As 22 melhores séries policiais e de investigação criminal

Esta lista de sugestões vai especialmente para os fãs de séries policiais e investigação criminal. Aqueles fãs que curtem o suspense de acompanhar cada pista para a resolução dos casos. Aquele tipo de espectador que pausa o episódio para discutir as teorias sobre quem é o criminoso. Ah, a lista traz 22 clássicos e novidades do gênero e você ainda confere onde pode assistir cada uma dessas séries!

A lista abaixo não tem ordem classificatória.

1. Mare of Easttown (2021)

séries policiais

Gênero: drama, suspense
Onde assistir: HBO Max

Nossa lista começa com a vencedora de quatro Emmys. Protagonizada pela brilhante Kate Winslet, Mare of Easttown conquistou a premiação em categorias como Melhor Atriz (Kate Winslet) e Melhor Ator Coadjuvante (Evan Peters). A história acompanha o difícil dia a dia da detetive Mare Sheehan. Embora ela tenha sido popular quando mais nova, atualmente a cidade duvida de suas capacidades profissionais, devido ao fato de ela não ter descoberto a verdade sobre uma jovem desaparecida há mais de um ano.

Quando outra jovem é morta, outro detetive é enviado à cidade para auxiliar Mare no caso. Enquanto tentam desvendar a verdade sobre o caso, Mare ainda precisa lidar com sua própria vida pessoal. Além de um divórcio, ela luta com a dor de ter perdido seu filho e com a batalha pela custódia do neto. A série traz boas doses de drama, mas se você curte reviravoltas e roteiros bem construídos no que condiz ao mistério principal, dê um chance ao programa e tente descobrir o responsável pelo crime antes do fim da temporada.

2. The Mentalist (2018)

séries policiais

Gênero: mistério, ação, comédia, drama
Onde assistir: HBO Max

Esta série segue aquela premissa de trama que acompanha uma equipe de policiais desvendando diferentes crimes a cada episódio. O seu diferencial vem justamente no protagonista Patrick Jane, que não é policial. Por muito tempo, Jane fingiu ser médium para dar pequenos e lucrativos golpes. Sua vida é destruída quando um assassino em série mata sua esposa e sua filha. Depois de um tempo, ele oferece seus serviços como consultor para polícia em troca de poder acompanhar a investigação do seu caso de perto.

Embora a equipe do California Bureau of Investigation (CBI) se recuse a aceitar a oferta por um tempo, logo eles entendem a contribuição que o falso médium pode dar. Jane é, na verdade, um mentalista. Ele consegue descobrir a verdade a partir dos menores gestos e reações dos envolvidos em crimes, além de pistas que passariam despercebidas por outras pessoas. Com sete temporadas, a série rende uma divertida e emocionante maratona, durante a qual não casamos de ver como o protagonista "lê" as pessoas com seu jeito sarcástico.

3. My Name (2021)

séries de investigação criminal

Gênero: mistério, noir, ação
Onde assistir: Netflix

Esta série sul-coreana conquistou os assinantes da Netflix com sua trama policial cheia de reviravoltas. Nos episódios, acompanhamos uma mulher que deseja vingar a morte de seu pai. Para tanto, ela decide entrar para a gangue de um poderoso chefe do crime do país. Contudo, sua primeira missão é entrar para a polícia, para se infiltrar enquanto reúne informações para a gangue.

Trabalhando como agente dupla, ela tenta descobrir o responsável pela morte de seu pai. Com bons personagens e uma narrativa eletrizante, a série surpreendeu positivamente e ganhou elogios para o elenco, as surpresas da trama e a dose de ação e suspense.

4. The Staircase (2022)

séries de investigação policial

Gênero: drama baseado em fatos reais
Onde assistir: HBO Max

Michael Peterson ligou para a emergência contando que sua mulher havia caído da escada em casa. Minutos depois, ele ligou novamente, contando que ele havia parado de respirar. Quando a polícia chegou ao local, a cena não parecia resultado de uma queda, dados a quantidade de sangue nas escadas e aos machucados na vítima. A partir daí, Michael se torna suspeito de assassinato e vê sua vida exposta tanto para os julgamentos quanto por uma equipe de documentário que deseja contar o caso.

Protagonizada por Colin Firth e Toni Collete, a produção se baseia no caso real da morte de Kathleen Peterson. No decorrer da série, acompanhamos a investigação, as hipóteses e como tudo isso mexeu com a família Peterson. O documentário que vemos sendo feito no decorrer dos episódios está disponível na Netflix.

5. Criminal Minds (2005)

séries policiais

Gênero: drama, crimes em série
Onde assistir: Star+

Por 15 temporadas, Criminal Minds conquistou diferentes gerações de fãs ao acompanhar a rotina dos profissionais da Unidade de Análise Comportamental do FBI. Embora também siga o modelo de abordar um caso diferente a cada episódio, a série se destacou por focar mais no comportamento dos criminosos. Aqui, os profissionais envolvidos tentam entender o modus operandi dos assassinos, na tentativa de antecipar seu próximo passo, impedir o crime e pegar o responsável.

Embora aborde crimes e tenha vários momentos dramáticos, a série ainda traz uma boa dose de humor. Isso porque também acompanhamos as relações entre os personagens principais e a forma, às vezes inusitada, com que eles usam seus talentos únicos para criar os perfis dos criminosos.

6. True Detective (2014)

series policiais

Gênero: neo-noir, southern gotic, drama
Onde assistir: HBO Max

A primeira temporada desta aclamada série se passa em diferentes linhas temporais. Acompanhamos dois detetives (vividos por Matthew McConaughey e Woody Harrelson) em uma busca por um assassino em série que se iniciou em 1995. Com a reabertura do caso em 2012, a investigação volta à caçada de 17 anos pelo criminoso.

O segundo ano da série foi protagonizado por Colin Farrell e Vince Vaughn. Aqui acompanhamos um criminoso e três policiais lidando com uma rede de conspiração e corrupção em torno de um assassinato. Mahershala Ali e Stephen Dorff estrelam a terceira temporada, vivendo dois detetives que investigam o macabro desaparecimento de suas crianças, em uma busca entre 1980 e 2015.

7. Law and Order (1990)

séries policiais

Gênero: drama, mistério
Onde assistir:
Law and Order - Amazon (10 das 21 temporadas)
Law and Order Special Victims Unit - Amazon (1 das 20 temporadas)
Law and Order Organized Crime - Star+

Com 21 temporadas, a série original de Law and Order é a produção de drama estadunidense com mais tempo de transmissão. O sucesso do programa ainda motivou a criação de várias séries spinoffs, o que resultou em uma grande franquia. No Brasil, os episódios foram transmitidos no canal fechado Universal Channel e nos canais abertos Globo, Band, Record, entre outros.

A série geralmente acompanha duas equipes. A primeira parte de cada episódio se dedica aos envolvidos na investigação policial do crime. A segunda metade foca na equipe dos promotores que precisam trabalhar para incriminar os réus. A mistura de rotina policial e judiciária e a investigação dos casos conquistou a audiência.

8. The Sinner (2017)

séries investigação criminal

Gênero: drama, antologia, mistério
Onde assistir: Netflix

The Sinner nos apresenta ao Detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) e seu jeito único de investigar casos cujas respostas vão muito além das primeiras conclusões mais óbvias. Na primeira temporada, a jovem mãe Cora Tannetti mata um homem na praia, com uma pequena faca, sem motivos aparentes. Embora tudo indique que ela é culpada, Ambrose acredita que há mais por trás do caso.

No segundo ano da produção, um menino de 12 anos assassina seus pais, mas Ambrose se dedica a entender se ele é o verdadeiro culpado pelo crime. Um acidente de carro fatal, na terceira temporada, esconde muito mais do que pode ser visto em um primeiro momento. No último ano da série, Ambrose investiga o desaparecimento de uma jovem e o que pode estar por trás disso. A série instiga o espectador a cada cena e surpreende com suas reviravoltas.

9. Mindhunter (2017)

séries policiais

Gênero: thriller psicológico, drama baseado em fatos reais
Onde assistir: Netflix

Esta série é baseada no livro de crime real Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit. Na obra de 1995, os autores John E. Douglas e Mark Olshaker abordam como a Unidade de Ciência Comportamental do FBI foi criada no final dos anos 1970, acompanhando entrevistas que os profissionais fizeram com assassinos em série.

A série tem produção de nomes como Charlize Theron e David Fincher, e foi protagonizada por Jonathan Groff e Holt McCallany. Além do clima tenso de cada episódio, a série surpreendeu pela semelhança dos atores com os assassinos em série reais e as reencenações das enervantes entrevistas.

10. The Blacklist (2013)

séries policiais

Gênero: espionagem, ação
Onde assistir: Netflix

Raymond "Red" Reddington é um ex-oficial da marinha dos Estados Unidos que se tornou o criminoso mais procurado pelo FBI. A trama da série tem início quando Red decide se entregar para as autoridades e oferece uma lista com as identidades de terroristas, mafiosos, espiões, hackers e outros criminosos de cuja existência a organização sequer sabia. Contudo, Red tem exigências bem peculiares para exercer essa "consultoria" para o FBI.

Ele exige segurança pessoal, imunidade legal irrestrita e um rastreador para sua proteção. Ele dirá apenas um nome por vez. E a principal condição é: ele só trabalha diretamente com a agente novata do FBI Elisabeth Keen. Sem que exista qualquer ligação prévia entre os dois, tanto Keen quanto o FBI têm reservas quanto à oferta de Red. Mas quando a primeira informação que ele dá se prova verdadeira e evita um sequestro, a inesperada parceria segue.

11. Brooklyn Nine-Nine (2013)

séries policiais

Gênero: comédia, sátira, policial
Onde assistir: Netflix

Uma dessas séries que merecem uma maratona e que vão deixar seu dia mais leve. A produção de comédia nos apresenta ao divertido cotidiano de uma equipe de policiais da 99ª delegacia do Departamento de Polícia de Nova York. Liderando a série, temos o imaturo detetive Jake Peralta, que mantém uma alta taxa de casos resolvidos apesar de sua postura relaxada.

Apesar do clima predominante de comédia, os episódios abordam temas importantes, como racismo e homofobia dentro da polícia. Além disso, para os apaixonados por investigação, a série traz diferentes casos a cada capítulo. Vale lembrar que a série acabou sendo cancelada pela ox após cinco temporadas, mas a comoção dos fãs foi tão grande que a NBC "salvou" a produção no dia seguinte.

12. Arquivo X (1993)

séries de investigação criminal

Gênero: ficção científica, suspense, terror, drama
Onde assistir: Star+

Nesta icônica série que segue conquistando novos fãs até hoje, acompanhamos as investigações dos agentes especiais do FBI Fox Mulder e Dana Scully. Mulder acredita em eventos sobrenaturais e extraterrestres, o que tirou muito de sua credibilidade dentro do FBI.Já Scully é uma médica e agente cética que acredita que a ciência explica tudo. Ela acaba sendo designada a trabalhar com Mulder nos Arquivos X, um departamento de casos não solucionados e que parecem envolver eventos e fenômenos sem explicação.

Assim como outras séries de investigação policial, esta produção traz um caso maior no decorrer das temporadas, e pequenos casos a cada episódio. A série foi aclamada pela crítica e pelo público, teve 11 temporadas, filmes e é frequentemente referenciada em outras produções.

13. Bom dia, Verônica (2020)

séries de investigação policial

Gênero: drama, suspense, mistério
Onde assistir: Netflix

Esta série brasileira adaptou para as telas o livro homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes. Protagonizada por Tainá Müller, Eduardo Moscovis e Camila Morgado, a produção acompanha a escrivã da polícia Verônica Torres. Sua rotina profissional na delegacia de homicídios de São Paulo e sua vida pessoal e familiar são interrompidas quando ela testemunha, em choque, uma jovem mulher se suicidar.

Na mesma semana, Verônica recebe um telefonema de outra mulher, que pedia ajuda desesperada. Enquanto investiga a identidade da vítima de suicídio, ela descobre uma teia de crimes em um site de relacionamento. Mas é possível que isso esteja ligado ao telefonema que recebeu?

14. Sherlock (2010)

séries de detetives

Gênero: drama policial
Onde assistir: Amazon Prime Video

Considerada até hoje uma das melhores adaptações das histórias do personagem literário Sherlock Holmes, escritas por Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock foi protagonizada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman. A trama traz as aventuras do famoso detetive para a atualidade.

Sherlock trabalha como detetive consultor para a Polícia de Londres, e conta com a ajuda de seu amigo e colega de apartamento Dr John Watson, recém chegado de seu serviço militar no Afeganistão. Aclamada pela crítica, a série foi reconhecida em categorias diversas de prêmios como Emmys, BAFTAs e Globo de Ouro.

15. Börü - Esquadrão Lobo (2018)

séries policiais

Gênero: crime, drama
Onde assistir: Netflix

Esta minissérie turca acompanha a rotina profissional e a vida dos oficiais do Time de Operações Especiais da Polícia da Turquia. Embora seja ficcional, a produção aborda diversos acontecimentos históricos do país a partir de 2014. Segunda produção turca original Netflix, a série segue especificamente o esquadrão Börü, uma unidade dedicada a missões de alto risco.

Com algumas cenas pesadas e sequências de tirar o fôlego, a série traz uma história que vai estimulando a curiosidade do espectador a cada episódio, mas sem enrolar muito para trazer novas informações.

16. The Alienist (2018)

séries policiais

Gênero: drama de época, suspense, mistério
Onde assistir: Netflix

Daniel Brühl, Luke Evans e Dakota Fanning formam um inesperado time de investigação em plena Nova York dos anos 1890. Quando um misterioso assassino começa a matar jovens meninos que estavam envolvidos com prostituição, o chefe de polícia Teddy Roosevelt entra em contato com dois homens para realizar uma investigação secreta. O primeiro é o ilustrador John Moore (Evans). O segundo é o Dr. Laszlo Kreizler (Brühl), um psiquiatra criminal considerado um "alienista", alguém que consegue traçar um perfil psicológico e de comportamento.

Junta-se a eles a jovem Sara Howard (Fanning), a secretária de Roosevelt, que tenta ultrapassar os preconceitos por ser mulher e ajudar no caso. A série adaptou o livro de 1994 de mesmo título, escrito por Caleb Carr.

17. O Assassino de Valhalla (2019)

séries de investigação criminal

Gênero: noir, thriller, crime
Onde assistir: Netflix

Baseada em fatos reais, esta série islandesa se passa em Reiquiavique, capital da Islândia. A policial Kata é encarregada de investigar uma macabra série de assassinatos que vem abalando a cidade. O caso, contudo, começa a ganhar grandes proporções na mídia, sendo reportado como o "maior crime da história do país". Por este motivo, Kata ganha um apoio com a chegada de Arnar, um detetive islandês que morava na Noruega.

Embora as mortes não pareçam ter ligação a princípio, a polícia descobre que todas as vítimas receberam uma mesma foto. E esta imagem dos anos 1980 que pode revelar mais sobre o passado das pessoas assassinadas e talvez a identidade do responsável pelos hediondos crimes. A série provoca o espectador com suas subtramas, suas reviravoltas e com um roteiro que constrói bem o suspense em torno da revelação final.

18. Inacreditável (2019)

séries de crimes

Gênero: crime, drama baseado em fatos reais
Onde assistir: Netflix

Entre 2008 e 2011, as cidades estadunidenses Washington e Colorado registraram uma série de estupros. Esta minissérie se baseia no artigo Uma história inacreditável de estupro, de T. Christian Miller e Ken Armstrong, ganhadores do Prêmio Pulitzer pela obra. A trama da produção acompanha a adolescente Marie.

A jovem foi acusa de mentir sobre o estupro que diz ter sofrido. Enquanto ela enfrenta julgamento popular e da mídia, dois detetive tentam encontrar a verdade sobre o que aconteceu. A série conquistou e emocionou o público.

19. CSI: Crime Scene Investigation (2000)

séries de crime

Gênero: procedimentos policiais, suspense, drama
Onde assistir:
CSI: Crime Scene Investigation - Amazon Prime Video (9 das 16 temporadas) e HBO Max (15 das 16 temporadas)
CSI: NY - Amazon Prime Video (1 das 9 temporadas) e HBO Max (8 das 9 temporadas)
CSI Miami - HBO Max (9 das 10 temporadas)

Aqui o foco é para a equipe de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia dos Estados Unidos. O trabalho dos integrantes do setor é investigar e analisar os corpos de vítimas de crimes e mortes de circunstâncias misteriosas, como forma de desvendar a verdade sobre o assassino.

A série esteve entre as mais vistas da televisão estadunidense. No Monte Carlo Television Festival, consagrou-se seis vezes como a série dramática mais assistida do planeta. A produção ainda conquistou seis Emmys.

20. Manhunt: Unabomber (2017)

séries policiais

Gênero: drama
Onde assistir: Netflix e Globoplay

A primeira temporada desta série antológica acompanha a busca de um agente do FBI pelo criminoso que ficou conhecido como Unabomber. As cenas eletrizantes, os momentos de investigação e o cuidado narrativo em relação aos fatos reiais que embasaram a série, garantiram elogios à produção.

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o primeiro ano da antologia conquistou 93% de aprovação. O segundo ano da série trouxe a caçada por Eric Rudolph, responsável por um ataque de bomba.

21. Criminal

séries policiais

Gênero: drama, suspense, investigação
Onde assistir: Netflix

Esta série tem a proposta de apresentar uma sala de interrogatório. Durante cada episódio, vemos detetives interrogando suspeitos e testemunhas, e desvendando o crime a partir de pequenas pistas que os envolvidos acabam dando sem intenção.

A Netflix desenvolveu a série no mesmo formato em diferentes países, como França, Espanha, Reino Unido e Alemanha. Criminal: UK contou com um elenco encabeçado por nomes como David Tennant, Kit Harington, Hayley Atwell e Kunal Nayyar. A versão britânica, inclusive, recebeu elogios da crítica por sua trama de estilo claustrofóbico e quase assustador, ainda que se passe apenas em um ambiente.

22. Bosch (2014)

séries policiais

Gênero: drama e investigação
Onde assistir: Amazon Prime Video

Esta série original Amazon acompanha o detetive Harry Bosch. Bosch foi acusado injustamente de ter atirado em um suspeito sem as devidas motivações. Enquanto está sob investigação, ele precisa se afastar do departamento e segue trabalhando, mas sob pesadas restrições. Ainda assim, Bosch se dedica a desvendar terríveis crimes, como o assassinato de um jovem menino.

A série teve sete temporadas e recebeu grandes elogios da crítica e do público. Alguns espectadores destacaram o clima noir e de filmes de máfia que a produção traz em alguns episódios. Outros elogiaram a melancolia do protagonista e a forma como a série foge de clichês.

CONFIRA AINDA MAIS SÉRIES!

As melhores séries brasileiras na Netflix para conferir agora mesmo

As melhores séries para conferir na Netflix

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo

As melhores SÉRIES DE SUSPENSE para ver na Netflix este ano

As melhores séries para assistir na HBO Max

As melhores SÉRIES DE AÇÃO para ver na Netflix e na Amazon Prime este ano!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.