Qual é a ordem de leitura dos livros de The Witcher?

A série The Witcher segue fazendo sucesso e conquistando novos fãs na Netflix. Aqueles que já conheciam a história de Geralt de Rivia da aclamada franquia de videogames provavelmente já estão cientes de que os jogos e a série se inspiraram nos livros escritor polonês Andrzej Sapkowski. Mas se você é novo neste universo, ou até já conhece os personagens mas ainda vai conferir os livros, chega mais que a gente te conta tudo o que você precisa saber.

Publicados na década de 1990, os livros de The Witcher só ganharam tradução no Brasil em 2011. Ao todo, são sete volumes, e há duas possíveis ordens para conferir as obras. Confira abaixo!

1. Ordem de lançamento

livros the witcher

Vamos começar pela ordem mais comum, que é a de lançamento. A obra, que chegou ao Brasil conhecida como "A Saga do Bruxo Geralt de Rivia", é composta por dois livros de coletânea de contos e os outros cinco romances. A ordem seria a seguinte:

  1. A Espada do Destino (1992): Contos
  2. O Último Desejo (1993): Contos
  3. O Sangue dos Elfos (1994): Romance
  4. Tempo do Desprezo (1995): Romance
  5. Batismo de Fogo (1996): Romance
  6. A Torre da Andorinha (1997): Romance
  7. A Senhora do Lago (1999): Romance

Os dois primeiros livros da série trazem grandes informações sobre o passado de Geralt e outros personagens. Além disso, eles explicam um pouco mais sobre o universo da trama.

Já os cinco livros de romance acompanham a história entre Geralt e Ciri, a princesa de um país que fica sob a proteção do bruxo e caçador de monstros.

Ainda há um oitavo livro, chamado Sezon Burn (Tempo da Tempestade em tradução livre). Publicado em 2013, foi traduzido recentemente para português. O livro conta uma história paralela que se passa durante os acontecimentos de O Último Desejo.

2. Ordem de leitura

livros the witcher

A segunda forma de ler os livros é seguindo a chamada "ordem de leitura", mas que não é obrigatória. Para falar a verdade, não muda muita coisa, apenas a ordem dos dois primeiros livros, que têm foco em Geralt.

  1. O Último Desejo (1993): Contos
  2. A Espada do Destino (1992): Contos
  3. O Sangue dos Elfos (1994): Romance
  4. Tempo do Desprezo (1995): Romance
  5. Batismo de Fogo (1996): Romance
  6. A Torre da Andorinha (1997): Romance
  7. A Senhora do Lago (1999): Romance

Destacamos mais uma vez que o oitavo livro, Sezon Burn (Tempo da Tempestade em tradução livre), traz uma história paralela que acontece no mesmo período de O Último Desejo.

Apenas lembrando que os acontecimentos dos jogos ocorrem alguns anos após os eventos dos livros. E, mesmo assim, o que acontece no jogo não é considerado canônico para o criador das histórias de The Witcher.

3. E os quadrinhos?!

livros the witcher

O Aficionados decidiu trazer também tudo que você precisa saber sobre os quadrinhos de The Witcher. As HQs são fruto da parceria entre a desenvolvedora dos games CD Projekt Red e a Dark Horse. Até o momento, são oito histórias que funcionam como missões secundárias dos videogames. Cinco delas ganharam publicação em mídia física, enquanto outras três foram liberadas no formato digital junto aos jogos.

As HQs, por ordem de lançamento, são:

  • The Witcher - Reasons of State (2011) - edição única online com The Witcher 3
  • The Witcher - A Casa de Vidro (2014)- 5 edições publicadas fisicamente
  • The Witcher - Os Filhos da Raposa (2015) - 5 edições publicadas fisicamente
  • The Witcher - Killing Monsters (2015) - edição única online com The Witcher 3
  • The Witcher - Matter of Conscience (2015) - edição única online com The Witcher 3
  • The Witcher - A Maldição dos Corvos (2016) - 5 edições publicadas fisicamente
  • The Witcher - Of Flesh and Flame (2018/2019) - 4 edições publicadas fisicamente
  • The Witcher: Memórias Desvanecidas (2020/2021) - 4 edições publicadas fisicamente
  • The Witcher: Witch's Lament (2021) - 4 edições publicadas fisicamente

Como a maior parte das histórias não possuem marcas temporais, não existe oficialmente uma ordem de leitura. Contudo, há uma ordem que parece criar uma linha lógica entre os acontecimentos das HQs e dos games e até ajuda a evitar spoilers dos jogos. Seria a seguinte:

  1. The Witcher - A Casa de Vidro (2014)
  2. The Witcher - Os Filhos da Raposa (2015)
  3. The Witcher - Reasons of State (2011) - Liberada junto com The Witcher 2, seus acontecimentos antecedem The Witcher 3
  4. The Witcher - Matter of Conscience - seus acontecimentos antecedem The Witcher 3
  5. The Witcher - Killing Monsters (2015) - prepara o clima para The Witcher 3. A partir daqui, a sugestão é jogar The Witcher 3, para evitar spoilers da trama do jogo nas próximas HQs
  6. The Witcher - A Maldição dos Corvos (2016) - Se quiser evitar spoilers de The Witcher 3, leia apenas após terminar o jogo
  7. The Witcher - Of Flesh and Flame (2018/2019) - Também seria melhor finalizar The Witcher 3, por conter spoiler de Hearts of Stone, umas das DLC do game.
  8. The Witcher: Memórias Desvanecidas (2020/2021)
  9. The Witcher: Witch's Lament (2021)

Você já havia lido os livros ou os quadrinhos? Vai seguir alguma ordem? Conta pra gente!

FIQUE LIGADO:

As melhores séries para ver na Netflix este ano

Os filmes mais esperados de 2022

The Witcher | Entenda a linha temporal da série!

SAGAS DE FILMES incríveis para ver agora mesmo!

Melhores filmes de fantasia imperdíveis para os fãs do gênero

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.