Conheça Donna Troy, a Garota-Maravilha dos Jovens Titãs

A DC Universe com sua série exclusiva, Titans, está trazendo pela primeira vez versões live action de vários super-heróis. É o caso de Rapina e Columba e de uma das personagens mais importantes da história dos Jovens Titãs, a Donna Troy, também conhecida como Garota-Maravilha. Mas se você não está tão familiarizado assim com essa personagem, não se preocupe, confira agora o nosso perfil sobre essa poderosa super-heroína dos quadrinhos.

Como se fosse um espelho

Origem

Donna foi criada após o nascimento de Diana, a Mulher Maravilha. Isso mesmo! Ela não nasceu como uma criança normal, mas sim foi criada através de magia. A feiticeira Magala utilizou um espelho mágico para criar uma duplicata mágica de Diana, com a intenção de que fosse uma companheira de brincadeiras da jovem princesa das amazonas. Contudo, apesar de ser uma cópia exata do corpo de Diana, Donna possuía uma mente e personalidade próprias e distintas.

Tempos depois, ela foi sequestrada pela Anjo Negro, que a confundiu pela verdadeira Diana. Dessa forma, Donna foi amaldiçoada a viver um ciclo infinito de diferentes vidas, todas extremamente trágicas. Isso explica várias das histórias de origem que a personagem teve ao longo dos anos. Depois de várias vidas sofridas, Donna foi resgatada pela deusa Réia, que tinha planos para a jovem.

As Sementes dos Titãs

Semente

Donna foi levada para Nova Cronos onde encontrou outras onze crianças vindas de diversos planetas do universo. Todas eram órfãs e teriam morrido se não tivessem sido resgatadas pela deusa Réia, que não apenas as acolheu, como também as criou e treinou nas mais diversas áreas de conhecimento e combate.

O plano de Réia era transformar esse grupo de crianças nos sucessores divinos dos titãs dos mitos gregos e foram nomeados de As Sementes dos Titãs. A eles foram concedidos os poderes dessas divindades e ensinados como utilizá-los de forma responsável. Também foi concedido a cada uma das crianças um sobrenome que fazia referência a uma cidade onde os Titãs haviam sido cultuados no passado. No caso de Donna, foi a cidade de Troia, por isso o sobrenome Troy.

Quando alcançaram a adolescência, os jovens tiveram suas memórias apagadas e foram enviados aos seus panetas natais, onde iriam se desenvolver normalmente, até que um dia receberiam o chamado de Nova Cronos para restaurar o legado dos Titãs.

Super-heroína

Heroína

Ao chegar na Terra, Donna Troy descobriu que possuía super-poderes e logo começou a utilizá-los para se tornar uma super-heroína. Em suas ações contra o crime, a princípio adotou o nome de Garota-Maravilha. Também foi  membro fundadoras dos Jovens Titãs, sendo ela quem sugeriu o nome do grupo (um resquício de memória do seu tempo entre As Sementes dos Titãs). Após ter recebido o chamado e voltado para Nova Cronos, Donna largou o nome Garota-Maravilha de lado e passou a ser chamada apenas de Troia.

Família

Família

Donna teve um relacionamento sério com Terry Long, um professor de história, com quem se casou. Essa união logo resultou em uma gravidez, que por sua vez resultou em – isso mesmo, você acertou – viajantes do tempo! Pouco depois que descobriu estar grávida, o Tropa Titã, vindo diretamente do futuro apareceu para confrontá-la. Eles disseram que seu filho, Robert, se tornaria Lord Caos, um grande vilão no futuro. Para salvar a vida de seu filho, Donna abriu mão de suas habilidades, pois assim ele não herdaria nenhum superpoder.

Sua vida sem superpoderes não durou muito tempo. Sentindo falta da vida de heroína, ela se juntou aos Darkstars, uma tropa espacial com objetivo de estabelecer a ordem no universo, e retornou ao seu posto entre os Jovens Titãs. Essa decisão, no entanto, desestabilizou o seu casamento. Terry, temendo que o cargo de super-heroína colocasse a vida de sua família em perigo, se divorciou de Donna, adquirindo custódia total sobre Robert.

Quebrando a maldição

Fim da maldição

No entanto, o divórcio não seria o pior que aconteceria na vida Donna Troy. Um acidente de carro tiraria a vida de seu ex-marido e de seu filho. Essa tragédia fez com que a Anjo Negro aparecesse mais uma vez para fazer Donna Troy reiniciar o ciclo, em uma nova vida destinada ao sofrimento. Como consequência, todas as pessoas do mundo, com a exceção de Hipólita e Wally West, perderam suas memórias sobre Donna Troy.

Com a ajuda da Mulher-Maravilha, Hipólita e Wally West conseguiram enfrentar a Anjo Negro e quebrar a maldição de Donna Troy. No entanto a nova vida da heroína já tinha começado. Querendo garantir uma vida melhor dessa vez, Hipólita adotou Donna Troy como filha e a levou para Themiscera, onde adquiriu o título de princesa das amazonas.

Poderes e equipamento

Poderes

Como Donna Troy é uma cópia exata do corpo da Mulher-Maravilha, ela também possui os mesmos poderes dessa super-heroína, que são:

Super fisiologia

Donna Troy possui força, reflexos, velocidade, agilidade, resistência e vigor em níveis muito superiores aos de um ser humano normal. Além disso, seu organismo também possui um fator de cura acelerado, possibilitando que se recupere rapidamente dos mais variados ferimentos.

Habilidade de voo

Por curtos períodos de tempo, Donna consegue planar em correntes de vento.

Elo psíquico

Donna possui uma ligação direta com a Mulher-Maravilha. Isso permite com que uma saiba o estado emocional da outra, ter os mesmos sonhos e até mesmo saber o que pensam, em certos momentos.

Equipamento

Equipamento

Parte das suas habilidades de super-heroína vêm diretamente de seu arsenal. Confira os seus principais itens no combate ao crime.

Laço da verdade

Um laço dourado exatamente igual ao da Mulher-Maravilha. Além de ser usado como uma arma, também faz com que qualquer um que esteja preso ou envolto por essa corda seja incapaz de mentir.

Laço da persuasão

Outro laço mágico utilizado por Donna. Diferete do Laço da Verdade, esse é prateado e possui o poder de influenciar a mente de quem esteja preso, compelindo-o a fazer o que Donna quiser, desde que sua força de vontade não seja superior a da heroína.

Braceletes da submissão

Par de braceletes metálicos comuns entre as amazonas. Com essas proteções, Donna é capaz de desviar projéteis disparados por armas de fogo, lasers e vários outros tipos de golpes.

Na série Titans, a personagem de Donna Troy será interpretada pela atriz Conor Leslie.