DCEU | Nova estratégia da DC focará menos no universo compartilhado

Parece que nos próximos anos veremos menos de produções como Liga da Justiça e mais dos filmes solos dos heróis e outros personagens.

Segundo o chefe executivo da Warner Bros., Kevin Tsujihara, explicou em uma recente entrevista, o foco do Universo Estendido da DC (DCEU) se voltará mais para os filmes independentes por agora.

"No caminho certo"

DCEU

Com o sucesso do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) - no qual o estúdio construiu toda uma linha do tempo compartilhada em que mais de 20 filmes dos mais variados personagens dialogam - logo se especulou que o Universo Expandido DC (DCEU) seguiria um caminho similar.

Embora o estúdio tenha feito tentativas de unir diferentes personagens com filmes como Liga da Justiça, parece que os planos para um futuro próximo navegam em outra direção.

Em entrevista ao Los Angeles Times, Kevin Tsujihara, chefe executivo da Warner Bros. falou sobre os planos da DC em trabalhar produções "menos conectadas".

"A próxima leva, com Shazam, Coringa, Mulher-Maravilha 1984 e Aves de Rapina, nos faz sentir que estamos no caminho certo. Temos as pessoas certas nos empregos certos trabalhando nisso. O universo não está tão conectado quanto pensamos que seria há cinco anos."

Segundo o executivo, o foco se vira mais para experiências individuais em torno de personagens individuais. 

"Isso não quer dizer que, em algum momento, não voltaremos àquela noção de um universo mais conectado. Mas parece que essa é a estratégia certa para nós agora."

Para Tsujihara, o trabalho que a diretora Patty Jenkins fez com Mulher-Maravilha é um dos exemplos do que os estúdios poderiam fazer com esses personagens, indo além de Batman e Superman.

"Obviamente, queremos colocar esses dois no lugar certo e queremos filmes fortes em torno de Batman e Superman. Mas Aquaman é um exemplo perfeito do que podemos fazer. Eles são únicos e o tom é diferente em cada filme."

E os planos da Warner e da DC já se refletem nas produções deste ano. O filme solo de Aquaman conquistou uma bilheteria mundial de US$1,1 bilhão. Os próximos lançamentos de 2019 são mais dois filmes solos: Shazam! e Coringa. Em 2020, teremos Mulher-Maralhiva 1984.

Shazam! estreia no dia 5 de abril. Coringa chega aos cinemas no dia 4 de outubro. Mulher-Maravilha 1984 vai estrear em 5 de junho de 2020.