Dark | Entenda a complexa cronologia da série

Como em todas as obras de ficção que inserem as viagens no tempo em suas tramas, Dark pode parecer por vezes muito confusa. Além de existirem várias épocas diferentes, os personagens também vão saltando entre os diversos tempos, aparecendo mais novos ou mais velhos.

Para que você relembre todos os acontecimentos da primeira temporada antes de conferir a segunda, que já estreia nesta sexta-feira (21), o Aficionados fez este artigo com todos os principais acontecimentos da série em ordem cronológica!

A dica, porém, é conferir este artigo em conjunto com nossa outra matéria, Conheça todos os personagens de Dark e suas conexões!

Atenção: contém spoilers de Dark! Porém, se você já assistiu à segunda temporada da série, pode conferir a cronologia atualizada AQUI.

1953

Início da construção da usina nuclear (Novembro)

usina nuclear

1953 se foca precisamente na chegada da nova usina nuclear que irá trazer eletricidade a toda a cidade de Winden. Porém, ela se vai tornar a fonte de toda a problemática da série.

Erik e Yasin aparecem (Novembro)

1953

Os corpos de Erik e Yasin, ambos vindos de 2019, aparecem no local onde a usina nuclear está sendo construída.

Quando o corpo de Erik é examinado, o médico descobre que suas roupas foram feitas na China, algo não comum na época. Já Yasin tem com ele uma moeda de 1986 apesar de o garoto ter sido raptado em 2019.

Helge Doppler, que nesta altura tem apenas 9 anos, observa a cena da exumação e é mal tratado por sua mãe ao chegar a casa sujo. A casa da família irá se tornar em um hotel em 2019.

A cachorra Gretchen desaparece (8 de Novembro)

cachorro

Agnes, com seu filho Tronte, aluga um quarto na casa de Egon Tiedemann, explicando que é a viúva de um padre. Porém, Tronte tem várias marcas de cigarros na pele, o que pode indicar que os dois estão fugindo de uma relação abusiva.

Mais tarde, Claudia Tiedemann leva Helge Doppler e Tronte Nielsen para passear pela floresta com sua cachorra Gretchen. Quando o animal se aproxima da caverna, eledesaparece.

Noah conhece a mãe de Helge (8 de Novembro)

greta

A mãe de Helge confessa a Noah que não ama o filho, e que ele nasceu não do amor, mas do ódio. O pai de Helge é Bernd Doppler, fundador da usina nuclear.

Ulrich agride Helge (8 de Novembro)

ulrich

Ulrich chega a 1953, após ter visitado a caverna onde seu filho desapareceu em 2019. Ele encontra acidentalmente sua avó Agnes e seu pai Tronte, quando este ainda era uma criança.

A versão adulta de Ulrich Nielsen procura a versão criança de Helge Doppler em 1953, na tentativa de matá-lo, para impedir que sua versão adulta cometa os crimes que Ulrich acredita que ele cometeu. Ao encontrá-lo, Ulrich atinge a cabeça do garoto com uma pedra e o deixa na casa da floresta, pensando que ele está morto.

Na verdade, ele estava só desmaiado. O garoto é levado para 1986, para um quarto azul onde Noah faz seus experimentos.

Ulrich (2019) é preso (8 de Novembro)

ulrich

Egon Tiedemann, que lidera uma investigação sobre o desaparecimento de Helge e o sucedido aos outros dois garotos encontrados, leva Ulrich (2019) para a delegacia após encontrá-lo coberto de sangue na rua.

Ulrich confessa o assassinato de Helge, mas insiste que isso significa que os outros dois garotos estarão agora vivos.

Claudia (2019) tenta construir a máquina do tempo

claudia

Claudia viaja de 2019 para 1953 e pede a Tannhaus que construa a máquina do tempo a partir dos esquemáticos que ela entrega para o inventor.

1986

Ulrich e Katharina aterrorizam Regina Doppler (Outubro)

regina

Os dois prendem a garota a uma árvore na floresta, alegando ser tudo uma brincadeira. Nessa altura, se ouve um barulho vindo da caverna, indicando que um portal foi aberto.

Jana Nielsen vê Noah (9 de Outubro)

helge

Noah se encontra perto da casa dos Nielsen e está discutindo com um homem com uma orelha deformada, que é na verdade Helge Doppler, agora adulto. Jana mais tarde vai revelar essa memória a Ulrich.

Mads Nielsen desaparece (9 de Outubro)

Mads

O irmão mais novo de Ulrich desaparece após acompanhar Regina até casa, pela floresta. Egon ainda trabalha na polícia e investiga também este desaparecimento. Porém, ele é agora um alcoólico e a família Nielsen não confia em seu trabalho.

Erik (2019) sofre experimentos (4 de Novembro)

erik

Erik se encontra preso em uma cadeira em um quarto com decorações para crianças. Helge Doppler prende então um mecanismo na cabeça do jovem, tapando seus olhos. Isso indica que é com essa máquina que os olhos das vítimas ficam queimados.

Mikkel chega a 1986 (5 de Novembro, 22:13)

Mikkel

Ao chegar nesta nova época, Mikkel primeiro vai procurar sua casa, onde encontra um Ulrich adolescente. Ele conhece também sua avó Jana, que se encontra perturbada com o recente desaparecimento de seu filho Mads. Mikkel é então mandado embora da residência.

Após perceber que está no passado, Mikkel confessa à enfermeira Ines, no hospital, que veio do futuro. Ele é adotado por ela.

Claudia Tiedemann começa a gerir a usina nuclear (5 de Novembro)

claudia

Claudia se torna a primeira mulher diretora da planta. Ela percebe, nessa altura, que algo estranho se passa quando descobre sua cadela Gretchen saudável na caverna, 33 anos após o seu desaparecimento.

Ulrich e Katharina ficam juntos (6 de Novembro)

Ulrich e Katharina

Hannah vê os dois tendo relações e, como ela própria está apaixonada por Ulrich, resolve dizer a seu pai que Ulrich violou Katharina. Egon leva, então, Ulrich para a delegacia, apesar dos protestos dos dois jovens, que dizem que tudo foi consensual.

Jonas chega pela primeira vez a 1986 (6 de Novembro)

jonas

Jonas sai da caverna e, ao chegar em uma paragem de ônibus, vê pôsteres de Mads Nielsen, que se encontra desaparecido. Ele encontra também sua mãe Hannah, que na altura tem 14 anos.

Ulrich e Katharina se vingam de Regina (8 de Novembro)

regina

Hannah convence Ulrich e Katharina de que foi Regina que fez queixa do casal à polícia. Mas antes que Katharina conseguisse fazer mal à garota, Aleksander intervem.

Regina fica agradecida e descobre que o jovem foi alvejado e que tem com ele vários passaportes. Porém, Aleksander recusa a revelar sua verdadeira identidade e de onde vem.

Em uma tentativa de ajudar seu salvador, Regina pede a sua mãe que empregue o jovem na usina nuclear.

Helge (2019) discute com Helge (1986) (9 de Novembro)

helge

Helge viaja de 2019 para 1986 em uma tentativa de impedir que o seu eu mais jovem cumpra os pedidos de Noah. Durante essa conversa, Helge (2019) percebe que já teve essa conversa no passado quando era jovem e que não ouviu o seu eu mais velho. Ele desiste então de tentar se convencer.

Jonas retorna a 1986 (12 de Novembro)

jonas

Jonas resolve retornar a 1986 em uma tentativa de salvar Mikkel, procurando o garoto no hospital. Quando ele chega ao quarto, Noah está lendo para Mikkel e Helge se encontra escondido atrás de uma porta. Jonas é então raptado e levado para o quarto dos experimentos.

O acidente dos Helges (12 de Novembro)

acidente

Em 2019, Peter Doppler menciona um acidente que seu pai sofreu em 1986. O que acontece é que Helge (2019) tenta travar Helge (1986) ao bater contra seu carro, mas o mais velho acaba morrendo.

Tudo começa (12 de Novembro)

jonas e helge

Segundo Noah, esta é a noite em que tudo começa. A versão adulta de Jonas utiliza a máquina em uma tentativa de fechar o wormhole, mas é isso que faz com que ele se abra.

Na casa da floresta, Helge (1953) e Jonas (2019) se tocam através do wormhole, então Helge (1953) é puxado para 1986 e Jonas (2019) é transportado para 2052.

2019

Michael Kahnwald se suicida (21 de Junho)

Michael

Michael se enforca. Ele deixa um envelope com sua mãe adotiva para que seja aberto apenas no dia 4 de Novembro às 22h13.

Ficamos sabendo que Hannah tem um romance extra-conjugal com Ulrich Nielsen e que Jonas é admitido em um hospital psiquiátrico onde é tratado por Peter Doppler.

Erik desaparece (22 de Outubro)

erik

Erik, que é conhecido por guardar drogas perto da caverna na floresta, desaparece. Isso vai motivar Magnus, Bartosz, Mikkel, Jonas e Martha a procurar as drogas mais tarde.

Ulrich lidera a investigação do caso que é similar ao desaparecimento de seu irmão Mads 33 anos antes.

Mikkel desaparece (4 de Novembro, 22:13)

Mikkel

Ao visitarem a caverna à noite procurando as drogas, o local emite um som ameaçador e os jovens se separam. Mikkel entra na caverna sozinho e desaparece, voltando atrás no tempo.

Peter descobre o corpo de Mads Nielsen (4 de Novembro)

planos

Peter Doppler tenta contratar um garoto de programa, mas desiste e resolve ir até à cabana da família na floresta. Lá, ele encontra Mads Nielsen, que possivelmente foi transportado para 2019 na mesma altura em que Mikkel viajou para 1986. Os olhos e ouvidos de Mads estão queimados, provando que ele foi mais um dos experimentos mal sucedidos de Noah.

Em pânico, Peter liga para Tronte Nielsen que chora o corpo do filho sem entender o que se passa. Claudia Tiedemann chega e manda os homens colocarem o corpo na floresta.

Mads é descoberto na floresta (5 de Novembro)

Mads

A polícia descobre o corpo de Mads Nielsen na floresta, mas não o reconhece imediatamente, uma vez que ele apresenta olhos e ouvidos queimados. É determinado que o garoto estaria morto há apenas 16 horas, mas suas roupas e um rádio que estava com ele são dos anos 1980.

Jonas (2052) chega ao hotel de Regina (5 de Novembro)

jonas

O homem entrega um pacote dirigido a Jonas Kahnwald que contém a nota de suicídio de Michael Kahnwald.

Yasin desaparece (6 de Novembro)

yasin

Yasin, de 9 anos, é levado por Helge Doppler (1986) e desaparece, causando o pânico na pequena cidade.

Jonas descobre a verdade (7 de Novembro)

jonas

Jonas recebe o pacote que sua versão do futuro deixou para ele. Dentro, encontra a carta de suicídio de seu pai explicando o que aconteceu. Além disso, ele recebe também um contador Geiger e uma lanterna. Ele se dirige então à caverna, viajando pela primeira vez até 1986.

Ulrich viaja para o passado (8 de Novembro)

ulrich

Ulrich começa a desconfiar do papel de Helge nos desaparecimentos. Ele acaba entrando na caverna e sendo transportado para 1986.

Bartosz começa a trabalhar para Noah (10 de Novembro)

Bartosz

Bartosz se encontra uma segunda vez com Noah e confirma que tudo o que este havia previsto aconteceu. O jovem promete fazer o que o padre pedir.

Jonas confronta a avó (12 de Novembro)

ines

Ines entrega a nota de suicídio de Michael a Jonas, mas ele já havia queimado a carta ao a receber o pacote do homem misterioso. Ou seja, existem duas notas de suicídio circulando no tempo.

É nesta altura que Jonas resolve retornar a 1986 e salvar Mikkel, mesmo que isso destrua sua existência.

2052

2052

Jonas (2019) acorda na cabana da floresta, mas Winden mudou e é agora um cenário pós-apocalíptico. Um grupo de pessoas armadas o levam, acabando assim a primeira temporada de Dark.

FIQUE POR DENTRO:

Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

O que esperar da 3ª temporada de Dark?

Fique por dentro das referências mitológicas em Dark.

Conheça as 10 melhores séries de Ficção Pós-Apocalíptica.