Conheça John Proudstar de Gifted, feroz Pássaro Trovejante dos X-Men

Um mutante orgulhoso de seu povo e de sua cultura, Pássaro Trovejante foi um dos personagens de passagem mais curta na equipe dos X-Men. Saiba mais sobre esse super-herói apache.

O guerreiro apache

O Guerreiro Apache

John Proudstar, o Pássaro Trovejante, nasceu em Camp Verde, Arizona, uma reserva indígena apache. Por toda sua vida foi um ótimo atleta e orgulhoso por ser um apache. Por conta disso, sempre quis se provar um guerreiro de verdade, do mesmo modo como era feito em sua cultura antigamente.

Querendo levar uma vida ativa de guerreiro, John mentiu sua idade e se alistou entre os fuzileiros navais dos Estados Unidos. Conseguiu alcançar o posto de cabo e conquistou várias medalhas. Contudo, uma vez que cumpriu seu tempo de trabalho, teve que retornar para a reserva onde nascera.

Foi nesse período em que estava de volta à sua terra natal que seus poderes mutantes despertaram. John possuía apenas vinte anos de idade quando parou, usando apenas suas mãos, um bisão que investia contra uma pequena garotinha. Seu feito lhe rendeu grande fama e respeito entre seu povo, o que também chamaria a atenção dos X-Men.

Membro dos X-Men

Membro dos X-men

Charles Xavier encontrou John Proudstar e imediatamente o recrutou para uma nova equipe dos X-Men, dando a ele seu codinome de Pássaro Trovejante. O time em questão era formado por adultos, portanto não precisaram de uma tutoria, embora ainda necessitassem de sessões na Sala de Perigo para aprimorarem e terem total domínio sobre seus poderes.

A primeira missão desse grupo foi resgatar o time original dos X-Men da ilha Krakoa, no Oceano Pacífico Sul, e foi um sucesso. Na segunda missão o grupo foi enviado para o Monte Cheyenne, no Colorado, para recuperarem uma base aérea que havia sido tomada pelo vilão Conde Luchino Nefaria.

A missão estava sendo um sucesso, com a exceção de que Nefaria estava conseguindo escapar em um pequeno avião. Para não deixá-lo fugir, Pássaro Trovejante conseguiu se segurar ao avião enquanto este decolava, desobedecendo a ordens diretas de Xavier.

Na mente de Pássaro Trovejante, essa seria a prova definitiva de que era um verdadeiro guerreiro apache. Através de sua super-força, John conseguiu arrancar uma parte do avião, causando uma pane no sistema. Por fim, o avião explodiu, causando a morte instantânea de Pássaro Trovejante, enquanto Conde Nefaria conseguiu escapar através de um sistema de teletransporte.

Ressurreições

Ressurreições

A morte, no entanto, não foi um ponto final na história de Pássaro Trovejante. O herói ainda retornaria dos mortos em duas ocasiões distintas.

A primeira vez foi durante o arco "Necrosha" dos quadrinhos. John Proudstar ressuscitou graças ao vírus tecnorgânico utilizado pela vilã Selene Gallio. Contudo, sua segunda vida durou pouco. Assim que a X-Force e seu irmão mais novo, o Apache, derrotaram Selene, John retornou ao seu devido descanso.

A segunda e última vez foi no arco "Guerras do Caos". Pássaro Trovejante foi um de vários heróis que retornaram quando os portões do mundo inferior foram abertos. Ele lidera outros X-Men que também ressuscitaram na busca do diário do Destino, que pode ter a resposta de como derrotar o Rei do Caos.

Sua busca é impedida por Carrion Crow, um aliado do Rei do Caos. Utilizando os poderes do deus de seu povo, o Thunderbird (a origem de seu codinome), Pássaro Trovejante consegue forças para derrotar o inimigo. 

Uma vez que o Rei do Caos foi também derrotado, Proudstar voltou para o Além. Dessa vez, no entanto, com a sensação de que sua vida realmente significou algo.

Poderes

Poderes

Força Sobre-humana: Pássaro Trovejante tem a capacidade de levantar aproximadamente 2 toneladas de peso.

Vigor Sobre-humano: O corpo de John está no auge de sua forma e além disso é menos afetado pelo cansaço. Seus pulmões são maiores que o normal, tendo um grande fôlego. Por tudo isso, Pássaro Trovejante consegue permanecer em ação por horas sem se cansar.

Resistência Sobre-humana: Sua pele também é mais densa que a maioria, possibilitando que resista a maioria dos impactos (embora não seja invulnerável).

Pássaro Trovejante estará presente na nova série sobre super-heróis da Fox, The Gifted. Ele será um integrante de uma equipe de fugitivos, junto de outros mutantes como Blink e Polaris.

The Gifted tem sua estreia marcada para dia 2 de outubro.