Os Crimes de Grindelwald: saiba tudo sobre os maledictus!

No trailer final de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, foi revelada a verdadeira identidade da personagem de Claudia Kim, conhecida como Maledictus. Essa revelação veio surpreender os fãs e abrir portas a novas teorias.

Saiba mais sobre essa maldição e como essa se articula com a restante franquia!

Atenção: pode conter spoilers!

O que é um maledictus

nagini

No vídeo, é revelado que a maledictus aliada de Credence é, na verdade, Nagini, a serpente de Voldemort.

Segundo declarações da própria J.K. Rowling na sua conta oficial de Twitter, um maledictus é portador de uma maldição que atinge apenas mulheres e que é passada de mãe para a filha. Esta herda a capacidade de se transformar em uma fera e está condenada a, em algum momento, viver na forma dessa besta para sempre.

Esta condição difere da de lobisomem, que sofre uma maldição passada por mordidas e que pode atingir homens e mulheres, os quais passam a sofrer a transformação em épocas de lua cheia.

É Nagini uma feiticeira ou apenas uma trouxa amaldiçoada?

nagini

É verdade que os trouxas não costumam ser transformados em lobisomens porque, de acordo com o site Pottermore, seu sangue não é tão apetitoso como o dos feiticeiros. Além disso, mesmo que sejam mordidos, raramente conseguem sobreviver a suas feridas.

No caso de uma maldição que passa geneticamente de mãe para filha, esse problema não se põe. A não ser que tenha de ser uma maldição interligada com magia, o que ainda não é confirmado neste caso. Porém, Claudia Kim diz sobre sua personagem:

Ela tem poderes que ainda não foram explorados. Eu não posso confirmar se ela tem os mesmos poderes que os feiticeiros. E ela não tem uma varinha.”

A ligação entre Nagini e Voldemort

nagini

É então confirmado que Nagini, a serpente que assombrou Harry Potter e seus companheiros, é na verdade uma mulher sofrendo da terrível maldição de maledictus.

Nagini foi introduzida na saga em Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde devorou um trouxa na antiga casa de Tom Riddle. A serpente sempre foi parte fundamental da sobrevivência de Voldemort antes de este conseguir restaurar seu corpo. O feiticeiro até ordenou Rabicho que retirasse o veneno de Nagini para beber e assim manter suas forças.

A verdade é que, por falar serpentês, Voldemort sempre usufruiu de uma conexão especial com Nagini, com quem comunicava até a nível telepático. Além disso, a serpente fez parte de muitas das maldades cometidas ou ordenadas por Voldemort, como o terrível ataque a Arthur Weasley ou o assassinato de Snape.

A mais significativa causa da ligação entre Nagini e Voldemort está conetada ao fato de ela ser o último horcrux a ser criado e também a ser destruído.

Será Nagini “mãe" de Voldemort?

babymort

J.K. Rowling disse que já havia decidido há 20 anos que a personagem era na verdade uma humana amaldiçoada, porém não o explorou plenamente na saga original.

Uma das teorias existentes sobre o nascimento do “bebê" Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo é que Rabicho é na verdade, o "pai" do feiticeiro. Ou seja, segundo MuggleCast #300, Rabicho engravidou Bertha Jorkins para que o espírito de Voldemort conseguisse possuir o feto. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Voldemort explica:

Rabicho conseguiu seguir as instruções que lhe dei, o que me retornou a um corpo próprio fraco e rudimentar, um corpo que eu possa habitar enquanto espero pelos ingredientes essenciais para o verdadeiro renascimento... um feitiço ou dois de minha invenção… uma pequena ajuda de minha querida Nagini.”

Até aqui, essa pequena ajuda de Nagini era vista como apenas o veneno providenciado pela serpente para a subsistência de Volvemort. Mas, agora que sabemos a verdadeira essência desta e, sabendo também que J. K. Rowling já o tinha imaginado ao escrever o livro, é especulado que Nagini seja a verdadeira mãe de Voldemort e não Bertha. Uma das provas dessa teoria é um comentário da escritora em PotterCast em 2007:

Existem duas coisas que eu penso serem demasiado horríveis para eu as detalhar. Uma delas é como Rabicho trouxe Voldemort de volta a um corpo rudimentar. Porque eu contei o que havia pensado à minha editora e o que havia acontecido e ela me olhou como se estivesse prestes a vomitar."

Será que J.K. Rowling se referia a bestialidade? Teremos que aguardar por Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald para descobrir mais sobre Nagini, sua maldição e seu relacionamento perverso com Voldemort.