Dark | Entenda a complexa cronologia da série

A trama de Dark não é nada linear. E para tentar desfazer esse nó que são os acontecimentos em meio às várias viagens no tempo da série, o Aficionados preparou essa cronologia (em termos de anos, não de ordem dos acontecimentos).

1921

dark

  • A segunda temporada da série trouxe mais um período temporal para a trama. Em 1921, vemos um jovem Noah dando início à construção do túnel que um dia será o portal da Sic Mundus na caverna. Nas cenas seguintes, somos apresentados a Adam, um senhor com o rosto desfigurado, lider da organização de viagens no tempo Ele pede a um Noah já adulto (o mesmo que conhecemos na primeira temporada) que recupere as páginas perdidas do diário de Cláudia, necessárias para o "apocalipse" que deve ocorrer no dia 27 de junho de 2020.
  • Jonas (jovem) conhece Adam. O líder da Sic Mundus revela ser o próprio Jonas já idoso, o que deixa o jovem completamente perturbado. Adam mostra a Jonas (jovem) a Partícula de Deus, que pode levá-lo a qualquer época que ele queira, e conta que há uma brecha por meio da qual é possível mudar o passado. Com a oportunidade de viajar no tempo mais uma vez, Jonas decide ir para um dia antes de Michael/Mikkel se matar, na tentativa de impedi-lo.
  • Noah (adulto) descobre o conteúdo das páginas finais do diário de Claudia e se volta contra Adam, tentando matá-lo. Após a arma falhar, Adam revela a Noah que Elisabeth, mãe de sua filha Charlotte, é também filha de Charlotte, em um paradoxo criado pelas viagens no tempo. Agnes atira e mata Noah.
  • No dia 27 de junho, Franziska (adulta) e Magnus (adulto) ligam a máquina do tempo, em preparação para o apocalipse na mesma data em 2020. Em 2053, Elisabeth (adulta) faz o mesmo. Em 2020, Charlotte presencia o início da formação da matéria negra com a busca pelo lixo nuclear que estava enterrado.

1953

usina nuclear

  • A nova usina nuclear começa a ser construída para trazer eletricidade a toda a cidade de Winden. Porém, ela vai se tornar a fonte de toda a problemática da série.
  • Vindos de 2019, os corpos de Erik e Yasin aparecem no local onde a usina nuclear está sendo construída. Quando o corpo de Erik é examinado, o médico descobre que suas roupas foram feitas na China, algo não comum na época. Já Yasin tem com ele uma moeda de 1986 apesar de o garoto ter sido raptado em 2019.
  • Uma mulher chamada Agnes Nielsen e seu filho Tronte (que, no futuro, se tornaria o pai de Mads e Ulrich Nielsen) alugam um quarto na casa de Egon Tiedemann. Agnes explica que é a viúva de um padre. Porém, Tronte tem várias marcas de cigarros na pele, o que pode indicar que os dois estão fugindo de uma relação abusiva.

ulrich

  • Uma ainda criança Claudia Tiedemann (que, no futuro, é mãe de Regina e avó de Bartosz) leva Helge Doppler (criança) e Tronte Nielsen (criança) para passear pela floresta com sua cachorra Gretchen. O animal se aproxima da caverna e desaparece.
  • Em busca de seu filho, Mikkel, Ulrich descobre a passagem na caverna e acaba viajando no tempo em 2019. Contudo, em vez de ir para 1986 como Mikkel, ele acaba indo parar em 1953. Ao descobrir um Helge Doppler ainda criança neste ano, ele tenta matá-lo na esperança de impedir os crimes que acha que Helge cometeu. Contudo, o menino sobrevive e Ulrich acaba preso por Egon Tiedemann.
  • Claudia (idosa) viaja de 2019 para 1953 e pede a Tannhaus que construa a máquina do tempo a partir dos esquemáticos que ela entrega para o inventor.

1954

1954

  • Após sete meses desaparecido, Helge (criança) reaparece, mas se recusa a falar com qualquer pessoa, até que Noah aparece e consegue se comunicar com o menino.
  • Agnes se reencontra com seu irmão, Noah. Exilada da Sic Mundus, ela espera recuperar sua antiga posição na organização ao revelar ter descoberto onde estão as páginas que faltam do diário de Claudia: com a própria Claudia (idosa).
  • Noah mata Claudia (idosa) e recupera as páginas perdidas, cujo conteúdo não é bem o que ele esperava.
  • Após descobrir a verdade sobre as viagens no tempo por Jonas (adulto) em 2020, Hannah (adulta) viaja até 1954 e acaba reencontrando Ulrich (adulto) ainda preso. Embora tenha ido até lá para salvá-lo, ela desiste e o abandona ao perceber que ele ainda é apaixonado por Katharina. Ela decide ficar em 1954 e começar uma vida nova.

1986

Mads

  • Jana Nielsen (adulta) vê Noah (adulto) perto de sua casa, discutindo com um homem com uma orelha deformada, que é na verdade Helge Doppler, agora adulto. Jana mais tarde vai revelar essa memória a Ulrich.
  • No dia 9 de outubro, o irmão mais novo de Ulrich, Mads Nielsen, desaparece após acompanhar Regina até sua casa, pela floresta. Egon ainda trabalha na polícia e investiga também este desaparecimento. Porém, ele é agora um alcoólico e a família Nielsen não confia em seu trabalho.
  • Sequestrado em 2019 e trazido para 1986, Erik se encontra preso em uma cadeira em um quarto com decorações para crianças. Helge Doppler prende um mecanismo à cabeça do jovem, tapando seus olhos. Isso indica que é com essa máquina que os olhos das vítimas ficam queimados.
  • Mikkel chega a 1986 no dia 5 de Novembro. Ele vai procurar sua casa, onde encontra um Ulrich adolescente. Ele conhece também sua avó Jana, que se encontra perturbada com o recente desaparecimento de seu filho Mads. Mikkel é então mandado embora da residência. No hospital, ele revela a verdade à enfermeira Ines. Ela acabada adotando o menino.

Mikkel

  • Claudia se torna a primeira mulher diretora da usina nuclear. Ela percebe que algo estranho se passa quando descobre sua cadela Gretchen saudável na caverna, 33 anos após o seu desaparecimento.
  • Ulrich e Katharina, ainda adolescentes, namoram e são vistos por Hannah (adolescente). Enciumada, ela conta a seu pai que Ulrich violentou Katharina, o que faz com que o jovem seja preso. Depois, ela convence os dois de que foi Regina Tiedemann que fez a denúncia.
  • Como vingança, Ulrich e Katharina tentam agredir Regina, a quem já perturbavam com frequência, mas acabam sendo impedidos por Aleksander, um jovem misterioso que chegou a Winden. Após ver os vários passaportes que Aleksander carrega, Regina aceita não saber sua verdadeira identidade e o ajuda a conseguir um emprego na usina (da qual um dia ele será presidente).

jonas e helge

Helge (idoso) volta a 1986 na tentativa de convencer sua versão mais jovem a não cometer os crimes que cometeu a mando de Noah. Quando preceber que essa conversa já aconteceu e não teve resultados, ele tenta matar Helge (adulto) em um acidente de carro, mas acaba morrendo.

Jonas chega pela primeira vez a 1986 (6 de Novembro) e descobre que Mikkel está neste ano. Ele volta para 2019, mas acaba retornando a 1986 com a intenção de resgatar o menino.Quando ele chega ao hospital, Noah está lendo para Mikkel e Helge se encontra escondido atrás de uma porta. Jonas é então raptado e levado para o quarto dos experimentos.

No dia 12 de novembro, a versão adulta de Jonas utiliza a máquina em uma tentativa de fechar o wormhole, mas é isso que faz com que ele se abra. Na casa da floresta, Helge (1953) e Jonas (2019) se tocam através do wormhole, então Helge (1953) é puxado para 1986 e Jonas (2019) é transportado para 2052.

1987

1987

  • Cláudia (idosa) visita Cláudia (adulta) e revela que há uma máquina no tempo enterrada em seu jardim, depois de explicar sobre a viagem no tempo.
  • Com os casos das mortes das crianças em 1953 sempre em sua mente, Egon vai até à instituição psiquiátrica em que Ulrich (idoso) está internado. Em uma conversa tensa, Ulrich revela sua identidade e Egon revela que Mikkel está neste ano, com Ines.
  • Para reencontrar Mikkle, Ulrich escapa da instituição. Os dois tentam fugir até a caverna, para retornar a 2020, mas a polícia os alcança.
  • Usando a máquina do tempo que encontrou em seu jardim, Claudia (adulta) viaja para 2020 e vê Regina batalhando contra um câncer, o que a deixa devastada. Em uma visita à biblioteca da cidade, ela descobre que seu pai, Egon, morre em 1987. Ela retorna a 1987 e pede que Egon more com ela, na tentativa de impedir sua morte. Quando ele a confronta sobre a usina e as viagens no tempo, ela acaba matando o próprio pai por acidente.

2019

Michael

  • Jonas viaja de 1921 para 2019 e reencontra seu pai, na tentativa de convencê-lo a desistir do suicídio. Contudo, Michael/Mikkel revela que não havia pensado em se matar e conta que, quando era criança, ainda como Mikkel, ele só entrou na caverna porque foi o próprio Jonas que o guiou.
  • Claudia (idosa) chega à casa de Jonas e revela que Michael precisa morrer em 2019, assim como Mikkel precisa viajar ao passado, tudo para que Jonas possa nascer e cumprir seu fundamental papel em todo o ciclo.
  • Michael/Mikkel se enforca. Ele deixa um envelope com sua mãe adotiva para que seja aberto apenas no dia 4 de Novembro às 22h13.
  • Ficamos sabendo que Hannah tem um romance extra-conjugal com Ulrich Nielsen e que Jonas (o de 2019, que ainda não sabia sobre as viagens no tempo) é admitido em um hospital psiquiátrico onde é tratado por Peter Doppler.
  • Erik, que é conhecido por guardar drogas perto da caverna na floresta, desaparece. Ulrich lidera a investigação do caso que é similar ao desaparecimento de seu irmão Mads 33 anos antes.
  • Magnus, Bartosz, Mikkel, Jonas e Martha vão procurar as drogas perto da caverna. O local emite um som ameaçador e os jovens se separam. Mikkel entra na caverna sozinho e desaparece, voltando atrás no tempo, até 1986.

Mikkel

  • Peter Doppler tenta contratar um garoto de programa, mas desiste e resolve ir até à cabana da família na floresta. Lá, ele encontra Mads Nielsen, que possivelmente foi transportado para 2019 na mesma altura em que Mikkel viajou para 1986. Os olhos e ouvidos de Mads estão queimados, provando que ele foi mais um dos experimentos mal sucedidos de Noah.
  • Em pânico, Peter liga para Tronte Nielsen que chora o corpo do filho sem entender o que se passa. Claudia Tiedemann chega e manda os homens colocarem o corpo na floresta. Ao encontrar o corpo, a polícia conclui que o garoto estaria morto há apenas 16 horas, mas suas roupas e um rádio que estava com ele são dos anos 1980.
  • Yasin, de 9 anos, é levado por Helge Doppler (1986) e desaparece, causando o pânico na pequena cidade.
  • Jonas (2052) chega ao hotel de Regina (5 de Novembro) com um pacote para sua versão mais jovem. No pacote, Jonas (jovem) encontra a carta de suicídio de seu pai explicando o que aconteceu. Além disso, ele recebe também um contador Geiger e uma lanterna. Ele se dirige então à caverna, viajando pela primeira vez até 1986.
  • Ulrich começa a desconfiar do papel de Helge nos desaparecimentos. Ele acaba entrando na caverna e sendo transportado para 1953.
  • Bartosz se encontra uma segunda vez com Noah e confirma que tudo o que este havia previsto aconteceu. O jovem promete fazer o que o padre pedir.
  • Ines entrega a nota de suicídio de Michael a Jonas, mas ele já havia queimado a carta ao receber o pacote do homem misterioso. Ou seja, existem duas notas de suicídio circulando no tempo. É nesta altura que Jonas resolve retornar a 1986 e salvar Mikkel, mesmo que isso destrua sua existência.

2020

2020

  • Jonas (adulto) revela a sua mãe, Hannah, a verdade sobre Mikkel/Michael e as viagens no tempo. Para convencê-la, ele a leva até 1987, onde eles veem Mikkel.
  • Jonas, Hannah, Charlotte e Peter se reúnem para contar a verdade para Katharina, que só acredita ao encontrar uma foto de Michael quando ainda estava na escola e perceber que se trata de Mikkel na imagem.
  • Em sua primeira viagem no tempo, Claudia (adulta, de 1987) vai parar em 2020, quando descobre a data de morte de seu pai, Egon, e retorna a 1987 na esperança de salvá-lo.
  • Magnus, Martha, Franziska Elisabeth e Bartosz viajam para 1987.
  • Noah revela a Charlotte que é seu verdadeiro pai.
  • É revelado que Aleksander roubou a identidade do irmão do investigador Clausen, desaparecido em 1986 e era o real Aleksander Köhler.
  • Jonas (jovem) e Claudia (adulta) ligam a máquina do tempo nas cavernas, conectando passado e futuro.
  • Jonas (jovem) se reúne com Martha. Adam aparece e mata a garota com um tiro.
  • O investigador Clausen força a abertura do lixo radioativo. Charlotte tenta impedir, mas não consegue. A matéria negra começa a ganhar forma. Em 2053, Elisabeth (adulta) liga a máquina do tempo e, em 1921, Magnus (adulto) e Franziska (adulta) fazem o mesmo. A conexão da ações "simultâneas" em cada período de tempo cria uma espécie de portal pelo qual Elisabeth (adulta) e Charlotte (adulta) conseguem se ver entre 2053 e 2020.
  • Katharina vai até a caverna e abre o portão do Sic Mundus.
  • Com o apocalipse a apenas alguns segundos, Jonas (jovem) ainda chora a morte de Martha, mas ele acaba sendo surpreendido pela chegada de uma outra Martha, que diz ser de um universo paralelo.

2052

2052

Após tocar a mão de Helge (criança) em uma união entre 1953 e 1986, Jonas (2019) é enviado para 2052. Ele acorda na cabana da floresta, mas Winden mudou e é agora um cenário pós-apocalíptico. Um grupo de pessoas armadas o levam, acabando assim a primeira temporada de Dark.

2053

2053

  • Elisabeth (adulta) lidera um grupo de sobreviventes do apocalipse com mão de ferro. Jonas (jovem) desobedece as regras do grupo de não ir até a chamada Zona Morta, e acaba quase sendo enforcado por Elisabeth.
  • Com a ajuda da jovem que interpreta a língua de sinais da líder, Jonas foge da prisão e vai até a Zona Morta, onde encontra uma esfera que muda de forma constantemente, dentro do reator de partículas.
  • Ao ouvir as gravações de Claudia, Jonas (jovem) descobre sobre a "Partícula de Deus", e etende que o reator e a esfera podem ser usados como uma máquina do tempo. Ele entra na esfera e acaba viajando para 1921.
  • Elisabeth (adulta) liga a máquina do tempo no dia 27 de junho, mesma data em 2020 em que o lixo nuclear é desenterrado. Já em 1921, Magnus (adulto) e Franziska (adulta) também ativam a máquina do tempo. A conexão cria um portal através do qual Elisabeth consegue ver sua mãe e filha, Charlotte.

FIQUE POR DENTRO:

Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

O que esperar da 3ª temporada de Dark?

Fique por dentro das referências mitológicas em Dark.

Conheça as 10 melhores séries de Ficção Pós-Apocalíptica.