Tudo que você precisa saber sobre a Ravena dos Jovens Titãs

Ravena é uma das super-heroínas mais poderosas dos quadrinhos e membro dos Jovens Titãs, uma equipe de super-heróis da DC Comics menos conhecida que a Liga da Justiça mas igualmente espetacular (acredite, você vai querer conhecer estes caras)!

Ravena é um ser enigmático de poderes sobrenaturais com uma origem e um passado obscuro. Apesar de Ravena ser uma garota aparentemente tímida e que não gosta de falar muito sobre si, nós conseguimos juntar todas as informações que você precisa saber sobre esta fantástica personagem filha de um demônio interdimensional!

Ser filha de um demônio não é um negócio fácil

trigon

Ravena apareceu pela primeira vez em 1980 na HQ DC Comics Presents #96, e foi criada por Marv Wolfman, George Pérez e Todd Nauck. Ela é filha de uma humana chamada Arella e de um demônio com o nome de Trigon, tendo nascido na dimensão de Azarath.

Depois do seu 16º aniversário, Ravena descobre que o seu pai Trigon pretendia ir à dimensão de Azarath para destruí-la, até então, pai e filha não mantinham qualquer tipo de contato, pois Arella sempre desejou que a sua filha ficasse longe da influência do seu Pai. Após ter conhecido o poder de Trigon, Ravena prometeu que ela própria iria o deter.

As coisas não eram tão simples quanto Ravena pensou, pois por várias vezes o seu pai conseguia fazer com que a jovem fizesse algumas coisas contra sua vontade, graças à ligação que os dois mantinham através da energia negra.

Ela encontram amizade nos Jovens Titãs

jovens titãs

Como falamos acima, as coisas ficaram bem complicadas e Ravena teve mesmo que procurar ajuda para combater o seu Pai. Ela entra em contato com a Liga da Justiça, mas Zatanna sente a sua aura demoníaca e fica desconfiada de que ela pode ser uma espécie de demônio que deseja se inflitrar no time de super-heróis, desta forma a Liga rejeita o seu pedido de ajuda.

Desesperada, Ravena acaba conhecendo os Jovens Titãs, um time constituído por jovens heróis como Robin, Moça-Maravilha, Kid-Flash, Ciborgue, Mutano e Estelar. Foi aqui que ela finalmente encontrou ajuda para combater Trigon.

Após terem derrotado Trigon, o demônio é colocado numa prisão interdimensional. Eventualmente no futuro ele conseguiu escapar da prisão, mas os Jovens Titãs sempre conseguiram levar a melhor sobre o demônio.

Depois destas batalhas, Ravena se tornou um membro efetivo dos Jovens Titãs e atualmente é um dos membros mais antigos do time, assim como um dos mais populares. Curiosamente, ela acabou até por encontrar um namoradinho dentro do time, o garoto verde, Mutano!

No final, Ravena acabou destruindo seu pai

ravena-trigon

Como contamos acima, Trigon conseguiu escapar por várias vezes da prisão, sendo que uma delas foi a própria Ravena que o ajudou a escapar.  A jovem heroína acabou por sucumbir à influência do seu pai, que a conseguiu manipulá-la libertando-o da prisão interdimensional. O demônio decide então atacar o planeta Terra com a ajuda da filha que estava completamente possuída pela energia negra proveniente dos seus laços genéticos com Trigon.

Os Jovens Titãs eram a única esperança para impedir o ataque de Trigon e Ravena. Sem saída, o time de jovens se viu obrigado a assassinar Ravena.

Contudo, com o efeito da sua "morte", a sua alma foi purificada ficando livre de uma vez por todas da influência do seu pai e da magia negra que vinha dele. Ravena acabou ressuscitando com a ajuda das armas puras de Azarath, foi aí que ela finalmente conseguiu destruir Trigon, impedindo desta forma a destruição do planeta Terra e de todo o Universo.

Quer um conselho? Não se meta no caminho da Ravena

ravena

Ravena é filha de um dos vilões mais poderosos de todo o Universo DC e isso está espelhado no seu código genético, pois também é super poderosa. Grande parte dos seus poderes têm como base a utilização de magia e técnicas psiônicas.

Ela consegue manipular a sua alma, a transformando em objetos, armas tangíveis e mais usualmente em explosões de energia que utiliza para derrotar os seus mais diversos adversários.

Ravena tem ainda à sua disposição um verdadeiro arsenal de truques e habilidades como:

  • Voo;
  • Leitura de mentes;
  • Teletransporte;
  • Manipulação do tempo;

Devemos ainda destacar o fato da Ravena ser uma personagem altamente empática tendo conseguido fazer com que Wally West e o Asa Noturna se apaixonassem por ela. Para além disso ela é capaz de roubar as emoções de qualquer pessoa.

Por último, Ravena é uma personagem com poderes mágicos, algo que faz dela uma das poucas ameças para o super-herói mais poderosos de todos os tempos, o Superman.

Ravena é provavelmente a super-heroína mais sombria de todos os tempos

ravena

Como já dissemos neste artigo, Ravena é filha de um dos mais poderosos demônios de todo o Universo DC Comics, o que faz dela uma personagem altamente misteriosa e volátil. A sua personalidae é reflexo disso mesmo, pois apesar de ter sido criada pela sua mãe, que lhe ensinou o caminho do bem, ela vive constantemente numa dualidade entre as trevas e a luz.

Também toda a simbologia em torno de Ravena, remete para esse seu carácter sombrio e misterioso. O seu nome em inglês é Raven que em português significa "Corvo" uma ave que está simbolicamente associada à morte.

Mutano, a cara-metade

ravenamutanoaficionados

Apesar da Ravena ter uma personalidade muito sombria estando constantemente isolando de outras pessoas, ela também tem espaço para o romance na sua vida.

O amor não se explica e a relação que a Ravena tem com o Mutano é prova disso mesmo. Os dois personagens são basicamente o oposto um do outro, enquanto Ravena é introvertida e super pessimista, o Mutano é extrovertido e super divertido. Mas são mesmo essas diferenças que tornam o relacionamento dos dois tão interessante para os fãs de quadrinhos.

É certo que esta não é uma das relações mais populares das HQs, no entanto é sem dúvida uma das mais divertidas, intrigantes e apelativas. 

A versão live-action

raven-aficionados-titans

Em 2018 os fãs desta personagem da DC Comics tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez a super-heroína em versão live-action, graças à série Titans, produzida em exclusivo para o serviço de streaming da DC Comics.

A tarefa nada fácil de dar vida à personagem é da responsabilidade da jovem atriz de 14 anos, Teagan Croft. Curiosamente e apesar da idade da atriz, a Ravena é uma das personagens centrais da série, merecendo mesmo o maior destaque durante a primeira temporada de Titans.

Até ao momento a Ravena de Teagan Croft é a única versão live-action existente da personagem, não existindo ainda planos para uma adaptação cinematográfica.