Morre Stephen Hawking! Atores de The Big Bang Theory se despedem

O físico e pesquisador Stephen Hawking faleceu nesta quarta-feira, aos 76 anos, em sua casa em Cambridge. Famoso por revolucionar a ciência com seu trabalho sobre a origem do universo, sobre buracos negros, entre outros, Hawking também ganhou o carinho do público após ter sua história contada em um filme e por ter participado da série The Big Bang Theory. Como forma de homenagem, os atores da série publicaram mensagens de agradecimento e despedida em suas redes sociais.

Legado único e exemplo de força

stephen hawking

Em uma mensagem veiculada pela mídia britânica, seus filhos Lucy, Robert e Tim declararam:

"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos."

Mesmo com todo o movimento de seu corpo limitado pela doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Hawking seguiu sua pesquisa e fez história com suas descobertas científicas, como sua teoria da singularidade do espaço-tempo e seu estudo sobre a origem do universo. Ao todo, escreveu 14 livros, como Uma breve história do tempo e O universo em uma casca de noz.

Casou duas vezes, teve três filhos e contabilizou variados reconhecimentos, entre eles: a Ordem do Império Britânico, que reconhece grandes contributos britânicos às artes e ciências do Reino Unido, e a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue ao físico pelo então presidente americano Barack Obama.

Mesmo com a previsão de viver apenas cerca de dois anos após receber o diagnóstico da ELA, o físico contrariou os médicos e viveu por mais 55 anos. Durante esse tempo, além de seguir com suas pesquisas, trabalhou como professor de Matemática na universidade de Cambridge, cargo ocupado por Isaac Newton três séculos antes. Em uma entrevista, Hawking chegou a afirmar, com humor:

"Dizem que é a cadeira do Newton, mas obviamente [a cadeira] foi mudada."

Curiosamente, Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, exatos 300 anos após a morte de Galileu, e veio a falecer no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879). Na data de hoje, celebra-se ainda o Dia do Pi, motivado pela escrita da data em inglês (3.14).

Na mídia, sua história ganhou destaque ao ser contada no filme vencedor de um Oscar A Teoria de Tudo. Mas suas participações na aclamada série americana The Big Bang Theory fez com que o físico caísse ainda mais nas graças do público.

As despedidas do elenco de The Big Bang Theory

Em mais de uma ocasião, Stephen Hawking demonstrou seu característico humor. Em um momento retratado pelo filme A Teoria de Tudo, por exemplo, ele brinca que só tinha uma reclamação sobre o aparelho que lhe permitia falar artificialmente: o sotaque americano da voz sintética.

O físico fez ainda algumas pequenas participações na série The Big Bang Theory, momentos pelos quais os atores agradeceram em suas homenagens ao físico nas redes sociais.

Johnny Galecki - Leonard Hofstader

Tradução

Descanse em paz #stephenhawking. Não apenas sua mente brilhante, mas também seu senso de humor vão fazer muita falta para todos. "A vida seria trágica se não fosse engraçada." - Stephen Hawking

Kaley Cuoco - Penny

A post shared by @normancook on Mar 13, 2018 at 9:35pm PDT

Tradução

Foi verdadeiramente uma honra ter a oportunidade de trabalhar com o incrível Stephen Hawking.. Ele nos fez rir e nós o fizemos rir. Sua vida e sua carreira têm sido abordada em The Big Bang Theory e somos todos pessoas melhores por isso. Você fará falta, mas o mundo é grato pelo conhecimento e  pela coragem que você deixou em seu caminho. Obrigada por ser uma inspiração para todos.

Mayim Bialik - Amy Farrah Flowler

A post shared by mayim bialik (@missmayim) on Mar 13, 2018 at 10:17pm PDT

Tradução

Conforme nos aproximamos do Dia do Pi (3.14), eu me junto à comunidade global no luto pela perda do maior físico de nossa era. #StephenHawking está livre das limitações físicas dessa condição terrestre na qual todos existimos e está voando acima de nós agora, maravilhando-se com isso. Obrigada, dr. Hawking, por nos iluminar e nos abençoar com sua sabedoria e coragem.

Perfil oficial da série

Tradução

Em memória com amor de Stephen Hawking. Foi uma honra tê-lo em The Big Bang Theory. Obrigado por inspirar a nós e ao mundo.