é pessoal para grande parte do público. Você sabe, e não estamos discutindo se isso conta ou não como cinema.

Garanto a você que ele gostava de assistir filmes com seus pais, como um musical — aposto que algumas pessoas diriam: 'Um musical não é cinema', mas Martin Scorsese cresceu vendo musicais e aposto que eles significam muito para ele. Esses filmes da [Marvel] vêm de um núcleo. Eles vêm de uma infância feliz. E eles são reflexos de uma infância feliz. Ele não está errado, mas, ao mesmo tempo, também não estamos por amar esses filmes. E eles são cinema."

Samuel L. Jackson

samuel l jackson marvel

Em entrevista à Variety, o intérprete de Nick Fury comentou:

"Eu não prestei muita atenção nisso. É como dizer que o Perna Longa não é engraçado. Um filme é um filme. Nem todo mundo gosta dos filmes dele. Eu gosto. Mas tem muitos ítalo-americanos sobre os quais não se deveria fazer filmes dessa maneira. Todo mundo tem uma opinião, por mim, OK. Não vai impedir ninguém de fazer filmes. Nós só queremos que continue sendo cada vez maior e mais lendário."

Natalie Portman

natalie portman

Ganhadora do Oscar de Melhor Atriz (por Cisne Negro) e intérprete de Jane Foster (que vai se tornar a primeira Thor do MCU), Natalie Portman também comentou as críticas à Marvel, em entrevista ao The Hollywood Reporter.

"Acho que os filmes da Marvel são tão populares porque eles são muito divertidos e as pessoas querem se entreter quando têm um momento especial depois do trabalho, depois de lidar com as dificuldades da vida real. [...] Há espaço para todos os tipos de cinema. Não existe só um jeito de fazer arte."

Sebastian Stan

sebastian stan

O intérprete do Soldado Invernal comentou as recentes críticas de Coppola.

"Ele é um dos meus heróis eu eu estava ouvindo ele e enquanto isso, eu passei o dia com todos vocês. Pessoas que me agradecem pelo personagem que interpreto, como nossos filmes ajudaram as pessoas, como as inspiraram. Pessoas que se sentem menos sozinhas através desses filmes… como dizer que eles não ajudam as pessoas?"

--------

E vocês, o que acham do caso?

FIQUE POR DENTRO

Ator de Shang-Chi rebate críticas de Martin Scorsese!

Taika Waititi rebate críticas de Martin Scorsese sobre a Marvel

Kareem Abdul-Jabbar diz que Martin Scorsese não está errado sobre a Marvel

Robert Downey Jr. fala sobre as críticas de Martin Scorsese!