Super Campeões | Tudo sobre o anime de futebol!

Nos anos 90, um anime veio para unir os otakus aos fãs de futebol: Super Campeões! A série, que acompanhava a carreira do jovem jogador Oliver Tsubasa, abriu espaço para outros animes baseados em competições esportivas e catapultou o gênero.

Hoje você relembra tudo sobre o anime dos chutes potentes e dos gols épicos, que fez reacender o amor pelo futebol no Japão!

Capitão Tsubasa

Captain Tsubasa

Oliver Tsubasa é um jovem que tem um talento incrível com a bola nos pés. Jogando pela sua escola,ele participa do Campeonato Nacional, onde começa a conhecer os desafios de buscar uma carreira profissional no futebol. Tsubasa se destaca e é capaz de levar seu time à final, resultando no empate entre o seu Nankatsu com o Toho.

Depois do bom resultado na competição nacional, Tsubasa é chamado para a New Team, uma espécie de seleção da cidade onde ele mora, convocada pela Federação Japonesa de Futebol para um torneio nacional. E, embora o nível dos desafios aumente, Tsubasa viria a conhecer o homem que mudaria sua carreira futebolística: Roberto Maravilha!

Maravilha era um ex-jogador de futebol com uma carreira memorável. Brasileiro, ele havia atuado pela seleção do seu país até que desenvolveu problemas de visão e precisou se aposentar. Agora como técnico, ele percebe o potencial de Tsubasa e decide apostar no novato, ensinando-o algumas técnicas que desenvolveu ao longo da carreira.

Sob o comando de Maravilha e seu grande companheiro de equipe, Benji Wakabayashi, Tsubasa consegue levar o New Team ao triunfo, sagrando-se campeão. Apesar da vitória, as coisa iriam mudar rapidamente: Roberto volta para o Brasil, Benji vai jogar na Alemanha e Oliver precisa seguir com a sua vida, sem o apoio do seu mentor e seu melhor amigo.

O Campeonato Mundial

Shin Captain Tsubasa

De volta ao Nankatsu, Tsubasa consegue, junto da sua equipe, conquistar mais dois campeonatos nacionais. Isso lhe rende uma transferência para o Brasil, onde irá jogar no São Paulo Futebol Clube, time em que Roberto Maravilha, seu antigo mentor, trabalha.

No Brasil, Tsubasa conhece novos amigos e disputa a Série A do Campeonato Brasileiro, levando o São Paulo à final contra o Flamengo. Na última partida, ele consegue a façanha de reverter o placar de 3 a 0 para 4 a 3, dando o título ao clube paulista.

Junto do título, vem a convocação para a Copa Asiática, representando a seleção japonesa. Mas, para encarar um desafio desses, ele precisa passar por um longo treinamento, pondo em prática tudo o que aprendeu no Brasil. Campeão com o Japão, Tsubasa vai com sua seleção ao Mundial de Juniores na França.

Já no país sede, o time japonês precisa passar por times muito mais tradicionais, como a Itália e a Argentina. Tsubasa e seus companheiros conseguem chegar à final do torneio, mas acabam perdendo para a Alemanha na final por 7 a 0. Depois do torneio, Tsubasa consegue uma transferência para o Barcelona e se muda para a Espanha com sua esposa.

A Caminho de 2002

super campeões

Uma fase posterior do anime decidiu retratar o sucesso de Tsubasa perto da época da Copa do Mundo da Coreia e do Japão em 2002. A animação é praticamente um remake da trajetória de Tsubasa até aqui, com o adendo da sua campanha no Barcelona ao lado de Rivaul (personagem inspirado em Rivaldo, jogador brasileiro que atuava pela equipe).

O jogador japonês começa de baixo, precisando atuar no Barcelona B para conquistar seu lugar na equipe principal. O anime também mostra alguns dos amigos de Tsubasa atuando em clubes mundo afora, como Kojiro Hyuga na Juventus e Wakabayashi no Hamburger SV.

O anime se encerra com Tsubasa alcançando a titularidade no time principal do Barcelona após uma lesão de Rivaul, o que o levou a jogar o Super Clássico contra o Real Madrid e reencontrar seu antigo rival Natureza, que jogava pelo Flamengo na época em que o protagonista estava no São Paulo.

Legado Marcante

Além da sua trama bem diferente, envolvendo futebol, Super Campeões trouxe algumas características da ficção que ficaram muito marcadas no anime. A principal delas talvez tenha sido as jogadas impossíveis: ao incorporar fantasia ao esporte, os personagens são capazes de feitos inexplicáveis!

São lances incríveis, como chutes capazes de partir uma árvore, defesas que desafiam as leis da física e outras habilidades que só existem na ficção. Apesar de surreais, esses traços únicos conquistaram os fãs, gerando uma franquia famosa ao ponto de Tsubasa se tornar um ícone nacional no Japão ao ponto da Federação Japonesa de Futebol adotá-lo como um dos mascotes oficiais do esporte no país.

Super Campeões também virou jogo, unindo futebol com RPG para um game bastante bem recebido pelos fãs de ambos os gêneros.

CURTE ANIMES? ENTÃO FIQUE LIGADO!

30 Animes interessantes que você não pode deixar de assistir!

20 Melhores Animes de Terror para você assistir (se tiver coragem)

20 Melhores Animes Seinen (animes para adultos)