Relembre todos os filmes de Godzilla do pior ao melhor!

Desde 1954 que Godzilla tem vindo a aterrorizar o público com sua destruição sem limites. Desde esse primeiro filme que a franquia se expandiu para mais de 30 filmes e um sem número de monstros ferozes. Mas, claro que nem todos esses longas são obras-primas e muitos ficam muito aquém do que os fãs desejavam.

Relembre então todos os filmes do Universo Godzilla, do pior ao melhor, e comece a maratonar!

33. Godzilla: All Monsters Attack (1969)

all monsters attack

Godzilla: All Monsters Attack conta a história do filho de Godzilla, Minilla, e de sua amizade com um garoto chamado Ichiro Miki. Essa estranha ligação resulta em uma viagem cheia de humor. No entanto, a nível de batalhas, o longa deixa muito a desejar, com lutas genéricas e demasiado curtas. E, para piorar as coisas, Godzilla: All Monsters Attack utiliza cenas de outros filmes da franquia.

32. Godzilla: Planeta dos Monstros (2017)

planet of the monsters

Nesta versão da história, a humanidade abandonou a Terra após os Kaijus a terem conquistado, com Godzilla se tornando seu rei. Porém, após 20 anos no exílio, os humanos retornam com o objetivo de retomar a Terra. A premissa é interessante, mas o longa utiliza texturas gráficas fracas em seus monstros e animações mal feitas. Para dizer a verdade, Godzilla: Planeta dos Monstros acaba sendo o filme mais feio de toda a franquia, com batalhas mal executadas e uma trilha sonora muito chata.

31. Son of Godzilla (1967)

son of Godzilla

O filme que introduz Minila foi criado com o objetivo de se tornar um longa para crianças. Mas o monstro é assustador e suas birras deixam qualquer um no público mal-disposto. A maior parte do filme mostra como Godzilla tenta ensinar seu filho a usar suas habilidades mortíferas, de forma a se tornar em um monstro digno de destruir cidades. Isso não é muito infantil, pois não?

30. Godzilla (1998)

Godzilla

A primeira adaptação americana de Godzilla é, no geral, considerada má. O filme tenta, na verdade, glorificar o dinossauro, não entendendo nada do que a trama deve ser. Além disso, Godzilla não tem nenhuma de suas habilidades populares como o bafo atômico ou a pele impenetrável. Na verdade, ele apenas esmaga coisas. Ou seja, o protagonista do filme de 1998 consegue ser menos impressionante que o do filme original de 1954 apesar do avanço tecnológico.

29. Godzilla Raids Again (1955)

raids again

Esse foi o primeiro longa em que Godzilla luta contra outro Kaiju, mas não deixa de ser um filme chato. Basicamente, é uma cópia do filme original com exceção dos temas que o tornavam especial. As batalhas são aborrecidas e mal coreografadas, com os dois monstros apenas se empurrando um ao outro durante o tempo todo.

28. King Kong vs. Godzilla (1962)

King Kong vs Godzilla

Os dois monstros icônicos, Godzilla e King Kong, lutaram nesse longa dos anos 60. Porém, o filme deixa muito a desejar. Com uma trama nada interessante e batalhas bizarras, a única coisa que King Kong vs. Godzilla deixou na mente do publico foi a célebre cena em que o gorila espeta uma árvore na garganta do dinossauro.

27. Godzilla vs. Megalon (1973)

Godzilla vs Megalon

O problema principal desse filme é o foco principal ser colocado nos humanos quando o que o público na verdade quer assistir é a lutas entre os Kaijus. Apesar da trama muito chata, Godzilla vs. Megalon tem algumas cenas de luta hilárias que o vão manter um pouco interessado.

26. Ebirah, Horror dos Oceanos (1966)

Ebirah

Ebirah é um monstro com um desenho interessante, com cores vibrantes que o destacam. Porém, tudo o resto no filme é facilmente apagado da nossa memória assim que os créditos rolam. A trama é aborrecida e as lutas consistem em Godzilla e Ebirah jogando pedras um no outro.

25. Godzilla vs. Megaguirus (2000)

Godzilla vs Megaguirus

Passado em um universo alternativo com tecnologia avançada, esse filme começa com a tentativa do governo japonês de destruir Godzilla com uma arma de matéria negra. É claro que esse plano falha e um novo monstro aparece para criar um exército de insetos mortais. No geral, o filme não é memorável, mas felizmente algumas cenas de lutas entre os Kaijus conseguem entreter.

24. Godzilla 2000 (1999)

Godzilla 2000

Infelizmente, o antagonista de Godzilla 2000, é feito com um CGI tão fraco que se tornou no mais memorável do filme. Se não fosse isso, o longa é até interessante de assistir, embora você tenha de ter paciência sempre que os humanos sofrem acidentes terríveis e conseguem sobreviver sem um arranhão e com as representações extremamente dramáticas dos atores.

23. Godzilla (2014)

godzilla

Esse filme traz uma diferente visão na franquia, ao seguir um personagem humano que experimenta em primeira mão a destruição do Kaiju. Isso agradou a alguns fãs, mas deixou outros tantos muito descontentes com a falta de atenção dada a Godzilla, com várias batalhas se passando longe da tela. Porém, é um dos filmes com os melhores efeitos visuais da franquia.

22. Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003)

tokyo sos

Aqui, um grupo de soldados lutando contra Godzilla se torna protagonista, mesmo estando no meio de vários Kaijus como Mechagodzilla, Godzilla e Mothra. Essas batalhas entre os monstros compensam em muito a trama chata e os estereótipos dentro do grupo de personagens.

21. Terror of Mechagodzilla (1975)

terror of Mechagodzilla

Mechagodzilla e Titanosaurus estão sob o controle mental de um cientista louco apaixonado por um ciborgue, fazendo deste longa um dos mais viajados da franquia. Porém, sem dúvida que Terror of Mechagodzilla tem das cenas de luta mais espetaculares que podemos assistir entre os Kaijus.

20. Godzilla vs. Mechagodzilla (1974)

Godzilla vs mechagodzilla

Embora Godzilla vs. Mechagodzilla seja o primeiro filme a mostrar Mechagodzilla, a origem do monstro é diferente do que o que vemos posteriormente. Aqui, não foram os humanos que o criaram em uma tentativa de derrotar Godzilla, mas sim extraterrestres. No geral, o longa é muito divertido de assistir.

19. Godzilla X Mechagodzilla (2002)

godzilla against Mechagodzilla

Essa versão moderna de Mechagodzilla o transforma em uma máquina gigante pilotada por forças especiais em uma tentativa de proteger os cidadãos do Japão de Godzilla. Felizmente, esse filme apenas se foca na luta entre os Kaijus, deixando todo o drama e romance dos humanos de fora da tela.

18. A Guerra dos Monstros (1965)

astro monster

Um dos antagonistas desse filme é um ovni em miniatura. Isso é muito fofo, mas pouco ameaçador. Felizmente, as batalhas entre Ghidorah e Godzilla vão compensar com muita ação e espetacularidade, apesar de interrompidas muitas vezes por dramas entre os humanos.

17. Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)

king of monsters

O mais recente filme da franquia não é perfeito, mas é difícil não ficar interessado na destruição massiva causada por Godzilla, Mothra, Ghidorah e Rodan. As batalhas entre os monstros são das mais espetaculares que você pode ver na franquia, mas o tempo concedido aos humanos ainda é muito grande.

16. Godzilla vs. Hedorah (1971)

Godzilla vs Hedorah

Godzilla vs. Hedorah é um filme diferente de todos os outros, utilizando o silencio para causar terror no público. Além disso, Hedorah, o monstro nascido da poluição, é uma premissa assustadora. Pela primeira vez na franquia, vemos pessoas a morrer com a destruição causada pelos monstros. Embora a trama possa ser um pouco aborrecida por vezes, esse é um dos filmes mais interessantes que você pode assistir.

15. Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994)

Godzilla vs spacegodzilla

As células de Godzilla são expostas à radiação e assim nasce uma abominação que se joga na Terra para a destruir. Godzilla vs. SpaceGodzilla não é o filme com melhores desenhos no que toca a monstros, mas as batalhas entre estes são completamente insanas e prometem entreter o público. Felizmente, a história paralela dos humanos não chama muito a atenção e você pode se focar nos combates ferozes.

14. O Regresso de Godzilla (1984)

return of Godzilla

Funcionando um pouco como uma anulação de todas as sequências existentes até então, esse filme é divertido e entusiasmante ao seguir com respeito a lógica do filme original. Porém, se você assistir à versão estadunidense do longa, vai se deparar com cortes exagerados, dublagem muito má e publicidade.

13. Godzilla vs. Gigan (1972)

Godzilla vs gigan

Em Godzilla vs. Gigan as batalhas entre os Kaijus podem ser exageradas, mas são divertidas. Isso se deve à forma bárbara com que o antagonista combate, retirando a pele de Godzilla com seus ataques de laser. E, como se isso não bastasse, Gigan acaba sendo derrotado com pedras jogadas na sua cabeça.

12. Godzilla: Batalha Final (2004)

final wars

Esse longa de baixa produção é tudo o que se pode esperar de um filme-B: divertido, com batalhas ridículas e com uma trama exagerada. No entanto, mesmo com tudo isso e os atores quase amadores, o longa consegue entreter muito. Especialmente a cena em que um general americano luta com um samurai.

11. O Despertar dos Monstros (1968)

destroy all monsters

O Despertar dos Monstros conseguiu trazer alguma inovação à franquia. O filme mostra como todos os Kaijus na Terra ficam sob o controle de extraterrestres que os forçam a destruir o mundo. Essa premissa criou cenas memoráveis como Godzilla destruindo Nova Iorque e Rodan obliterando Moscovo. Se isso não for suficiente para o convencer a assistir o longa, King Ghidorah aparece para derrotar todos os outros Kaijus em uma batalha épica.

10. Godzilla vs. Mothra (1992)

Godzilla vs mothra

As miniaturas utilizadas neste filme são das melhores da franquia, a par das utilizadas em Godzilla vs. Biollante e Godzilla vs. King Ghidorah. Enquanto Battra, considerado o principal antagonista do longa, destrói todo Japão de forma emocionante, Mothra se junta a ele para combater Godzilla em uma batalha destruidora.

9. Godzilla Contra a Ilha Sagrada (1964)

mothra vs godzilla

Esse é a primeira vez que Mothra e Godzilla se defrontam, com lutas táticas que contrastam com as mais simples a que o público estava habituado até então. Além disso, Godzilla Contra a Ilha Sagrada é um dos poucos filmes da franquia que consegue criar uma trama humana interessante, usando para isso muito da mitologia de Mothra.

8. Ghidorah, O Monstro Tricéfalo (1964)

Ghidorah

A introdução de Ghidorah no Universo Godzilla cria o primeiro filme em que os Kaijus se juntam para derrotar um inimigo em comum. Neste caso, Godzilla, Mothra e Rodan juntam forças na luta contra o monstro tricéfalo. Essa batalha cheia de destruição é uma das maiores em toda a franquia.

7. Godzilla vs. Biollante (1989)

Godzilla vs Biollante

Godzilla vs. Biollante vai o lembrar de filmes-B, mas não deixa de ser dos mais divertidos da franquia. As miniaturas são desenhadas de forma muito boa e as coreografias das lutas entre os Kaijus são incríveis. Além disso, a trama secundária pode ser ridícula, mas não deixa de ser muito divertida.

6. Godzilla vs. King Ghidorah (1991)

Godzilla vs King Ghidorah

Esse filme tem uma trama muito absurda, focada em viagens no tempo e com consequências bizarras. Felizmente, as batalhas entre Ghidorah e Godzilla são muito entusiasmantes e o cenário quase parece real. Além disso, o longa nos apresenta o King Ghidorah, um Kaiju ainda mais feroz do que sua versão original.

5. Godzilla vs. Mechagodzilla II (1993)

Godzilla vs mechagodzilla

Se você estiver mais interessado em batalhas bem coreografadas do que em uma trama interessante, então Godzilla vs. Mechagodzilla II é o filme para você. Aqui, vemos Godzilla combatendo de forma feroz e épica, junto de seu pequeno filho que é também muito mais interessante que Minilla.

4. Godzilla GMK (2001)

Godzilla gmk

Esse longa tem, sem dúvida, das batalhas mais impressionantes de toda a série, com cenas como Godzilla destruindo Baragon por completo ou Mothra bombardeando a cidade. É verdade que a trama secundária não é das melhores, mas esse filme continua sendo dos melhores da franquia que você pode assistir.

3. Godzilla vs. Destoroyah (1995)

Godzilla vs destoroyah

Godzilla vs. Destoroyah começa devagar, mas se você se mantiver até ao final, vai ver uma grande batalha épica que vai compensar tudo o resto. Além de todos os combates serem cheios de tensão, Destoroyah está desenhado de forma fantástica. A cena final, em que Godzilla se mostra vitorioso, é das mais bonitas de toda a franquia.

2. Godzilla (1954)

Godzilla

O filme original da franquia é importante não só por ter iniciado todo o universo, mas porque é um filme realmente fascinante e assustador. Na verdade, o foco do longa não é o monstro, mas sim seu simbolismo e o que este significa na altura histórica em que o filme foi feito, logo após os ataques nucleares no Japão.

1. Shin Godzilla (2016)

Shin Godzilla

Shin Godzilla é o filme mais espetacular visualmente alguma vez feito. Dirigido por Hideaki Anno, o longa apresenta também uma trilha sonora quase perfeita e um monstro desenhado de forma assustadora mas elegante. Além disso, o filme se foca em um grupo de personagens com conhecimentos táticos e realistas de como derrotar um gigante indestrutível.

Confira também nosso vídeo sobre os Kaijus que derrotariam Godzilla:

FIQUE POR DENTRO:

Duelo de titãs: conheça o filme original de King Kong vs Godzilla!

Godzilla: Conheça os Kaijus mais bizarros da franquia!

Crítica Godzilla II: Rei dos Monstros | Uma experiência passável.

Os 5 monstros mais assustadores de todos os tempos.