Tudo sobre os Jutsus mais poderosos em Naruto Shippuden!

Em Naruto Shippuden, os ninjas mais famosos do mundo já não são crianças. Naruto Uzumaki e seus amigos estão mais velhos e muito mais fortes. A prova disso são as batalhas épicas que acompanhamos ao longo da série, com a revelação de técnicas e jutsus inacreditavelmente complexos e poderosos. 

Mas, antes de conhecermos quais são esses jutsus, vamos entender melhor o que significa cada uma das principais técnicas ninja, combinado?

O que são os Jutsus?

Os jutsus são as habilidades místicas usadas pelos ninjas. Por norma, o ninja precisa controlar a sua energia (chakra) para conseguir executar os diferentes estilos de jutsus. 

Aliás, existem MUITAS técnicas que são apresentadas no Universo Ninja criado por Masashi Kishimoto (o criador de Naruto e Naruto Shippuden). No entanto, vamos nos focar nos três principais estilos: ninjutsu, genjutsu e taijutsu. 

Para isso, fizemos um Top 3 com alguns dos jutsus mais poderosos de cada categoria.

Ninjutsu

Jutsu

É o nome dado às técnicas ninjas. O usuário usa o seu chakra em combinação com selos de mão (movimentos específicos para executar a maioria dos jutsus), para criar ataques, defesas, manipular o ambiente ao seu redor, curar (ninjutsus medicinais), etc. 

Existem muitas variações de ninjutsus que também podem ser usados em combinação com outras técnicas, criando assim, novos estilos como o nintaijutsu (união de ninjutsu com taijutsu).

1. Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro (Kuchiyose: Edo Tensei)

reencarnação do mundo impuro

Criado por Tobirama Senju, amplamente usado por Orochimaru, e muito bem aperfeiçoado por Kabuto. Este é um poderoso ninjutsu de Rank-S, também classificado como Kinjutsu (Técnica Proibida).

O seu usuário consegue simplesmente "ressuscitar os mortos"! Na realidade, para que esta técnica seja executada com sucesso, é necessário o sacrifício de uma pessoa viva, que funcionará como "recipiente", para que a alma da pessoa morta possa voltar a vida. 

O ninja reencarnado permanece com todos os poderes e técnicas que tinha durante a vida, assim como as memórias e personalidade. Porém, o controlador deste ninjutsu comanda todas as ações dos reencarnados, através de um talismã especial. 

O que faz desta técnica ser incrível, é o fato do seu usuário conseguir enfrentar seus adversários sem "sujar as mãos". Ele invoca, para isso, os ninjas mais poderosos que já existiram para lutarem no seu lugar!

2. Técnica do Deus Voador do Trovão (Hiraishin no Jutsu)

deus voador do trovao

Um poderoso ninjutsu que atua no espaço-tempo. Criado por Tobirama Senju (Segundo Hokage) e também dominado por Minato (4º Hokage), este jutsu permite ao usuário se teletransportar para qualquer lugar, desde que este tenha sido previamente marcado por um selo especial.

Esta é uma técnica muito útil e poderosa durante os combates. Existem vários outros jutsus derivados a partir deste, como o incrível Corte do Deus Voador do Trovão (Hiraishingiri).

3. Esfera da Busca da Verdade (Gudōdama)

esfera da busca da verdade

Este é um tipo de ninjutsu supremo, normalmente alcançado apenas pelos ninjas no Modo Sábio. Consiste em esferas negras e maleáveis de chakra que ficam em torno do usuário, que podem ser usadas para manipular diferentes elementos, criar novos e utilizá-los das mais variadas formas.

A Gudōdama é formada por todos os elementos da natureza e a Liberação Yin-Yang, superando com facilidade as habilidades Kekkei Genkai e Kekkei Tōta. 

Ah, e como se isso não fosse o suficiente, as Esferas da Busca da Verdade são estupidamente destrutivas, capaz de transformar qualquer alvo em poeira, de modo quase instantâneo. 

Taijutsu

taijutsu

São as técnicas corporais dos ninjas, ou seja, as artes marciais que usam em combates corpo-a-corpo. Normalmente, não é necessário o uso de chakra para o taijutsu, porém é comum a liberação de energia para potencializar os efeitos dos golpes.

E como dito anteriormente, o taijutsu pode ser usado em combinação com outros estilos, como o ninjutsu, por exemplo.

1. Formação dos Oito Portões Liberados (Hachimon Tonkō no Jin)

oito portoes

Este taijutsu é extremamente poderoso, assim como perigoso. Classificado como um kinjutsu de ação suicida, a Formação dos Oito Portões Liberados faz com que o usuário abra todos os oito portões do chakra, fazendo com que a sua força física e velocidade seja absurdamente potencializadas.

Podemos ter um vislumbre da potência desta técnica quando Might Guy lutou contra Madara Uchiha. Na ocasião, Madara comparou o combate com o que teve contra Hashirama Senju, o Primeiro Hokage, no icônico Vale do Fim.

2. Guy Noturno (Yagai)

yagai

Este é dos taijutsu proibidos que podem ser utilizados quando são abertos os Oito Portões do Sistema de Circulação do Chakra.

Usada por Might Guy, esta técnica reúne todo o chakra do corpo do usuário e forma uma aura de dragão ao seu redor. O golpe aplicado a partir deste taijutsu é tão poderoso que quase foi capaz de matar Madara Uchiha na sua forma Dez-Caudas!

Infelizmente, como dito, esta é uma técnica suicida e após aplicar o golpe o usuário começa a se desintegrar até virar cinzas. 

3. Punho Adamantino (Kongōken)

kongoken

É claro que tínhamos que ter Tsunade-sama como uma representante dos taijutsus mais poderosos!

O Punho Adamantino é um estilo de luta que usa o fluxo de chakra do corpo para potencializar a força do taijutsu. Os usuários desta técnica conseguem facilmente matar seus adversários com apenas um único golpe!

O Punho Adamantino de Tsunade é tão poderoso, que quebrou as costelas do Susanoo de Madara quando a Quinta Hokage enfrentou o fundador da Aldeia da Folha).

Genjutsu

genjutsu

Diferente do ninjutsu e do taijutsu, que atacam o corpo do adversário, o genjutsu é uma técnica que afeta a mente. Consiste em "técnicas ilusórias" aplicadas a partir do uso de chakra e de selos manuais, com o objetivo de afetar os sentidos do ninja. 

Existem diferentes tipos de genjutsus que servem desde criar imagens falsas para o adversário, até provocar dor ou mesmo matar a pessoa. Os genjutsus também podem ser frutos de alguns Dōjutsu (Kekkei Genkai), como veremos mais adiante.

1. Tsukuyomi

tsukuyomi

Este é um dos genjutsu mais poderosos que existe! Só pode ser usado por quem possui o Mangekyō Sharingan, um Dōjutsu considerado a forma avançada do Sharingan, um Kekkei Genkai do Clã Uchiha.

Para executar esta técnica, o usuário precisa manter contato visual com a vítima. Esta, por sua vez, fica presa numa ilusão onde o controlador do genjutsu pode aplicar várias torturas psicológicas. O tempo também passa mais devagar dentro desta ilusão, sendo que os segundos são como dias para o ninja sob o efeito do Tsukuyomi. 

E não adianta usar o Kai para anular este genjutsu. Apenas um ninja com Sharingan e que tenha a mesma linhagem sanguínea da pessoa que aplicou a técnica ilusória, é capaz de quebrar o Tsukuyomi.

2. Izanagi e Izanami

izanagi

Ambos são considerados genjutsus extremamente complexos, fortes e proibidos (kinjutsu). Justamente por quebrarem a barreira que separa a ilusão da realidade, fazendo com que o seu usuário consiga controlar o estado da sua própria existência.

Mas o que isso significa? Basicamente, o Izanagi é a técnica que permite transformar a imaginação em realidade. Usado pelos membros mais poderosos do clã Uchiha, este genjutsu permite que o seu usuário altere a realidade.

Quando Danzō Shimura lutou contra Sasuke, ele usou o Izanagi para alterar a realidade. Sempre que era ferido gravemente, isso fazia com que ele ressurgisse ileso, como se o ataque nunca o tivesse atingido. 

Vale lembrar que devido ao intenso esforço feito para executar esta técnica, o seu usuário fica cego depois de aplicá-la. Danzō conseguiu usar diversas vezes o Izanagi porque tinha muitos Sharingan em seu braço e, cada vez que alterava a realidade, perdia um dos olhos.

O Izanami foi criado para "frear" o uso do Izanagi pelos membro do clã Uchiha. Consiste num kinjutsu que prende a pessoa atacada num conjunto de memórias que atuam em eterno loop. Assim, o oponente capturado por este genjutsu fica com a consciência presa infinitamente num círculo de eventos. 

E o mais assustador é que não existe forma que anular este genjutsu. O único modo provável de escapar do Izanami é a pessoa presa nele aceitar o destino que lhe foi decidido.

3. Kotoamatsukami

Kotoamatsukami

Outro genjutsu lançado a partir do Mangekyō Sharingan. Com o Kotoamatsukami o usuário consegue entrar na mente do seu adversário e manipulá-lo totalmente, sem que este perceba que está sendo feito de fantoche.

Senjutsu

Esta não é uma das técnicas mais comuns, mas com certeza uma das mais poderosas! Considerada uma subcategoria, o senjutsu consiste num estilo complexo e particular de jutsu, que faz seu usuário sentir e captar toda a energia natural ao seu redor.

Desta forma, os praticantes do senjutsu conseguem potencializar incrivelmente o poder de seus jutsus, criando um novo tipo de chakra ("Chakra do Senjutsu"). Quando o ninja entra nesse estado, recebe o nome de Sennin (Modo Sábio).

1. Arte Sábia: Rasenshuriken de Liberação de Lava (Senpō: Yōton Rasenshuriken)

rasenshuriken lava

Unindo o seu chakra com o de Son Goku (Quatro-Caudas), Naturo conseguiu criar este poderoso ninjutsu, dominando para isso o senjutsu.

Usando as naturezas do chakra da terra e do fogo, Sennin Naruto conseguiu fazer um poderoso Rasenshuriken com a Liberação de Lava. O poder deste golpe é tão forte que foi capaz de cortar um dos troncos da lendária Árvore Divina.

2. Arte Sábia: Garra de Luz da Liberação de Tempestade (Senpō: Ranton Kōga)

garra de luz

Quando se junta a Libertação de Tempestade com a energia ao seu redor, o usuário desta técnica de senjutsu emite um feixe de energia muito poderoso. Este feixe é até mesmo capaz de cortar a Esfera da Busca da Verdade!

3. Seis Caminhos: Ultra-Grande Bola Rasenshuriken (Rikudō: Chōōdama Rasenshuriken)

ultra grande bola rasenshuriken

Esta técnica foi usada por Naruto no seu Modo Sábio dos Seis Caminhos na forma de Kurama, conhecida também como Kyūbi ou Nove-Caudas. 

Num dos braços, o ninja consegue produzir uma Rasenshuriken da Liberação de Vento, enquanto que no outro cria uma Grande Bola: Rasenshuriken da Besta com Cauda. Dois poderosos ninjutsus em suas mãos e que são usados ao mesmo tempo. Imagine o estrago... 

Ah, e para quem ainda não conseguiu entender a importância desta técnica, lembre que ela foi capaz de deter o ataque mais poderoso de Sasuke: a Flecha de Indra.

BÔNUS: Técnicas de Linhagem Sanguínea

As técnicas abaixo não devem ser consideradas jutsus, mas sim habilidades especiais que são únicas entre alguns ninjas ou clãs específicos, sendo estas transmitidas geneticamente. 

É possível que um ninja tenha diferentes habilidades de herança sanguínea, como veremos a seguir:

Kekkei Genkai

São justamente as habilidades especiais que são transmitidas geneticamente entre os membros de um clã especifico. Por exemplo, os Dōjutsus (como veremos mais abaixo) são um tipo de Kekkei genkai, pois apenas se desenvolvem em ninjas de determinados grupos. 

Shikotsumyaku

shikotsumyaku

Um kekkei genkai raro que permite ao usuário manipular o seu próprio esqueleto, controlando o crescimento de seus ossos do modo que quiser.

Esta é uma habilidade do Clã Kaguya (Kaguya Ōtsutsuki foi a primeira a manifestar esta habilidade, como um kekkei mōra). Na série, além de Kaguya, nós também presenciamos o uso deste kekkei genkai em Kimimaro, ainda na fase do Naruto Clássico. 

Aliás, Kimimaro deu bastante trabalho ao Gaara no combate. Podemos concluir que: o shinobi da Aldeia da Areia só se safou, porque o servo do Orochimaru estava muito doente.

Liberação da Escuridão (Meiton)

meiton

Uma habilidade especial que faz o seu portador absorver, manipular e libertar chakra através da palma das mãos. 

Uma das personagens mais marcantes com esta kekkei genkai (talvez a única), foi Hiruko. Além da Liberação da Escuridão, este nunekin de Konoha ainda tinha domínio sobre a Liberação de Aço, Liberação de Tempestade e Liberação de Velocista - todos kekkei genkai.

Dōjutsu 

São Jutsus Visuais, um tipo de Kekkei Genkai que se desenvolve apenas nos membros de alguns clãs específicos. Para ativar o Dōjutsu, ao contrário da maioria dos outros jutsus, o usuário não precisa usar selos de mão. 

Os principais Dōjutsu conhecidos são: Byakugan (Clã Hyūga); Ketsuryūgan (Clã Chinoike); Rinnegan (Clã Ōtsutsuki); Sharingan (Clã Uchiha); Tenseigan (evolução do Byakugan); Rinne Sharingan (mistura do Sharingan e Rinnegan); entre muitos outros.

Além disso, com o auxílio do Dōjutsu, as diferentes técnicas podem ser potencializadas. Também existem alguns jutsus que só podem ser usados a partir de um Dōjutsu, como veremos a seguir:

Susanoo

susanoo

Um poderoso humanoide feito de chakra e que combate contra o seu adversário no lugar do ninja que o criou. Este jutsu só é usado por quem dominou o Mangekyō Sharingan nos dois olhos.

Entre os principais ninjas capazes de utilizar esta técnica extremamente complexa estão Itachi, Madara e Sasuke Uchiha.

Amaterasu 

amaterasu

Este é outro ninjutsu que se origina a partir Mangekyō Sharingan. Consiste na técnica mais avançada de fogo que existe. As suas chamas consomem tudo o que tiver pela frente e são conhecidas por NUNCA se apagarem. 

Aliás, caso seja atingido pelo "fogo negro" é melhor ser bastante "criativo" (e rápido) se quiser não ser reduzido à cinzas... 

Shinra Tensei

shinra tensei

Somente quem possuir um Rinnegan consegue utilizar esta habilidade derivada do "Caminho de Deva" (técnica que permite ao usuário controlar as forças das gravidade).

O Shinra Tensei é um poderoso ninjutsu que usa as forças repulsivas gravitacionais para destruir tudo que passa pelo seu caminho.

Nagato é um dos principais utilizadores do Caminho de Deva e, consequentemente, sabe dominar muito bem esta técnica.

Kekkei Tōta 

É uma forma avançada do Kekkei genkai. Os ninjas que nascem com esta habilidade rara conseguem juntar três ou mais tipos de características elementais e criar jutsus a partir de um novo e poderosíssimo elemento. 

Liberação de Poeira

liberação da poeira

São usados elementos da terra, vento e fogo simultaneamente para criar um novo elemento: a poeira. 

Com esta técnica, o seu usuário consegue conjurar um cubo tridimensional feito de chakra que serve para prender o adversário. O manipulador é capaz de controlar as moléculas de qualquer coisa que esteja no interior do cubo. Assim, pode eliminar o seu adversário a nível molecular! 

Ainda existe o Kekkei Mōra, classificado como uma classe de jutsu único que pertence a "deusa do chakra", Kaguya Ōtsutsuki e seus descendentes diretos. Como estamos falando da criadora do chakra, claro que esta seria uma classificação absurdamente avançada do Kekkei genkai.