Tomb Raider: confira a evolução de Lara Croft através dos tempos!

Passados mais de vinte anos desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, a aparência de Lara Croft vive a sua reimaginação mais realista e moderna de sempre. Porém, independentemente das várias alterações que a personagem sofreu ao longo dos anos, Lara continua sendo a personagem feminina do mundo dos videogames mais reconhecida de sempre.

Conheça todas as fases da evolução da heroína, tanto nos games como na telona!

1. Tomb Raider (1996)

96

A versão original de Lara Croft consistia em um modelo de 540 polígonos pontiagudos. Toby Gard, designer da empresa Core Design, havia concebido um game de aventura com um protagonista parecido com o Indiana Jones, que rapidamente foi substituído por uma heroína sul-americana chamada Laura Cruz.

Essa personagem tinha como característica uma cintura e um pescoço demasiado estreitos. Além disso, Gard acidentalmente aumentou o tamanho do peito da heroína em 150%. Porém, mesmo parecendo muito desproporcional, o resto da equipe insistiu para que a personagem se mantivesse assim.

Eventualmente, Laura foi renomeada de Lara, para que parecesse britânica. E, quando Tomb Raider chegou nas lojas em 1996, Lara estava vestida com um top modesto, umas botas castanhas e um largo cinto com uma pistola de cada lado.

cook

Para publicitar o game, a empresa contratou a modelo britânica Nathalie Cook para fazer o papel da personagem durante os eventos promocionais. E assim começou a aventura de Lara Croft como um ícone da cultura popular contemporânea.

2. Tomb Raider II (1997) e Tomb Raider III (1998)

lara

Após o sucesso estrondoso do game original e, especialmente, de sua heroína, a versão virtual de Lara começou a aparecer em capas de revistas como a Face e a Time. Isso fez com que o estúdio tentasse sexualizar cada vez mais a personagem, de forma a conseguir vender sua imagem. Agora, Lara aparecia posando de forma provocativa, lançando beijos aos fãs.

Para o designer Gard, que via a heroína como uma mulher forte e não como uma figura sexual, esse foco no corpo da personagem foi exagerado e ele acabou deixando a equipe da Core Design antes da sequência ser lançada.

Quando Tomb Raider II saiu finalmente em 1997, Lara tinha sofrido poucas mudanças. Porém, seu top azul fora cortado, para aumentar seu decote e seus peitos estavam ainda mais aumentados. Para além disso, seu cabelo entrançado é substituído pelo icônico rabo-de-cavalo. Este aspeto haveria de migrar para Tomb Raider III.

nell

Nesse período, a modelo Neil McAndrew é contratada para dar corpo a Lara Croft nos eventos promocionais. No entanto, em 1999, ela é despedida após posar nua para a Playboy dando corpo à personagem de Lara Croft. Felizmente, os tribunais deram razão à Core Design que processou a revista, a qual ficou proibida de lançar as fotografias picantes.

3. Tomb Raider: The Last Revelation (1999) e Tomb Raider: Chronicles (2000)

revelation

Se Lara Croft tinha os peitos grandes antes, a partir dessa fase ela se tornaria ainda mais voluptuosa. O tamanho de seus ombros foi agora reduzido tal como o tamanho de seu top, fazendo com que o peito que já era grande parecesse ainda maior.

jolie

Entretanto, em 2001, Angelina Jolie foi escolhida para representar a personagem na telona na primeira adaptação da franquia.

Essa Lara Croft é mais atlética e musculada que sua versão virtual e seu top é substituído por um preto e seu rabo-de-cavalo por uma trança. Como a sexualidade da personagem continuava a ser o foco, Jolie teve de usar uma prótese para aumentar seus seios para o filme.

4. Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003)

darkness

Com o enorme sucesso do filme Tomb Raider, o novo visual de Lara Croft em Tomb Raider: The Angel of Darkness se inspirou no de Angelina Jolie.

Suas novas características faciais incluíam um eyeliner negro e carregado e batom bem visível, enquanto que seus músculos eram agora mais naturais. Ela veste também o top preto que Jolie usa no filme, cobrindo seu decote exagerado.

jill

Para os eventos promocionais nesse período, a empresa contratou a modelo holandesa Jill de Jong, mantendo a imagem sensual de Jolie.

5. Tomb Raider: Legend (2006)

legend

Em Tomb Raider: Legend, Lara Croft trocou seu top por uma camisola castanha com decote em V. As tecnologias mais recentes melhoraram, também, o processamento, permitindo assim um modelo de 5,000 polígonos, dando um ar natural à sua pele e cabelos.

karima

Agora foi a vez da modelo marroquina Karima Adebibe assumir o papel de Lara Croft, substituindo Jill de Jong nos eventos promocionais do game.

6. Tomb Raider: Anniversary (2007)

anniversary

Tomb Raider: Anniversary não só trouxe de volta o primeiro game, mas também o aspecto original de Lara, mas com texturas idênticas a Tomb Raider: Legend. A heroína volta a entrançar seu cabelo e a vestir um top curto, sendo a única diferença mais visível seus olhos agora um pouco mais estreitos.

7. Tomb Raider: Underworld (2008)

underworld

Essa versão de Lara Croft ganhou o prêmio Guiness de personagem de videogames mais detalhada de sempre, com um total de 32,816 polígonos. Aqui, a heroína veste roupas mais discretas, usando um top castanho e calções pretos. Além disso, foi dado foco a seus olhos de gato e lábios pronunciados.

alison

Nesta fase, a ginasta britânica Alison Carroll deu corpo a Lara Croft, mantendo o novo estilo visual.

8. Tomb Raider (2013)

2013

Embora a maior parte das características originais de Lara tenham sido transportadas dos games anteriores, o reboot de 2013 criou uma versão de Lara Croft jovem e realista, deixando finalmente de lado os exageros anatômicos e usando a captura de movimentos reais para deixar a personagem mais real.

Além de seu aspecto físico verosímil, também as roupas se mostram mais modernas e discretas. Agora a atenção estava focada nas habilidades de Lara e não em sua sensualidade irrealista.

9. Rise of the Tomb Raider (2015)

camila

No game mais recente da franquia e no seguimento do reboot de 2013, Lara tem um corpo proporcional e apropriado, com características faciais com base na captura de movimentos da atriz Camilla Luddington.

alicia

Além disso, um novo filme baseado na franquia conta com a participação de Alicia Vikander como a heroína. Representa Lara com um corpo tonificado, mas com proporções refletindo a aparência mais realista dos tempos modernos.

Finalmente, Lara Croft se tornou em uma mulher contemporânea, seguindo em paralelo a forma como a sociedade vê as personagens femininas.