Ataque dos Titãs | 13 coisas que esperamos ver na última temporada

Quando a WIT Studios lançou o primeiro teaser da quarta temporada de Ataque dos Titãs (Shingeki No Kyojin), os fãs do anime e do mangá foram surpreendidos com a notícia de que esta seria a última leva de episódios do programa. Mas com tanta coisa ainda para acontecer, o que esperar desta última leva de episódios?

Para tentar discutir isso, este artigo vai trazer 13 pontos que esperamos ver nessa tal última temporada (a ironia é nossa torcida para que o anime siga ganhando novos episódios...).

ATENÇÃO! Esse artigo contêm GRANDES SPOILERS das primeiras três temporadas de Ataque dos Titãs e do que acontece nos mangás que serão base para os novos episódios.

1. Como Eren pode usar a Coordenada de novo

ataque aos titãs temporada 4

Nas temporadas anteriores, vemos Eren usando a Coordenada, poder que supostamente apenas aqueles que possuem sangue real poderiam utilizar.

Eventualmente, ele percebe que conseguiu ativar a Coordenada por ter tocado em uma titã irracional de uma humana com sangue real exatamente no momento em que foi capaz de usar o recurso. Contudo, agora ele se pergunta como ativá-la novamente.

Seu pai adquiriu a Coordenada por ter ingerido Frida Heiss, que tinha sangue real. Será preciso, então, Eren ingerir Historia?

Eventualmente, Eren percebe que apenas precisa tocar alguém de sangue real, alguém que, por sua vez, não poderia agir usando a Coordenada da mesma forma que Eren, uma vez que a família real tem a trava de Karl Fritz. O plano, então, é Eren e seu irmão Zeke, que tem sangue real e é portador de um titã, darem as mãos para ativar a Coordenada!

2. Qual o significado da mensagem de Eren Kruger?

ataque aos titãs temporada 4

No final da terceira temporada, fomos surpreendidos com uma espécie de mensagem atemporal. Após tocar Historia mais uma vez, Eren acessa as memórias de seu pai. Em uma conversa de Grisha e Eren Kruger (que passou o titã para Grisha), Kruger lhe passa uma mensagem: ele tem que constituir família e tem que amar a todos dentro da muralha ou tudo se repetirá, e ele tem que cumprir a missão para salvar Mikasa e Armin.

Mas hein?! A mensagem, então, era para Eren no presente? O que significa a mensagem? Como Eren Kruger conseguiu acessar uma mensagem para o futuro? Ele sabia que Eren do presente acessaria as memórias do pai? O que mais ele sabia do futuro? A mensagem foi passada pelo Titã de Ataque usando seus portadores em diferentes épocas do tempo?

Bem, pelo visto os mangás já trouxeram respostas para isso (falamos sobre isso mais abaixo), logo, realmente esperamos novas respostas sobre o assunto no anime.

3. Os mistérios da família Ackerman

ataque aos titãs temporada 4

A essa altura, já sabemos que os Ackerman, diferente dos demais cidadãos, não são afetados pela Coordenada. Além disso, sabemos ainda que Mikasa e Levi já demonstraram uma força sobrehumana ou a quase manifestação dessa força. Mas o que mais há para ser revelado da história dos Ackerman?

A partir daqui, as informações são spoilers do mangá!

Os Ackerman eram os guardiões da família real, os Heiss. O que ainda não era de conhecimento de todos era que, assim como os eldianos, eles possuem uma rede de ligações invisíveis própria, motivo pelo qual não são afetados quando a Coordenada age sobre as conexões eldianas.

Além disso, a família Ackerman conta com uma habilidade chamada de Despertar. Aquele que consegue despertar tem acesso a poderes, forças e todas as memórias de combates de seus antepassados.

Porém não é todo Ackerman que consegue despertar. O pai da Mikasa e a mãe de Levi, por exemplo, não despertaram. Para acontecer esse Despertar é preciso:

  1. Estar em uma situação de desespero
  2. Ter alguém que o Ackerman considere superior
  3. Receber uma ordem desse superior

4. Eren do mal?

ataque aos titãs temporada 4

Assim como já pudemos perceber no final da terceira temporada, Eren está mudado. Não é apenas o que Eren viveu que faz parte dele, mas também o que seu pai viveu, memórias e vivências que ele traz dentro de si por ter devorado Grisha.

Como Eren não controla essas memórias, elas o mudam, e ele parece transformado ao final do último episódio da temporada 3. Mas, será mesmo?

Além disso, descobrimos também que o titã que Eren herdou de seu pai - e que ele, por sua vez, ganhou de Eren Kruger - é o Titã de Ataque (Shingeki No Kyojin - sim, a tradução do nome do anime estava errada!), um que sempre lutou por liberdade. E esse objetivo também guia a mistura de memórias e características que compõem quem Eren é agora.

O "novo Eren" é mais confiante e frio, e suas atitudes não inspiram mais a confiança que uma vez inspirou em Mikasa, que o tinha como um líder. E são suas atitudes na história dos mangás que vão ser adaptados na quarta temporada que deixam os leitores confusos sobre suas reais intenções...

ataque aos titãs temporada 4

5. O que existe fora da ilha

ataque aos titãs temporada 4

Sim, enquanto os habitantes se perguntavam o que existia além das muralhas, foi revelado que há bem mais fora da ilha! Nações inteiras! E após três temporadas e muita espera dos fãs, é chegado o momento de vermos o que existe além do mar. Como estão as demais nações? Os guerreiros vão encontrar mais repressão ou a liberdade pela qual vêm lutando há tanto tempo?

É exatamente isso que Eren se questiona, quando tem acesso às memórias de Grisha, enquanto pensava no caminho para além das muralhas como um novo objetivo e sonho.

Nas lembranças, Eren vê a irmã de Grisha morta, estraçalhada por cachorros após as duas crianças saírem das muralhas para verem um dirigível. É, portanto, bem compreensível que o jovem se questione sobre o que vai encontrar.

6. Conheceremos mais de Marley

ataque aos titãs temporada 4

Aqui está alguns dos vários momentos que devem responder à pergunta acima. Os mangás trazem 10 capítulos que se passam em Marley, com bem mais informações sobre o país e novos personagens. Tal decisão do autor foi, inclusive, arriscada e suscetível a grandes críticas dos leitores e espectadores, que querem ver o desenvolvimento dos personagens que já acompanham há anos.

Contudo, os acontecimentos e a batalha que sucedem este momento em Marley fazem toda a espera valer a pena. A ideia do autor foi apresentar ao leitor o outro lado, a população de Marley, para que conhecêssemos os dois lados da eminente guerra.

7. Mais política

ataque aos titãs temporada 4

Assim como a primeira metade da terceira temporada, o quarto e último ano da série, caso siga fiel aos mangás, deve trazer mais momentos de política, nos quais veremos a forma como os titãs eram usados.

Intrigas, novos planos para revolução e mais tópicos estratégicos estão bem presentes nos mangás que ainda devem ser adaptados nesta quarta temporada. Não é possível, contudo, termos certeza do quanto isso deve durar, em termos de número de episódios, uma vez que os mangás estão bem à frente do anime, que só tem mais essa temporada.

8. Começa a revolução

ataque aos titãs temporada 4

Tem início a guerra entre Marley e Paradis. Há, contudo, grandes falhas no plano dos irmãos Yerga. Com a estratégia de eutanásia, eles querem esterilizar todos os eldianos para garantir que novas crianças não nasçam nessa situação.

Porém, como os eldianos poderão defender Paradis quando ficarem idosos? E o filho de Historia vai continuar a sociedade eldiana? E ele vai engolir o Eren, em algum momento, para adquirir a Coordenada? Eren, cujo Titã de Ataque luta por liberdade, vai aceitar isso? (A resposta vem logo ali abaixo!)

Até o último capítulo publicado dos mangás, muito (eu disse MUITO!) já aconteceu nessa guerra. Mortes importantes, sacrifícios e mais titãs são alguns dos pontos que caracterizam cenas de tirar o fôlego dos leitores. Mas vamos seguir com os pontos mais importantes.

9. Conheceremos Gabi

ataque aos titãs temporada 4

Uma das personagens que mais divide opiniões nos mangás, Gabi é patriota e tem sangue eldiano. Contudo, ela concorda com os ideais marleyanos, o que a coloca em uma posição contra seus conterrâneos e parentes.

E não são poucos os momentos que fazem o leitor odiar a personagem. Contudo, ela é uma criança que foi manipulada. E aos poucos, conhece eldianos que ela reconhece serem bons. Mas não é o que ela acha de Eren...

10. Eren morre... (mas será que morre mesmo?)

ataque aos titãs temporada 4

Em determinado momento do capítulo 119, Eren sai de seu titã para alcançar Zeke e segurar sua mão, como forma de ativar a Coordenada. É nesse momento que Gabi atira em Eren e o tiro arranca sua cabeça!

Os questionamentos que ficam são:

  1. O anime realmente matou seu protagonista?
  2. Eren vai ser capaz de se regenerar a esse ponto?
  3. Caso ele realmente tenha morrido, para quem devem ir seus dois titãs?

11. Mistério sobre Ymir revelado?

ataque aos titãs temporada 4

Durante o Capítulo 115, Zeke quase morre e tem parte de seu corpo destruído. É quando vemos o personagem num cenário familiar, o mesmo cenário em que Ymir um dia foi "reconstruída". Lá, Zeke encontra uma garotinha com roupas esfarrapadas, que começa a reconstruí-lo a partir do barro.

Tudo leva a crer (e é dessa forma que os fãs estão interpretando) que a menina se trata de Ymir Fritz, em uma manifestação que parece ter sido guardada nos caminhos invisíveis.

Porém, novas revelações são feitas após a morte de Eren. Logo depois de o tiro arrancar a cabeça do personagem, Zeke consegue segurá-la antes de cair no chão. E, pelo visto, antes de seu corpo estar de fato morto, uma vez que o toque entre irmãos de fato ativa a Coordenada.

Vemos, de novo, então, Zeke e Eren de volta à Conexão, onde encontram Ymir Fritz. Quando Eren revela que não seguiria em frente com o plano de Zeke de promover a esterilização e pede ajuda a Ymir, ele é ignorado e percebe que a menina sempre foi uma escrava do sangue real.

Mas será que há uma forma de libertar Ymir Fritz? Eles vão ativar a Coordenada? Como eles vão usar essa Coordenada?

12. O poder do Titã de Ataque é revelado!

ataque aos titãs temporada 4

No capítulo 121 do mangá, Zeke e Eren, ainda na Conexão com Ymir Fritz, acessam novamente as memórias de Grisha. Em determinado momento, Grisha revela o verdadeiro poder do Titã de Ataque: acessar memórias de seus sucessores, ou seja, memórias futuras.

Teoricamente, os portadores do Titã de Ataque tiveram acesso às memórias de portadores futuros, e tudo o que foi feito pelos antigos portadores desse titã foi guiado pelas memórias futuras de outros portadores. O "teoricamente" aplica-se aqui porque, até o momento, o mangá nos leva a crer que apenas Eren interviu nessas memórias e teve participações em atrocidades do passado.

Mas se Eren não acessou memórias de um portador futuro, somente interviu nas ações dos portadores anteriores, isso significa que o Titã de Ataque vai acabar com ele?

13. Zeke vai salvar o mundo de Eren?

ataque aos titãs temporada 4

Em meio ao "diálogo" de memórias do passado e do futuro que Eren estabelece quando Zeke o força a revisitar as memórias de seu pai, Grisha pede perdão a Zeke e pede que o filho pare Eren...

Mas além de acessar memórias, o Titã de Ataque pode, então manipular essa memórias, conversar e estimular ações dos portadores do passado. É revelado, então, que Eren manipulou as atitudes de seu pai. Com quantos mais portadores ele fez isso?

Sem que ele soubesse, ações que ele tanto desejou que não tivessem acontecido no passado, na verdade foram causadas por ele no futuro ao ter acesso à Conexão. Mas ele fez isso tudo para o bem? Seus objetivos são pelo bem maior? Ou Eren é o grande vilão de Ataque aos Titãs?

-----------------------

E aí, o que acham? O que mais vocês esperam ver na última temporada de Ataque dos Titãs?

O fato de o anime ser finalizado em uma quarta temporada já é surpreendente por três motivos:

  1. O anime é extremamente fiel ao mangá
  2. A história do mangá está bem adiantada em relação à já mostrada no anime
  3. Muita coisa aconteceu até aqui (principalmente na terceira temporada!) e há muito a ser revelado e resolvido

Então como finalizar tudo em apenas mais uma temporada? Será que acaba mesmo nessa próxima temporada?

A quarta e última temporada do anime tem estreia marcada para 2020.