Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin): Tudo sobre os Titãs!

Criado por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs, na tradução brasileira) é um dos mangás/animes mais interessantes que surgiram nos últimos anos.

O universo criado por Isayama é muito mais profundo e complexo do que podemos imaginar, com monstruosas criaturas humanoides que devoram seres humanos.

Confira então quem são esses monstros e qual sua origem.

ALERTA SPOILER: contém GRANDES SPOILERSdas primeiras três temporadas do anime e dos mangás que serão base para a última temporada do anime, a ser lançada apenas em 2020!

A origem e a verdade sobre Ymir Fritz

Quando o assunto é origem dos Titãs, vamos precisar dividir a explicação em dois tópicos:

O que a lenda dizia

origem

De acordo com a lenda contada pelos marleyanos por milhares de anos, Ymir Fritz, uma jovem da família real, teria feito um acordo com o demônio de forma a ganhar o Poder do Titã. Usando seus poderes, então, Ymir teria trazido a paz ao mundo e construído muitas infraestruturas controlando seus titãs de forma a melhorar a vida dos humanos.

Nesse processo, contudo, o Império de Eldia se desenvolveu e subjugou os demais reinos, mas tudo em nome da paz e do avanço para todos.

13 anos após ganhar seus poderes, Ymir veio a falecer e sua alma foi dividida por nove herdeiros de família nobres, cada um com o poder de se transformar em um Titã, mas de forma consciente. Suas memórias também foram passadas de geração em geração. Por esse motivo, acredita-se até hoje que aqueles que são portadores de titãs preisam repassá-lo antes de completar os 13 anso como portador, para evitar a morte.

Determinado tempo após o reinado eldiano, a nação Marley descobriu que poderia retirar o fluido da medula espinhal de um dos monstros e injetá-lo em uma pessoa para transformá-la em um titã irracional.

Com esse conhecimento em mãos, Marley tomou o poder e condenou os eldianos pelos erros do passado cometidos por Ymir.

A verdade sobre Ymir Fritz

ymir fritz

Diferente da imagem quase divina que de Ymir que era usada para contar a lenda da origem dos titãs, a história real revela que Ymir sempre foi uma escrava da Família Real eldiana.

No capítulo 122 do mangá, Eren consegue entrar em contato com Ymir, na Conexão, os caminhos que ligam todos os Eldianos. É neste momento que os presentes ali na Coordenada parecem conseguir compartilhar memórias e a verdade sobre como Imyr se tornou uma titã é revelada.

Ainda muito jovem, a menina foi acusada por um erro que não havia cometido. Por esse motivo, ela foi violentamente castigada, o que a leva a tenta fugir (não da escravidão, mas do castigo). Ao correr pela floresta, ela acaba caindo em uma espécie de abertura de uma misteriosa árvore. E é lá que algo se une à espinha dorsal da garota, fazendo com que ela se transforme na titã fundadora.

Ymir Fritz

O próximo passo de Ymir poderia ter sido usar seus novos poderes para se vingar daqueles que a escravizaram. Contudo, ela nunca teve a intenção de fugir da escravidão, visto que não sabia ser outra coisa senão escrava. Portanto, ela apenas retorna e oferece seus novos poderes a serviço dos Fritz.

O que veio a seguir não foi em nome da paz, mas sim da dominação. Com uma titã ao seu lado, Eldian subjulgou e massacrou diferentes nações, como Marley.

A lenda que a destacava como membro da família real surgiu para justificar o castigo que os Marleyanos viriam a impor aos eldianos. Além disso, para o poder de Ymir ganhar continuidade na família real,a jovem recebeu o nome Fritz e foi obrigada a gerar filhos que pudessem herdar os poderes a serem usados pelo reino.

ymir fritz

13 anos após se tornar uma titã, Ymir morre para salvar a vida de seu rei, mais uma vez demonstrando sua completa submissão à escravidão. Sem limites para a crueldade, o rei faz com que as três filhas de Ymir comam o corpo da mãe para herdar seus poderes (!!!).

A única parte da história contada de forma relativamente correta foi a que destaca as decisões de Marley de criar os titãs irracionais e castigar os eldianos pelos seus pecados do passado, retomando o poder e trancando so inimigos nas muralhas.

Mas vale lembrar que boa parte do que os eldianos passaram nesse castigo e isolamento também foi decisão de Karl Fritz, o 145º rei eldiano. Simpático aos motivos de revolta dos marleyanos, Karl Fritz (que era portador do Titã Fundador, originalmente de Ymir Fritz) se uniu à família Tybur e criou a história de Helos, um herói marleyano que derrotou o rei Fritz. A família real eldiano troca seu nome para Reiss depois.

Após incitar uma guerra civil, a Grande Guerra Titã, com a ajuda dos marleyanos, eles conseguem dominar os eldianos. Marley consegue o domínio de 7 dos 9 titãs originais e os demais ficam com eldianos leais a Marley. Karl Fritz constrói as muralhas e tira a memórias dos eldianos usando a Coordenada.

Qual a fisiologia dos titãs?

fisiologia

O Titãs são parecidos com os humanos, mas com várias deformidades. Os seus olhos estão constantemente abertos e não têm órgãos reprodutivos visíveis. Suas capacidades de regeneração são tão elevadas que eles conseguem sobreviver a desmembramentos e até decapitações.

Em relação aos Titãs Shifters, a altura do monstro altera consoante sua transformação, porém é uma característica definitiva e que não depende de sua pureza ou seu herdeiro. A idade do humano não afeta também a aparência do Titã.

Os Titãs ganham sua energia através da luz solar, mas isso não os impede de tentar devorar humanos como simples extinto. Contudo, caso um titã irracional (sem consciência de seus atos, criado a partir da inserção do fluido de um titã original) coma um humano portador de um titã original (herdeiro do poder de Ymir Fritz, com consciência e capacidade de se transformar em titã quando quiser), aquele humano pode se tornar o novo portador do titã original, deixando de ser um titã irracional e sendo capaz de voltar a sua forma humana.

Tipos de Titãs

titã

  • Titãs Puros: Esses são os mais comuns dos Titãs e são completamente irracionais. No passado, esses monstros eram utilizados pelos humanos com o Poder do Titã como máquinas de guerra contra outras nações do mundo. Infelizmente, estes ainda mantém sua consciente e memórias, apenas não conseguem ter qualquer controle sobre suas ações.
  • Titãs Anormais: Esses Titãs são também humanos que se tornaram e agem de forma inconsciente, mas não de uma forma previsível como os anteriores. Por isso, por norma estes não se focam em devorar humanos mas sim em destruir locais importantes.
  • Titãs da Muralha: Esses Titãs têm a aparência do Titã Colossal e podem ser encontrados dentro das Muralhas. Embora estejam vivos eles estão na verdade enfraquecidos devido à falta de luz solar. Sua pele extremamente dura é um reforço da muralha e por isso eles estão presos em seu interior.
  • Os Nove Titãs Shifters: Ao contrário dos outros Titãs, estes são inteligentes e controlados pelo humano em seu interior. Além disso, são também mais poderosos do que os comuns, tendo acesso a habilidades únicas. No entanto, o humano que herde o poder dos Nove Titãs fica amaldiçoada a viver apenas um máximo de 13 anos desde o dia em que adquiriu o poder.

Os Nove Titãs Originais (Titãs Shifters)

Cada um desses monstros tem capacidades especiais que dependem do poder que seu herdeiro recebeu da Progenitora.

1. Titã Fundador

titã fundador

Como o nome já sugere, Ymir Fritz foi a Titã Fundadora, mas outros importantes nomes na história de Ataque dos Titãs "herdaram" esse titã e se tornaram seus portadores de diferentes formas.

Karl Fritz, 145º rei eldiano foi um dos herdeiros do titã fundador. A seguir, sua filha Freida Reiss (sobrenome que a família real eldiano passou a adotar) herdou o titã.

Em determinado ponto da história, contudo, Grisha Yerga (que já era herdeiro do Titã de Ataque), mata Freida e a cime, passando a ser portador dos dois titãs.

Mais para frente, Grisha transforma seu filho Eren Yerga, ainda criança, em um titã irracional de modo que ele coma o próprio pai. Sem ter consciência, Eren acaba fazendo isso e passa a ser o portador do Titã Fundador e do Titã de Ataque.

Poderes: Capaz de controlar a Coordenada quando em contato com algum portador de um titã original de sangue real, o portador do Titã de Ataque pode controlar a mente dos demais titãs e as memórias de todos os eldianos, que são ligados por essa Coordenada.

Tamanho: 13 metros

Aparência: quando portado por Ymir, a aparência do titã fundador era bem similar a de um humano com tamanho aumentado. Contudo, seu rosto era uma caveira e suas costelas eram aparentes. No capítulo 123 do mangá, Eren assume um nova forma ao se transformar em um titã, mais monstruoso e também com as costelas bem aparentes. É importante destacar, contudo, que aparência do titã pode mudar de acordo com seu portador e com os poderes de outros tiãs que adquire, podendo varia até de altura.

2. Titã Colossal

titã colossal

Maior titã registrado até o momento, o Titã Colossal também teve diversos portadores. Dois deles, contudo, são alguns dos personagens principais apresentados: Armin Arlet e Bertold Hoover.

O Titã Colossal leva para outro nível a geração de calor e energia que geralmente ocorre na transformação de um titã. Além disso, o seu portador é capaz de usar essa energia para criar novos recursos, como uma grande ventania ou mesmo uma grande explosão.

Poderes: É capaz de evaporar parte de seu corpo para liberar grandes quantidades de fumaça, além de ter enrome força e uma transformação explosiva

Tamanho: 60 metros

Aparência: Embora a aparência possa variar com o portador, o Titã Colossal em geral se assemelha a um corpo humano sem pele, com todos os seus músculos e parte dos ossos expostos.

3. Titã Encouraçado

encouraçado

Até o momento, o único portador do Titã Encouraçado que nos foi apresentado foi Reiner Braun. Contudo, há rumores e teorias que apontam que Gabi Brown pode ser a próxima a herdar o poder do titã.

Embora sua pele estilo armadura ofereça proteção, sua estrutura corporal também limite sua velocidade. Assim como o Colossal, o Titã Encouraçado ficou sob o domínio de Marley após a guerra investida contra os eldianos por Marley e Karl Fritz.

Poderes: Além da força que seu tamnho e armadura lhe proporcionam, o TItã Encouraçado não apresenta outros poderes.

Tamanho: 15 metros

Aparência: Sua pele é coberta por uma pele que mais parece uma armadura, com algumas aberturas que permitem seu movimento. Tem uma aparência como um misto de um homem sem pele e um homem com uma armadura.

4. Titã de Ataque

assassino

Durante a Grande Guerra Titã, O Titã de Ataque seguiu lutando pela liberdade dos eldianos, busca que o guia em todas as suas atitudes.

No ano 819, um espião eldiano chamado Eren Kruger herdou o Titã de Ataque de um homem desconhecido. Após quase 13 anos, ele passou o poder do titã para Grisha Yeager.

Ciente da história que a família real escondia dos eldianos, Grisha escreve livros contando toda a verdade e provoca uma situação para passar o Titã de Ataque (e o Titã Fundador, que toma de Freida Reiss) para seu filho Eren Yeager.

Poderes: Recentemente (nos mangás que ainda serão adaptados para a 4ª temporada do anime) foi revelado que o verdadeiro poder do Titã de Ataque é a capacidade de acessar e intervir nas memórias de outros portadores (passados ou futuros) desse mesmo Titã.

Tamanho: 15 metros (No capítulo 123 do mangá, contudo, Eren parece ter alcançado uma nova forma e tamanho)

Aparência: Com os três portadores que são apresentados no anime, o Titã de Ataque parece seguir a aparência de cada um deles, apenas crescendo em tamanho, número de dentes, músculos e ficando com traços e expressões mais agressivas.

5. Titã Fêmea

fêmea

Annie Leonhart foi a única portadores da Titã Fêmea apresentada no mangá e no anime. A recursos como força extrema, grande mobilidade e resistência de sua titã, ela une suas próprias habilidades com artes marciais, tornando-se uma grande oponente.

A Titã Fêmea foi um dos titãs que ficaram em posse dos marleyanos após os conflitos com Eldia e o isolamento em Paradis. No ano 843, Annie foi enviada com Reiner, Bertold e Marcel Galliard para a Operação Ilha de Paradis.

Poderes: Além de extrema força e agilidade, tem o poder de atrair titãs puros com gritos e de tornar sua pele dura como aço.

Tamanho: 14 metros

Aparência: Embora mantenha parte da aparência de sua portadora, a Titã Fêmea também apresenta um corpo que parece ter perdido toda sua pele, expondo todos os músculos.

6. Titã Bestial

besta

Zeke Yeager - irmão de Eren, filho de Grisha - recebeu o Titã Bestial de Tom Ksaver. Sob o comando de Zeke, contudo, que tem sangue real, esse titã ganhou novos poderes a que outros portadores não tinham acesso. Usando o titã, Zeke consegue controlar eldianos e transformá-los em titãs.

Um personagem misterioso e contraditório, Zeke chegou a trair seus pais e seu povo, ficando a favor dos marleyanos ainda criança. Atualmente, contudo, tem uma aliança com Eren. É tocando Zeke, inclusive, um portador de titã com sangue real, que Eren pode ativar a Coordenada novamente.

Poderes: Sua aparência monstruosa já entrega sua super força. Também tem capacidade de jogar coisas com grande precisão e imensa capacidade destrutiva.

Tamanho: 17 metros

Aparência: Um grande e largo tronco, braços cumpridos e cobertos de pelos e uma cabeça desproporcional compõem seu visual animalesco.

7. Titã Mandíbula

mandíbula

No ano de 843, Marcel Galliard foi o escolhido para herdar os poderes do Titã Mandíbula, que ficou sob o comando de Marley.

Durante a expedição para a Operação Ilha de Paradis, Reiner sofreu um ataque de outro titã. Marcel tentou defendê-lo, mas acabou sendo comido. O titã estava sob o comando da eldiana Ymir, que acabou pegando os poderes do Titã Mandíbula para si.

Em determinado ponto da história, Ymir é enviada a Marley, e Porco Galliard, irmão de Marcel, é escolhido para herdar os poderes do Titã Mandíbula.

Durante a batalha que já está sendo travada em Marley, no arco final do mangá, o jovem cadete Falco Brice é transformado em um titã puro por Zeke Yeager. Em meio à luta, ele acaba comendo o Titã Mandíbula e herdado seus poderes de titã.

Poderes: Suas garras e dentes são capazes de quebrar quase qualquer tipo de material. A velocidade e a agilidade que seu tamanho reduzido lhe proporciona também são excelentes recursos.

Tamanho: 5 metros

Aparência: Um dos menores titãs, apresenta um corpo musculoso. O destaque de sua aparência são as fortes e grandes garras e mandíbula.

8. Titã Quadrupede

quadrupede

Tomado por Marley durante a Grande Guerra Titã, o Titã Quadrúpede foi herdado em 843 pela guerreira Pieck.

Presente em todos os arcos, assim como os demais titãs, esse titã faz parte da batalha que acontece no atual arco contato nos mangás. Foi, inclusive, um dos que mais fez tentativas para matar Eren e seu Titã de Ataque, vencer a guerra e recuperar o Titã Fundador.

Poderes: Grande resistência, grande velocidade e capacidade de ficar em sua forma titã por grandes períodos de tempo.

Tamanho: 4 metros

Aparência: Tem uma aparência humanoide, mas anda de quatro e apresenta uma boca cumprida, assemelhando-se a uma mistura de boca humana e bico.

9. Titã Martelo de Ataque

martelo

Por anos, esse titã ficou sob o domínio da família Tybur. Os Tybur chegaram a ajudar Marley na Grande Guerra Titã e prometeram lealdade e proteção aos marleyanos. Durante o próximo século, contudo, o Titã Martelo de Ataque não foi usado e a identidade de seu portador na família foi mantida em segredo.

Eventualmente, é revelado que a irmã mais nova de Willy Tybur era a portadora do titã. Em uma batalha contra Eren Yeager e seu Titã de Ataque, a portadora perder o domínio do Titã Martelo de Ataque para Eren.

Poderes: Tem a capacidade de endurecer sua pele e transformá-la em diferntes tipos de armas. Pode ser controlado à distância por seu portador por meio de um cordão de carne.

Tamanho: 15 metros

Aparência: Também de forma humanoide, sua aparência pode literalmetne mudar de acordo com sua vontade, embora costume manter o mesmo formato, usando suas mutações apenas para gerar armas e outras estruturas.

FIQUE POR DENTRO:

25 Animes interessantes que você não pode deixar de assistir!

20 Melhores Animes Seinen (animes para adultos).

Confira os 10 melhores animes shounen para assistir.