A ordem correta para assistir aos filmes do universo de Invocação do Mal!

Invocação do Mal foi lançado em 2013 e revolucionou o cinema para o lado dos filmes de terror. O casal Ed e Lorraine Warren é o foco do universo que trouxe uma nova história dos famosos demonologistas sobre uma família que foi atormentada por um espírito maligno em uma antiga casa.

A partir dai, o sucesso estrondoso acrescentou outros filmes, com outras histórias e outros personagens macabros que fazem parte da vida do casal mais conhecido do mundo. Mas você conhece a ordem cronológica dos filmes para poder assistir sem fazer confusão? Por isso, o Aficionados decidiu fazer esse guia para você entender um pouco do assombroso e famoso universo que os fãs tanto gostam.

Este artigo é atualizado a cada lançamento do universo de Invocação do Mal.

A Freira – 1952 (2018)

Vamos começar com A Freira, que apesar de ser um dos filmes mais recentes da franquia, é o primeiro da lista e mostra onde tudo começou. O longa retrata a história de uma freira e um padre que são designados para investigar um caso na Romênia, em que duas freiras foram atacadas por uma entidade maligna e uma delas se enforcou para fugir do destino cruel.

Para quem não se lembra, Valak, a freira maldita que é a antagonista do longa, deu suas caras em Invocação do Mal 2. Como se não bastasse, em Annabelle 2: A Criação do Mal, Irmã Charlotte mostra uma foto onde o espírito está ao lado de algumas freiras.

A história começa a se encaixar quando você chega ao final do longa e entende onde é que ele começa a fincar suas raízes. Valak se apoderou do corpo de Frenchie, o rapaz que estava ao lado da Irmã Irene e do Padre Burke. Frenchie é visto pela primeira vez em Invocação do Mal, durante uma palestra que Ed e Lorraine Warren estão ministrando.

Annabelle 2: A Criação do Mal – 1943 (2017)

A boneca mais temida do universo dos Warren ganhou bastante destaque, principalmente por sua história no mundo real (o verdadeiro não julgue o livro pela capa). Mas seu filme, lançado em 2017 é o que você deve assistir em segundo para seguir no universo de Invocação do Mal.

O filme mostra um casal que perdeu sua filha e tenta lidar com isso dia após dia. Com a chegada de algumas garotas órfãs e a freira que cuida das meninas, algumas coisas estranhas começam a acontecer na casa. É quando uma das garotinhas, chamada Janice, descobre entre as paredes da casa, uma boneca.

Apesar de ter sido lançado em 2017, Annabelle 2 nos mostra o início da história da maldição da boneca. Nós entendemos como a boneca foi parar nas mãos de Mia, isso mostrado no primeiro filme de Annabelle. Entendemos também quem era a filha dos Higgins e como ela se tornou parte da família.

Annabelle – 1967 (2014)

Já que estamos falando deste filme em questão, por que não citá-lo de uma vez? Esse foi o primeiro longa solo que a boneca mais famosa do mundo ganhou no universo de Invocação do Mal. Entretanto, na linha cronológica da franquia, ele é o terceiro a ser assistido.

Nele, conhecemos Mia, que está grávida, e seu marido John, que se deparam com um assassinato na casa vizinha ao do casal. Os Higgins, vizinhos dos jovens, são brutalmente assassinados por sua filha e o namorado dela, e logo em seguida, Mia e John se tornam o alvo dos assassinos. É quando, a alma de Annabelle Higgins é transferida para o corpo de uma das bonecas da coleção de Mia.

Aqui já vemos a história andar um pouco mais, mostrando como Annabelle se tornou um elemento tão importante na história dos Warren. Além disso, o casal de demonólogos é inserido de forma sutil e suas menções abrem espaço para que as histórias se conectem cada vez mais.

Invocação do Mal – 1973 (2013)

Finalmente chegamos ao carro-chefe que abriu as portas para mais histórias do casal Warren. Invocação do Mal nos apresenta a história da família Perron: Carolyn, Roger e suas cinco filhas, que compram uma casa e se mudam por conta do trabalho do patriarca. É quando acontecimentos estranhos se iniciam e faz com que Carolyn busque ajuda.

Invocação do Mal chegou aos cinemas em 2013, abrindo mais espaço ainda para Ed e Lorraine Warren, que sempre foram bastante conhecidos no mundo inteiro por seus macabros relatos. A história mais famosa do casal, até então, era sobre Amityville, que ganhou até um longa com Ryan Reynolds.

É neste filme que vemos elementos de outros longas, conectando tudo e fazendo ligação para que o universo fique mais fechado e simples de entender. É neste filme que nós vemos a conexão entre ele e A Freira (o caso de Frenchie), que mostra um pouco do que o casal passou para tentar salvar a vida do possuído rapaz.

A Maldição da Chorona – 1973 (2019)

Enquanto os Warren tinham que lidar com um espírito maligno que incomodava a família Perron, em outra parte dos Estados Unidos, uma assistente social viu o que o mal pode fazer quando decide atormentar sua família.

Anna Garcia é uma assistente social que, após tentar salvar dois irmãos de supostas agressões cometidas pela mãe, se vê atormentada por um espírito chamado Chorona. A lenda diz que após matar seus filhos afogados em um surto de ciúmes, ela foi condenada a vagar pela Terra, buscando crianças para substituir seus filhos.

A Maldição da Chorona foi lançado este ano e muita gente não sabia que ele era um filme que faz parte do universo de Invocação do Mal. Isso mesmo que você leu! O longa que traz uma lenda mexicana esta entrelaçado a macabra franquia e nós descobrimos isso ao ver o mesmo padre de Annabelle contar um pouco da sua história com a boneca para Anna.

Annabelle 3: De Volta para Casa – 1974 (2019)

O terceiro filme da boneca amaldiçoada inicia no mesmo ponto que Invoação do Mal começa, mas sua história se passa um ano após Annabelle ter chego a casa do casal Warren. O que faz com que o longa se entrelace de vez a história dos famosos demonologistas.

Em Annabelle 3, um ano depois de decidirem trazer a boneca para que o mal dentro dela não atinja mais ninguém, a própria filha do casal Warren se torna um alvo fácil para o brinquedo amaldiçoado. A história toda começa após os pais da pequena Judy se ausentarem e deixarem a filha os cuidados da babá, Mary Ellen.

Porém, uma amiga da garota, chamada Daniela, quebra as regras de não se aproximar do quarto em que os objetos amaldiçoados ficam. É quando o espírito que se abriga na boneca Annabelle vê a oportunidade perfeita para fazer o mal.

Invocação do Mal 2 – 1977 (2016)

Por enquanto estamos no final da linha cronológica do assombroso universo que vem arrastando milhares de fãs. E mesmo sendo o final de tudo até o momento, ainda há bastantes referências para serem exploradas aqui.

Na sequência de Invocação do Mal, nós continuamos a seguir Ed e Lorraine Warren. Agora o casal precisa viajar até a cidade de Enfield na Inglaterra, para ajudar uma mãe com seus três filhos após uma brincadeira com o tabuleiro ouija.

É neste filme que Valak nos é apresentada e mostra que ela tem uma forte ligação com Ed Warren por conta de sua educação, já que o personagem estudou em uma escola religiosa.

Agora que você já se ligou em toda a ordem cronológica de Invocação do Mal, que tal refrescar sua memória antes de se preparar para o mais novo filme que está chegando?

Annabelle 3: De Volta para Casa estreou ontem, dia 27 de junho, e apresenta mais um capítulo da boneca amaldiçoada. Só que desta vez, com um dedinho a mais de Ed e Lorraine Warren, já que o foco da boneca será a filha do casal, Judy.

Você está animado para o terceiro filme da boneca Annabelle? De toda a franquia, qual é o seu favorito? Conta pra gente!

FIQUE LIGADO:

CRÍTICA Annabelle 3 | Filme descontraído foge de sustos clichês!

Invocação do Mal 3 | Produção do longa começa em junho

Annabelle 3 | Revelado NOVO trailer do assustador filme!

Annabelle 3 | Classificação do filme é oficialmente divulgada!

Annabelle 3 | Diretor fala sobre suas expectativas para o longa!