O essencial sobre o Monstro do Pântano, uma força da natureza da DC

Muitas séries originais da DC Universe estão a caminho. Titans já teve sua estreia e a próxima será Doom Patrol. Porém uma pode chamar mais a atenção dos fãs de quadrinhos mais existencialistas. Trata-se de Monstro do Pântano, uma criatura misteriosa dos quadrinhos da DC que possui uma forte conexão com a vida vegetal. Conheça mais sobre a origem e os poderes desse personagem.

O cientista no pântano

Alec Holland

Alec Holland era um jovem cientista que trabalhava, juntamente de sua esposa, Linda, em um laboratório secreto nos pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos. Ele estava desenvolvendo a Fórmula Bio-Restaurativa, que ajudaria no crescimento de plantas e tinha potencial para acabar com a fome no mundo.

A pesquisa de Alec começou a dar bons resultados e atraiu o interesse de Nathan Ellery, o líder de um grupo criminoso. Contudo, quando Ellery não conseguiu adquirir os direitos da pesquisa para si, mandou explodir o laboratório. Durante o atentado ao laboratório, Alec teve seu corpo coberto pela Fórmula e pegou fogo. Desesperado pelas chamas, Alec se jogou no pântano para tentar salvar sua vida. Porém o que saiu das águas depois foi algo completamente diferente.

Surge o monstro

Transformação

Uma coisa aconteceu sob as águas do pântano. Não foi o mesmo Alec Holland que sai do pântano. Seu corpo sofreu uma completa transformação, passou a ser composto de matéria vegetal, praticamente uma planta ambulante. Provavelmente essa transformação tinha sido um efeito colateral da Fórmula Bio-Restaurativa. Assim surgiu o Monstro do Pântano. Sentindo-se uma abominação da natureza, o monstro passou a procurar um meio de reverter o seu estado.

Sua busca fez com que constantemente entrasse em conflito contra Anton Arcane, um velho cientista nazista especializado em criar exércitos de criaturas deformadas, e que era obcecado por conquistar a imortalidade. Arcane, com o plano de transplantar sua própria consciência para o corpo do Monstro do Pântano, tentou capturar a criatura com a promessa de que conseguiria reverter sua condição. Monstro do Pântano descobriu os planos malignos do cientista e assim derrotou seu primeiro supervilão. 

A memória prega peças

Avatar

Tempo depois, o Monstro do Pântano descobriu a verdade sobre si mesmo: Ele não era Alec Holland, nunca foi. Quando Alec se jogou no pântano para apagar as chamas que o consumiam, já era tarde demais. Seu corpo foi absorvido pelas plantas do Pântano, que fizeram uma cópia da consciência do cientista, e então assumiram uma forma humanoide. Portanto, o Monstro do Pântano era apenas uma planta que pensava e lembrava ser Alec Holland

Descobrir essa verdade foi algo impactante para o Monstro do Pântano, e uma de suas maiores crises existenciais até então. Para lidar com isso, ele voltou ao Pântano, onde submergiu nas águas e adormeceu. Seus sonhos o levaram a descobrir ainda mais sobre sua natureza, pois, como sabemos, não é normal que plantas absorvam seres vivos e se tornem cópias vegetais deles. O Monstro do Pântano descobriu sua ligação ao Verde.

O Verde

verde

O Verde é uma força elemental que liga todas as formas de vida vegetais no planeta Terra e que existe desde os primórdios do planeta, quando a primeira planta ganhou vida. Juntamente com o Verde também surgiram os Elementais, seres conscientes feitos de planta cujo propósito é a defesa e proteção da vida vegetal. Eles aparecem na Terra quando O Verde sente que as vidas das plantas estão sob algum tipo de ameaça.

O Monstro do Pântano é um desses elementais, o representante do Verde nos tempos atuais. Antes dele existiram muitos outros, sempre surgindo em momentos de necessidade para a vida vegetal do planeta. 

Inimigos

Inimigos

Como foi dito anteriormente, o primeiro inimigo enfrentado pelo Monstro do Pântano foi Anton Arcane e suas abominações científicas. No entanto, seus inimigos são variados, qualquer um que seja uma ameaça para seu pântano ou para o ambiente, o que geralmente quer dizer seres humanos e seres sobrenaturais.

Entre seus inimigos sobrenaturais mais poderosos estão elementais de outros reinos da vida, como é o caso do Elemental do Vermelho, a força que liga todos os animais. Por mais que os dois sejam inimigos, ambos necessitam um do outro para se manterem vivos. O que não é o caso da Podridão, representada pela cor preta, que é a força da morte e da decomposição, e cujo único objetivo é a extinção da vida.

Poderes

Poderes

O Monstro do Pântano é um elemental, o avatar do Verde, e todos os seus poderes são derivados diretamente dessa força vital. A seguir se encontra a lista com seus principais poderes.

Fisiologia vegetal

O corpo do Monstro do Pântano é completamente constituído de matéria orgânica vegetal e por isso, possui as mesmas características fisiológicas de uma planta. Isso quer dizer que ele é capaz de se sustentar através de fotossíntese, sem ter que consumir qualquer tipo de comida.

Superforça

Sua força é diretamente influenciada por sua conexão com a Terra, o que faz com que seja capaz de erguer pesos centenas de vezes mais pesados do que si mesmo. Em adição a isso, sua força também pode ser aumentada pelo Verde, fazendo com que seu nível de força seja incalculável, desde que o Verde esteja em boas condições e saudável.

Controle elemental sobre as plantas

Seu principal poder como um elemental é o controle que possui sobre todas as formas de vida vegetais. Através de clorocinese, o Monstro do Pântano é capaz de controlar as plantas ao seu redor, fazer com que cresçam rapidamente, mudem de forma e até mesmo criar clones de si mesmo que respondem aos comandos. Também consegue alterar a quantidade e a forma das plantas que compõem o seu corpo, podendo crescer ou diminuir de tamanho, assim como criar uma armadura, ou mesmo asas.

Projeção astral

Monstro do Pântano consegue fazer uma ligação direta entre sua mente e o Verde. Dessa forma, sua consciência consegue abandonar seu corpo e ir para qualquer parte do planeta e ocupar um novo corpo gerado com as plantas desse lugar.

Imortalidade

Como uma extrapolação desse último poder descrito, o Monstro Pântano consegue atingir a imortalidade. Desde que exista qualquer vestígio de vida vegetal no universo, ele consegue enviar sua consciência até essa planta e viver através dela.

É válido lembrar que a origem aqui citada é relativa à Terra Nova, universo principal dos quadrinhos DC antes da implementação dos Novos 52.

A série Monstro do Pântano tem sua estreia marcada para junho de 2019, nos Estado Unidos.