Um pequeno fazendeiro que se torna um poderoso rei Viking e invadiu a Grã-Bretanha e a França no século IX como é contado na série Vikings, provavelmente nunca existiu. 

Sua lenda permanece viva entre os fãs de histórias nórdicas e contos Vikings. Que parte desta história é verdadeira sobre a vida deste herói?

Ragnar Lothbrok

Quem foi Ragnar Lothbrok?

Entre os contos nórdicos do século XIII criados pelos poetas islandeses, estão os de Ragnar Lothbrok. Um herói nórdico, grande conquistador, protegido pelos deuses que teve muitos filhos e esposas. Lothbrok significa "calças peludas", que se refere a um método que ele utilizou para enfrentar uma serpente (ou dragão) usando calças feitas de pele de lobos.

Uma das obras mais famosas sobre Ragnar Lothbrok é da pesquisadora britânica Elizabeth Rowe: "Vikings in the West: The Legend of Ragnarr Loðbrók and His Sons". Ragnar está associado a um feroz invasor de nome latinizado "Reginheri", que morreu após invadir Paris em 845 de disenteria ao retornar para a corte do rei Horik da Dinamarca. 

A pesquisadora também conta que um outro invasor Viking (de nome também latinizado) Regenarius, recebeu as terras da Frízia, hoje Holanda, do rei Carlos "o Calvo" e depois tornaram-se inimigos. Rowe acredita que estes dois Vikings dos contos podem ser a mesma pessoa das lendas sobre Ragnar Lothbrok.

Mitos e lendas sobre Ragnar Lothbrok

Já o Ragnar Lothbrok dos contos nórdicos, tem uma história um pouco mais glamourosa. De acordo com os contos islandeses, Ragnar teve três esposas: Lagertha, Borgarhjort, e Aslaugh. Teve vários filhos, entre eles, Bjorn, Sigurd, Halfdan, Ubba, Ivar e Hivtserk. E era filho de Sigurd, o Anel, um dos reis da Suécia.

Ragnar tornou-se rei da Dinamarca e Suécia. Após invadir Paris ele retornou à Nortúmbria, na Inglaterra, para se vingar do Rei Aelle II. Teve seus navios afundados e foi capturado. O rei jogou-o num fosso com serpentes e enquanto agonizava, Ragnar declamava poemas e cânticos nórdicos e profetizou que seus filhos o vingariam invadindo a Inglaterra.

Vikings

Ragnar Lothbrok pode até não ter uma história verdadeira, mas inspirou outros grandes guerreiros Vikings em suas sagas, como a de seus filhos Ivar "the boneless" e Bjorn "Ironside", estes sim, com histórias verdadeiras e documentadas e grandes feitos. Também influenciou grandes heróis nórdicos, como Rollo, Erik "o Vermelho", Leif Eriksson, e muitos outros.

Agora que você já conhece a verdadeira história sobre este herói Viking compartilhe sua opinião nos comentários.