Conheça Blade, o Caçador de Vampiros!

Metade humano, metade vampiro, sempre com seus óculos escuros e suas lâminas afiadas. Este é Eric Brooks, o Blade, o Caçador de Vampiros! Criado pelo roteirista Marv Wolfman e desenhado pelo lendário Gene Colan, o personagem apareceu pela primeira vez no quadrinho A Tumba do Drácula #10, de 1973.

De lá pra cá, o herói conquistou uma legião de fãs por suas histórias macabras e seu estilo. Negro, do centro de Londres e com um orgulhoso black power, Blade foi um marco no quesito de representatividade nas HQs.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre sua origem, poderes, principais vilões e, claro, suas adaptações para o cinema!

Humano com sangue de Vampiro

Blade comics

Eric Brooks enfrentou dificuldades desde que nasceu. Seu pai era Lucas Cross, membro de uma antiga sociedade secreta. Lucas foi preso na Latvéria quando sua esposa Tara estava grávida. Ela fugiu para a Inglaterra, onde adotou o sobrenome Brooks para recomeçar a vida.

Tara Brooks teve complicações na sua gravidez, o que a levou a procurar um médico chamado Deacon Frost. O que ela não sabia é que Frost era um vampiro, que se alimentou do sangue de Tara enquanto ela dava à luz Eric. Frost contaminou o bebê com algumas enzimas, o que fez com que a criança desenvolvesse habilidades de vampiro.

Blade cresceu órfão, aos cuidados das amigas de sua mãe. Quando ainda era criança, Eric salvou a vida de um velho senhor que estava sendo atacado por vampiros. Era Jamal Afar, um músico de jazz e caçador de monstros. Após o ocorrido, Jamal decidiu treinar o garoto na arte de perseguir criaturas sobrenaturais. E foi aí que Eric oficialmente se tornou um caçador de vampiros.

Poderes sobrenaturais

Blade poderes

Contaminado com o sangue de vampiro, Eric adquiriu os poderes que essas criaturas possuem, sem carregar suas fraquezas. Blade tem força e agilidade sobre-humanas, além de carregar um acelerado fator de cura. Diferente dos vampiros comuns, ele pode andar à vontade sob o sol e é imune às mordidas dos demais vampiros.

Ele é capaz ainda de detectar a presença de outros seres sobrenaturais e possui um tempo de vida bem maior que os humanos normais. Sua habilidade de combate, especialmente com espadas, facas e outras lâminas, é excepcional, sendo um mestre das lutas corpo-a-corpo.

Em batalha, ele utiliza seu arsenal de lâminas e estacas para afugentar seus inimigos. Sua arma favorita é a espada de titânio que carrega nas costas, ao melhor estilo ninja. Dessa maestria com objetos cortantes que vem seu apelido: "Blade" significa lâmina, em inglês.

Apesar de não herdar fraquezas, Blade ganhou dos vampiros a necessidade de se alimentar com sangue humano. Para não ferir ninguém, ele invade hospitais durante a noite para roubar estoques de sangue e conseguir sobreviver.

Suas presas

dracula

Como sua própria alcunha já indica, os principais vilões de Blade sempre foram os vampiros. Treinado desde cedo para caçar e matar esses seres, o primeiro grande inimigo enfrentado por Eric Brooks foi Deacon Frost, o vampiro que causou a morte de sua mãe e o tornou num meio-vampiro.

Blade já enfrentou muitos vampiros famosos, como Varnae e Lilith. Entre seus principais vilões estão Drácula e seu próprio pai, Lucas Cross. Ainda na cadeia em Latvéria, Lucas é mordido por um vampiro e acaba se transformando em uma dessas criaturas.

Mas talvez quem mereça maior destaque seja Morbius, o vampiro vivo. Criado originalmente como um vilão do Homem-Aranha, Morbius ganhou seus poderes quando uma experiência com morcegos que se alimentam de sangue deu errado.

Blade nos cinemas

Blade filme

Apesar de existir desde os anos 70 nos quadrinhos, Blade só foi ganhar destaque de fato quando foi adaptado para os cinemas em 1998. Estrelado por Wesley Snipes, o longa foi um sucesso em uma época em que filmes com super-heróis ainda eram vistos com desconfiança.

A adaptação traz novos elementos que não existiam nos quadrinhos, como grupos de vampiros diferentes e um plano de dominação global por parte das criaturas. O herói também traz armas mais tecnológicas e possui um visual mais contemporâneo, com roupas de couro preto.

O longa teve duas sequências, Blade II e Blade: Trinity. Nas continuações, o herói chega até a fazer alianças com os vampiros, tomando um rumo bem diferente que aquele originalmente apresentado nos quadrinhos.

Agora, sob a produção da Marvel Studios, Blade deverá voltar às telonas, desta vez interpretado por Maharshala Ali. Anunciado na San Diego Comic Con de 2019, o filme ainda não tem data de estreia e deve fazer parte da Fase 5 do MCU.

Com um background rico e com um enorme potencial, a introdução de Blade no Universo Cinematográfico da Marvel tem tudo para ser um sucesso!

FIQUE POR DENTRO:

Conheça o aterrorizante Morbius, o vampiro vivo da Marvel

Conheça a origem e história de Peter Parker, o Homem-Aranha!

Tudo o que você sempre quis saber sobre Doutor Estranho