Facebook e Rotten Tomatoes agem contra sabotagem a Pantera Negra

Facebook e Rotten Tomatoes tomaram providências contra o grupo que tentava sabotar a nota online do filme Pantera Negra (mais informações na notícia original abaixo). Após saberem do evento que um grupo de fãs da DC organizou com o objetivo de prejudicar o novo longa da Marvel, a rede social baniu o grupo responsável. Já o site de críticas e notas de produções cinematográficas promete monitoramento e eventual bloqueio de usuários envolvidos na ação.

Oficialmente banidos

facebook bane grupo DC

O grupo que se autointitulava Down With Disney's Treatment of Franchises and its Fanboys for Harassment (Abaixo o Tratamento da Disney com Franquias e seus fãs por assédio), foi oficialmente banido do Facebook.

Conforme informações do site CBR, um dia depois que o evento organizado pelo grupo - para prejudicar a nota online do longa Pantera Negra no Rotten Tomatoes - foi noticiado pela mídia mundial, a rede social tomou conhecimento e decidiu banir os usuários responsáveis por organizar a ação. A informação foi anunciada pela Marvel Studios News, com o print acima.

Um representante do Rotten Tomatoes, por sua vez, destacou que o site tem orgulho de ter se tornado uma plataforma para fãs apaixonados debaterem e discutirem entretenimento, mas que a responsabilidade é levada muito a sério pela empresa.

"Embora respeitemos as diversas opiniões dos nossos fãs, nós não toleramos discurso de ódio. Nossa equipe de especialistas em segurança, redes e sociais continua a acompanhar de perto nossas plataformas e qualquer usuário que se envolver em tais atividades será bloqueado do nosso site e seus comentários serão removidos o mais rápido possível."

Para saber mais sobre a motivação do evento e outros objetivos e ameaças destacados em sua descrição, confira a notícia original abaixo.

Notícia Original

Pantera Negra: grupo de fãs da DC quer sabotar nota online do filme

Em meio ao clima de ansiedade para a estreia do já muito elogiado Pantera Negra, um grupo de fãs da DC organizou um evento online com o objetivo de sabotar a nota do filme no Rotten Tomatoes, site americano que publica críticas e notas. Até o momento, o evento "Dê ao Pantera Negra uma nota podre no Rotten Tomatoes" já conta com 3.700 confirmados e 1800 interessados.

Sentimento de vingança é a motivação

evento pantera

Na descrição do evento, é possível entender o que motivou a atitude do grupo, confira:

"Dado o enorme sucesso da manipulação da crítica do público no Rotten Tomatoes para Star Wars: Os Últimos Jedi, e devido ao aumento súbito daqueles descontentes com as práticas comerciais da Disney, entre outros fatores, especialmente devido às manipulações corporativas que criaram falsas notícias negativas para o universo da DC, eu sinto que é hora de contra-atacar todos aqueles sob a Disney e derrubar as ações da Casa do Mickey para pagarem pelas críticas que prejudicaram a DC Comics em filmes e outras áreas afetadas.

Farei eventos como este para Guerra Infinita e séries da Netflix etc para que possamos nos unir e realmente fazer a diferença. Compartilhem com seus amigos e potencias simpatizantes.

P.S. Se você quiser espalhar spoilers para os fãs da Marvel, use este evento como uma plataforma para nos informar de alvos!" 

Conforme publicado pelo site CBR, não é a primeira vez que um grupo de fãs da DC tenta protestar contra as médias do Rotten Tomatoes. Em diferentes ocasiões, acusações de que o site beneficia os filmes da Marvel foram feitas, seguidas de petições para derrubar a página.

A atitude já é alvo de reprovação

comentários pantera

Embora já com um número razoável de envolvidos no evento, os comentários quereprovama atitude grupo também são muitos. Alguns, inclusive, acusam o evento deracismo, dada a importância e a representatividade que o filme traz para a cultura negra.

Em um comentário, um usuário destacou que a atitude descredibiliza a própria DC"Seus idiotas, vocês acham que a DC não tem capacidade alguma. Acéfalos."

Um outro usuário lembrou que a nota no Rotten Tomatoes não afeta a venda de ingressos: "Vocês sabem que o Rotten Tomatoes não vão afetar as bilheterias, certo?"

Em um dos comentários que acusam o grupo de racismo, um usuário destacou: "Então quando é um filme negro que representa uma cultura inteira é hora de lutar contra o rato [Disney]? Mas quando era um deus ariano no espaço vocês estavam calados."

Pantera Negra já bateu recordes na pré-venda de seus ingressos. Filme estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.