Percy Jackson: entenda o universo dos filmes e livros da série!

Percy Jackson é uma série de livros escrito pelo autor Rick Riordan em que conta as aventuras de um garoto que descobre ser um semi-deus, ou seja, filho de uma humana com um dos deuses do Olimpo.

Depois da descoberta, Percy embarca em aventuras ao lado de Groover e Annabeth, um sátiro e a filha da deusa Athena, para salvar o lar dos deuses gregos.

O que acontece no filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Tudo começa quando Percy, apelido de Perseu, está participando de um passeio na escola e um estranho monstro o ataca. Após toda a confusão, ele acaba descobrindo que é um semi-deus, filho de um dos três grandes do Olimpo, o deus dos mares Poseidon. Ao saber da existência do Acampamento Meio-Sangue, ele acaba conhecendo e se juntando a outros semi-deuses, filhos dos mais diversos deuses da mitologia grega.

Porém, o raio de Zeus é roubado e Percy é acusado injustamente, o que pode acabar provocando uma grande briga entre os poderosos do Olimpo. Entre eles, os três irmãos: Zeus, Poseidon e Hades, que quer o raio. Por isso, Percy decide embarcar em uma aventura com Annabeth e Groover para recuperar o raio e provar sua inocência.

Ele enfrenta os mais diversos tipos de criaturas mitológicas, como a Medusa e a Hidra. Depois de ir até o Submundo, para tentar fazer um acordo com Hades em relação ao raio de Zeus, Percy acaba descobrindo que quem roubou o artefato foi Luke, o filho de Hermes.

O garoto decide enfrentar Luke e retorna ao prédio mais alto de Nova York, uma vez que o local funciona como ponte para o Olimpo. Percy e o filho de Hermes se enfrentam em um combate, quando o filho de Poseidon descobre que Luke fez tudo aquilo para destruir o Olimpo.

Porém Percy consegue impedir Luke de seguir com seu plano e acaba conquistando o raio de Zeus de volta, levando ao congresso dos deuses para entregar de volta ao dono e parar a destruição que o deus havia prometido para a humanidade. Percy e Annabeth salvam o Olimpo e o mundo, retornando ao Acampamento Meio-Sangue para continuar seu treinamento.

O que acontece em Percy Jackson e o Mar de Monstros (2013)

Percy Jackson e o Mar de Monstros

Na sequência Percy Jackson e o Mar de Monstros, os fãs contam com o retorno de Groover e Annabeth, sete anos antes da aparição de Percy no Acampamento Meio-Sangue. Eles estavam acompanhados por mais uma meio-sangue, chamada Thalia. A garota, para salvar seus amigos, se sacrifica e Zeus compadecido por seu ato, a transforma em uma árvore que protege o Acampamento Meio-Sangue.

Percy está passando por um momento inusitado, já que Poseidon reconheceu um ciclope como seu filho e isso virou assunto no acampamento. Luke, filho de Hermes, retorna mais uma vez e pretende lutar com todas suas forças para destruir o Olimpo. Para isso, ele envenenou a árvore de Thalia e deixou todos os semi-deuses vulneráveis a ataques.

O filho de Poseidon também fica sabendo de uma profecia, que ele julga ser sobre ele mesmo, uma vez que ele é o único filho de um dos três grandes do Olimpo. Percy se junta a Annabeth e Groover, além de seu irmão Tyson, e juntos embarcam em uma aventura para restaurar a árvore. Para isso, eles precisam de um objeto chamado Velocino de Ouro.

Acidentalmente Percy, Annabeth e Groover vão parar no Mar de Monstros e acabam encontrando Clarisse, a filha de Ares, o deus da guerra. A garota deixa suas diferenças com Percy de lado e eles se ajudam para sair do local em que estão presos.

Os amigos descobrem que os planos de Luke é usar o Velocino de Ouro para ressuscitar o titã Cronos. Porém, eles entram em um embate para impedir que o filho de Hermes continue com o seu maligno plano. Percy usa sua espada, Anaklusmos (Contracorrente em português), e destrói o corpo de Cronos. O Velocino de Ouro ainda é usado para curar Annabeth, que ficou gravemente ferida.

Quando retornam ao Acampamento Meio-Sangue, Percy entrega o Velocino de Ouro para Clarisse, de modo que a garota o coloque na árvore para que ela possa ser curada. É quando todos no acampamento são pegos de surpresa, uma vez que o Velocino restaurou a árvore mágica e o corpo de Thalia é reencontrado. Ali, Percy descobre que Thalia é sua prima, filha de Zeus.

Personagens da saga de Percy Jackson

Perseu 'Percy' Jackson (Logan Lerman)

Percy Jackson

Percy é o personagem principal da trama, uma vez que acompanhamos a história dele, desde a sua chegada no Acampamento Meio-Sangue até o ato de salvar o Olimpo. O garoto era um simples estudante até descobrir que, na realidade, ele é o filho de um deus grego. Além de que seu professor e seu melhor amigo são criaturas mitológicas que cuidavam dele.

Por ser filho de Poseidon, um dos três grandes do Olimpo, ele pode ficar debaixo da água sem se afogar; pode controlar grandes quantidades de água; e não se molha. A água pode ser também um fator rápido de cura e poder para ele, caso esteja ferido.

Annabeth Chase (Alexandra Daddario)

Annabeth Chase

Annabeth é a filha da deusa da sabedoria e da guerra, Athena. Diferente de sua mãe e o pai de Percy, Poseidon, ela e o garoto se dão muito bem. Apesar de nos filmes só terem focado na amizade de ambos, nos livros eles acabam se tornando um casal.

Annabeth é a cabeça do grupo, sendo muito inteligente e criando boas estratégias de combate. Além da habilidade com arquitetura, claramente todos herdados de sua mãe.

Groover Underwood (Brandon T. Jackson)

Groover Underwood

Groover é o sátiro responsável por cuidar dos semi-deuses do Acampamento Meio-Sangue. Ele é o melhor amigo de Percy e se infiltrou no mundo humano para observá-lo e protegê-lo.

Ele tem as pernas de um bode e no final de O Ladrão de Raios adquire chifres por subir de patente. Ele é bem mais velho que Percy, mas aparenta ser jovem porque os sátiros demoram a envelhecer fisicamente.

Quíron (Pierce Brosnan/Anthony Head)

Quíron Percy Jackson

Senhor Brunner era o professor de Percy Jackson no início da aventura do garoto. Logo após ele descobrir que é um meio-sangue, foi revelado que o docente na verdade é Quíron, diretor do Acampamento Meio-Sangue.

Ele é também um dos filhos de Cronos. Começou sendo interpretado por Pierce Brosnan, mas em O Mar de Monstros foi substituído por Anthony Head.

Tyson (Douglas Smith)

Tyson

Tyson é um ciclope e foi o primeiro a ser reconhecido como filho de Poseidon depois de Percy, o que gerou grande dúvidas em todos os participantes do Acampamento Meio-Sangue.

Ele tem apenas um olho no meio da testa, assim como todos os ciclopes, mas para disfarçar isso, Annabeth usa um spray mágico no rapaz. Apesar de não ter nenhum poder importante, Tyson é uma grande ajuda para Percy e seus amigos na busca do Velocino de Ouro.

Medusa (Uma Thurman)

Medusa

Uma das criaturas mitológicas que ganham destaque no primeiro filme é a Medusa, uma das personagens mais conhecidas por seus cabelos de cobra. Na história, ela é interpretada por Uma Thurman e é dona de um empório de jardinagem e estátuas.

Assim como na mitologia, se alguém olhar em seus olhos, se tornará pedra para sempre. Percy, assim como o herói Perseu, consegue derrotá-la e arrancar sua cabeça.

Hidra

Hidra

Outra criatura mitológica existente na saga de Percy Jackson é a Hidra, que também é bastante conhecido por muitos. Neste caso, a Hidra é uma bizarra criatura com diversas cabeças e que cada vez que uma dessas cabeças é cortada, duas nascem em seu lugar.

O monstro é tão conhecido que até originou o nome da organização vilã do Capitão América. Em O Ladrão de Raios, o sátiro Groover combate a Hidra com o poder da Medusa.

A mitologia em Percy Jackson

Percy Jackson

Rick Riordan encontrou a forma perfeita de misturar o mundo atual com as histórias mitológicas que os professores explicam em sala de aula. O autor começou a escrever a saga de Percy Jackson na tentativa de ajudar seu filho mais velho, que sofre com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).

O filho de Riordan demonstrou muito interesse na mitologia grega, porém sua doença dificultava um pouco mais seu aprendizado. Foi quando o autor teve a ideia de criar um personagem, que vive num mundo atual, com problemas de déficit de atenção e que descobre ser um semi-deus.

A prova de que Percy poderia ser um garoto qualquer é sua ambientação: um menino que mora em Nova York, num lugar ok (sem muitos luxos) e que tem apenas a mãe por perto. Seu déficit pode ser um grande problema, mas ele tenta ignorar esse fato para que não o atrapalhe.

O Acampamento Meio-Sangue fica entre os humanos, apesar deles não poderem notar isso. E Percy precisa passar por lugares modernos para se conectar com o Olimpo. Exemplo disso é que para chegar até os deuses, ele precisa subir até o 600º andar do Empire State Bulding. Os sapatos de Hermes, o mensageiro, são pares do tênis All Star e não aquela sandália característica.

Outro ponto também é que lugares mitológicos são ambientados em lugares comuns dos Estados Unidos, como Atlas que precisa segurar o Céu, na Califórnia; e o Deserto de Mojave que é um tipo de ferro-velho do Olimpo. Além da semelhança com a empresa FedEx e o trabalho de Hermes.

A saga de livros de Percy Jackson e os Olimpianos

Livros Percy Jackson

Assim como boa parte de grandes sucessos do cinema, Percy Jackson não ficou atrás e foi baseado na saga literária Percy Jackson e os Olimpianos.

O primeiro livro, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, foi lançado em 2005 e se tornou um grande sucesso. Atualmente, a saga está em uma lista entre as mais vendidas da história diante sua popularidade. A forma que a história da mitologia grega era explicada no século XXI foi um dos motivos para chamar a atenção do público.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2005)

No primeiro livro, conhecemos Percy e seu problema com TDAH e dislexia. Ele estuda em uma escola especial para alunos com esse tipo de problema, mas não se sente motivado em estudar por conta dos distúrbios. Durante um passeio ao museu de história de Nova York, Percy é atacado por uma Fúria, disfarçada como sua professora. Assim ele acaba descobrindo que é um semi-deus.

Seu melhor amigo, Groover Underwood, o leva para o Acampamento Meio-Sangue que é um lugar voltado para todos os filhos de semi-deuses. Durante alguns dias ali, Percy descobre ser filho de Poseidon e que o raio de Zeus foi roubado. O problema é que ele está sendo culpado pelo roubo, sendo que ele não sabe do raio.

Percy Jackson e o Mar de Monstros (2006)

Na sequência, Percy encontra um amigo chamado Tyson na escola, porém depois de serem atacados por mais sers mitológicos, eles precisam retornar ao Acampamento Meio-Sangue. Chegando ao local, Percy descobre que, na verdade, Tyson é seu meio irmão, um ciclope.

No meio da "confusão" familiar, o Acampamento Meio-Sangue é atacado e todos ali presentes descobrem que a árvore de Thalia (que cede uma proteção para todos os meio-sangues ali) foi envenenada por Luke. Para restaurá-la, eles precisam de um objeto chamado Velocino de Oro. É quando Percy, Annabeth e Tyson decidem ir atrás do artefato e tentar encontrar Groover, que sumiu durante suas buscas.

Percy Jackson e a Maldição do Titã (2007)

Após Groover ter que se disfarçar novamente, a nova missão é em uma escola para que os seres mitológicos possam ficar de olho em duas crianças que parecem ser bastante poderosas. Entretanto, Groover, Percy e Annabeth são atacados a mando de Luke e a filha da deusa Athena é sequestrada.

Com a ajuda das Caçadoras de Ártemis, Percy, Groover e os irmãos di Angelo são salvos, mas quando chegam ao acampamento delas, descobrem que a deusa foi capturada. Agora, sob uma profecia macabra, o grupo decide se juntar e ir atrás de Ártemis para salvá-la.

Percy Jackson e a Batalha do Labirinto (2008)

Fugindo mais uma vez de seres que lhe querem morto, Percy chega ao Acampamento Meio-Sangue sobre uma terrível notícia: Luke está avançando cada vez mais com o seu plano de ressuscitar Cronos, o titã. Com isso, eles acabam descobrindo uma entrada para o Labirinto de Dédalo.

Luke estava usando uma dessas entradas para atacar o Acampamento Meio-Sangue. Agora cabe mais uma vez a Percy e seus amigos tentarem encontrar o criador do labirinto para impedir Luke de seguir com seu plano e ressuscitar Cronos.

Percy Jackson e o Último Olimpiano (2009)

O que todos temiam, aconteceu. Luke conseguiu trazer Cronos de volta à vida, através de seu corpo como receptáculo, e todos os meio-sangues estão correndo perigo, assim como o Olimpo. As batalhas estão acontecendo para todos os ládos enquanto diversos titãs aprisionados ressurgem para tentarem retomar seu posto e tirar os doze deuses do Olimpo.

Por isso, Percy decide fazer alguma coisa e se aventura em uma missão ao lado de Nico di Angelo para descobrir mais sobre o passado de Luke. Enquanto isso, ele pede ajuda de todos os outros meio-sangues que vivem no Acampamento Meio-Sangue e estabelecem forças ao lado dos Olimpianos para derrotar o mal mais uma vez.

A adaptação de Percy Jackson!

Rick Riordan

Muitos fãs acreditam que os dois primeiros filmes adaptados dos livros não foram exatamente o que eles queriam, já que os longas contam com grandes diferenças. Não é de agora que quem acompanha as aventuras de Percy Jackson pede para que a Netflix faça uma série, mas parece que ninguém conseguiu convencer a plataforma.

Porém com a compra da Fox pela Disney, isso significa uma luz no fim do túnel para os fãs. Isso porque a propriedade de Percy Jackson passou para a empresa do Mickey e ele podem começar a mexer em algo, caso seja da vontade deles. E o próprio Rick Riordan confirmou já que teve reuniões com os executivos para falar sobre a história do filho de Poseidon.

No dia 14 de maio de 2020, o autor fez um anúncio ao lado de sua esposa, confirmando que Percy Jackson e os Olimpianos ganhará uma adaptação no Disney+, nova plataforma de streaming da Empresa do Mickey.

Pssst. Hey, demigods . . . pic.twitter.com/7ep4aeyS3I

— Rick Riordan (@rickriordan) 14 de maio de 2020

Você gosta da saga Percy Jackson? Prefere os livros ou os filmes? Conta pra gente!

FIQUE LIGADO:

Ordem cronológica dos filmes do universo de Harry Potter

As frases mais sensacionais de Jogos Vorazes

Esta é a ordem correta dos livros do Universo Harry Potter