Saga Crepúsculo: as melhores ordens para ler os livros

Depois de 15 anos após o lançamento do primeiro livro da Saga Crepúsculo, a franquia segue conquistando novos fãs, e em 2020 ganhou mais uma história com o lançamento da aguardada obra Sol da Meia-Noite. Mas em qual ordem ler todos os livros? Isso depende. Depende se você quiser ler apenas os livros da franquia principal ou se desejar completar a leitura com obras extras e graphic novels.

Ah, na segunda parte do artigo, a gente fala um pouquinho sobre cada um dos livros!

1ª Ordem - Apenas os livros

livros crepúsculo

A ordem de leitura apenas dos livros principais seria a seguinte:

  1. Crepúsculo (2005)
  2. Lua Nova (2006)
  3. Eclipse (2007)
  4. Amanhecer (2008)
  5. Sol da Meia-Noite (2020)

Vale destacar que o Sol da Meia-Noite, livro publicado pela escritora Stephenie Meyer em 2020, reconta a história da saga sob o ponto de vista de Edward, diferente dos demais livros, cuja narrativa é contada por Bella. Ainda assim, a ordem indicada seria essa, visto que o impacto do ponto de vista de Edward será o correto se o leitor já souber os acontecimentos da saga.

2ª Ordem - Livros principais e obras extras

livros crepúsculo

Com todas as obras publicadas sobre a saga, a ordem correta de leitura seria esta:

  1. Crepúsculo (2005)
  2. Crepúsculo: Graphic Novel Vol 1 (2010) e 2 (2011)
  3. Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado (História extra) (2015)
  4. Lua Nova (2006)
  5. Lua Nova: Graphic Novel Vol 1 (2013) e Vol 2 (2013)
  6. Eclipse (2007)
  7. A Breve Segunda Vida de Bree Tanner: Uma história de Eclipse (História extra) (2010)
  8. Amanhecer (2008)
  9. Crepúsculo. Guia Oficial Ilustrado da Série (2011)
  10. Sol da Meia-Noite (2020)

Aqui é importante ressaltar que as obras a mais trazem histórias extras ou a mesma história em uma diferente plataforma, como é o caso das graphic novels. Mas quem optar pela 1ª ordem, apenas com os livros, também terá acesso a história completa de Edward, Bella e os demais personagens.

A segunda ordem, por sua vez, amplia o universo criado por Stephenie Meyer, com novos personagens e histórias, detalhes e curiosidades por trás da criação desse mundo e mais informações que todo fã vai adorar descobrir. E vamos falar sobre cada uma delas agora!

1. Crepúsculo (2005)

livros crepúsculo

Quando a tímida Isabella Swan se muda para a cidade de Forks, para morar com seu pai, ela não tinha ideia de como sua vida iria mudar. Na escola, ela conhece o misterioso Edward Cullen e seus irmãos. Pessoas extremamente bonitas, com a pele muito branca, e que parecem gerar inquietação apenas com sua presença.

Uma atração inexplicável entre Bella e Edward vai levá-la a descobrir o segredo da família Cullen: eles são vampiros. Agora ela precisa decidir correr o risco de estar com um vampiro, enquanto ele tenta controlar sua sede por sangue e sua força quando está perto dela. E há ainda aqueles - entre humanos e sobrenaturais - que não aprovem o novo relacionamento.

2. Crepúsculo: Graphic Novel Vol 1 (2010) e Vol 2 (2011)

livros crepúsculo

Estas obras trouxeram a história do primeiro livro da franquia Crepúsculo em um novo formato. A partir das detalhadas descrições da autora Stephenie Meyer, a artista gráfica Young Kim reimaginou a trama com a linguagem dos romances gráficos. Meyer ainda foi responsável pela revisão da obra, o que resultou em imagens incríveis e fiéis ao que os leitores imaginaram ao ler o primeiro livro da saga.

3. Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado (2015)

livros crepúsculo

Como celebração dos 10 anos de lançamento de Crepúsculo, Stepheni Meyer lançou a obra Vida e Morte: Crepúsculo Reinaginado, na qual inverteu os papéis principais e seus gêneros. Nesta trama, o leitor acompanha um jovem adolescente se apaixonar por uma misteriosa vampira. No Brasil, o livro foi lançado em uma edição comemorativa que trouxe Crepúsculo de um lado e Vida e Morte do outro, com um total de 400 páginas de conteúdo extra.

4. Lua Nova (2006)

livros crepúsculo

Os eventos de Lua Nova se passam pouco depois dos de Crepúsculo. Bella e Edward seguiam em seu relacionamento, mas quando a jovem corre sérios riscos de vida por um simples acidente na casa da família Cullen, Edward decide acabar o namoro e se afastar. Após meses de tristeza pelo fim do namoro, Bella se aproxima mais do amigo Jacob.

Ao descobrir que Edward aparece para ela de alguma forma sobrenatural quando ela corre riscos de vida, Bella começa a se colocar em situações perigosas. Mas talvez seja ela que precise salvá-lo.

5. Lua Nova: Graphic Novel Vol 1 (2013) e Vol 2 (2013)

livros crepúsculo

Assim como as graphic novels de Crepúsculo, esta obra contou com as incríveis ilustrações da artista gráfica Young Kim para recontar a trama escrita por Meyer em Lua Nova.

6. Eclipse (2007)

livros crepúsculo

Bella ainda precisa decidir entre se tornar vampira ou não, colocando em jogo não apenas sua humanidade, mas também sua amizade com Jacob e o acordo de paz entre vampiros e lobisomens. Mas há outro perigo à espreita: a vampira Victoria está criando novos vampiros e cometendo assassinatos. Mas seu verdadeiro objetivo é matar Bella para vingar a morte de seu amado James, morto pelos Cullen em Crepúsculo.

7. A Breve Segunda Vida de Bree Tanner: Uma história de Eclipse (2010)

livros crepúsculo

Esta obra complementar à saga principal acompanha Bree Turner, um dos jovens transformados em vampiros por ordem de Victoria. A trama tem início quando Bree já é uma vampira e precisa se adaptar a sua nova vida. Parte de um bando de recém-criados, ela deve aprender as regras para sobreviver, e mal sabe que sua nova vida já corre diferentes perigos.

Após se aproximar do novo vampiro Diego, Bree tenta descobrir mais informações sobre o monstro que os criou, o plano no qual estão sendo usados e a verdade sobre sua própria nova espécie.

8. Amanhecer (2008)

livros crepúsculo

Bella e Edward se casam. Em uma Lua de Mel conturbada e cheia de inseguranças, o inesperado acontece: Bella engravida. Sem saber como o bebê pode ferir Bella, o casal retorna para Forks na intenção de descobrir uma forma de abortar a criança. O líder dos lobos também é a favor de matar a "criatura". Mas Bella é contra.

Jacob, Seth e Leah se unem aos vampiros para proteger Bella, ainda que não concordem com o nascimento do bebê. Mas o clã Volturi aceitará o nascimento de uma criança vampira? Ou isso pode significar o início de uma das piores batalhas que os Cullen já precisaram enfrentar?

9. Crepúsculo. Guia Oficial Ilustrado da Série (2011)

livros crepúsculo

Conteúdo exclusivo, perfis dos personagens, mapas, árvores genealógicas e cerca de 100 fotos e ilustrações em cores estão entre os conteúdos extra que esta obra traz. Entre as artes, inclusive, estão obras assinadas Young Kim, responsável pelas graphic novels.

O guia ainda conta com uma entrevista exclusiva e pessoal com a autora Stephenie Meyer, fazendo da obra um verdadeiro item de colecionador.

10. Sol da Meia-Noite (2020)

livros crepúsculo

Contando a história da saga a partir do ponto de vista de Edward, Sol da Meia-Noite chega cheio de revelações, com detalhes do passado do vampiro que exploram a complexidade de seus pensamentos e sentimentos. Dessa forma, o livro explica como Bella se tornou o eixo central da batalha que marcaria a vida de Edward.