Juramento do Lanterna Verde

Na hora de recarregar seu Anel de Poder, ou antes de enfrentar situações mais difíceis, o Lanterna Verde presta o juramento da Tropa dos Lanternas Verdes. Você sabe o que significa?

A tradução literal para português do juramento em inglês fica assim:

No dia mais claro, na noite mais escura, nenhum mal escapará a minha visão! Que aqueles que adoram o poder do mal, temam o meu poder... a luz do Lanterna Verde!

Mas esta é a versão mais conhecida, que ficou famosa na era de Hal Jordan e usada por vários outros Lanternas. Existe uma versão anterior.

Como surgiu o juramento do Hal Jordan?

Em 1959 três coisas importantes aconteceram: Hal Jordan tomou o manto de Lanterna Verde que antes pertencia a Alan Scott; os quadrinhos introduziram pela primeira vez a Tropa dos Lanternas Verdes; e surge a versão moderna do juramento.

Hal Jordan explica que acabou criando o seu próprio juramento baseado em três das suas primeiras experiências combatendo o mal usando o poder do anel:

No dia mais claro: Se refere à forma como ele usou o anel como uma espécie de radar, quando foi cegado momentaneamente por uma bomba de magnésio;

Na noite mais negra: Está relacionado com a maneira como conseguiu ver, com a luz do anel, os criminosos escondidos em uma caverna escura;

Nenhum mal escapará a minha visão: Vem da forma como o anel conseguiu detectar ondas de choque das explosões causadas por um grupo de arrombadores de cofres que estava perseguindo.

A última parte do juramento é o aviso para as forças do mal!

Para que serve o juramento?

Na realidade, o juramento mesmo não tem poder, mas serve para ajudar o herói a focar na tarefa em questão, e pode funcionar como uma espécie de grito de guerra. O juramento é mais usado em duas situações:

1) Ao usar uma grande quantidade de poder

Muitas vezes os Lanternas Verdes usam o juramento antes de fazerem um ataque devastador contra os inimigos. O juramento ajuda a concentrar a força de vontade e reafirmar o propósito enquanto membro da Tropa.

2) Ao recarregar o anel

O Lanterna Verde não precisa recitar o juramento sempre que recarrega o anel, embora isso aconteça muitas vezes. Como a fonte do poder do anel é a força de vontade, muitos Lanternas acreditam que recitar o juramento os ajuda a reafirmar essa característica. Além disso, o tempo de recarregar o anel é sensivelmente o mesmo que o de recitar o juramento.

Inicialmente, para um Lanterna Verde do planeta Terra, o anel deveria ser carregado a cada 24 horas. Mas recentemente esse limite deixou de existir, sendo que o anel só precisa ser recarregado quando acaba a energia.

Veja também todos os juramentos das Tropas Lanternas da DC e  tudo sobre o anel do Lanterna Verde.

Juramento Original

Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde, também conhecido como o Lanterna Verde da Era de Ouro, tinha um juramento um pouco diferente:

...E lançarei minha luz sobre o escuro mal.
Pois coisas escuras não suportam a luz,
A luz do Lanterna Verde!

E em inglês:

...and I shall shed my light over dark evil.
For the dark things cannot stand the light,
The light of the Green Lantern!

Apesar de se chamar Lanterna Verde, Alan Scott não pertencia à Tropa dos Lanternas Verdes, seus poderes emanavam do Coração Estelar. E no Brasil, esta versão do Lanterna Verde foi durante algum tempo chamada de "Sentinela".

Outros Juramentos em Português

Em inglês o juramento dos Lanternas Verdes rima:

In brightest day, in blackest night
No evil shall escape my sight
Let those who worship evil’s might,
Beware my power, Green Lantern’s light!

E justamente para tentar fazer o juramento rimar em português, várias outras versões foram criadas, tanto em HQs como desenhos. É o caso das versões de quadrinhos de 1968 e 1977.

Versão 1968

No mais alvo dos dias
na mais escura das noites
bandido nenhum escapará aos meus açoites
que aqueles que agem pelas forças do mal
não consigam, jamais, um poder igual
ao da luz de minha verde lanterna
de onde emana minha força eterna.

Versão 1977

No dia mais claro, na noite mais negra,
ninguém escapará à minha visão!
Que aqueles que adoram o poder do Mal
se acautelem contra o meu poder...

Juramento de Duck Rogers

Se algum dia você quis ver o Patolino fazendo o juramento dos Lanternas Verdes, agora é sua chance. Em um episódio do desenho animado Duck Rogers, o Patolino se junta à Tropa dos Lanternas com este juramento:

No dia mais negro ou noite mais brilhante,
melancia, melão, blá blá blá,
hã... gente supersticiosa e covarde,
com liberdade e justiça para todos!

E em inglês:

In Blackest day or brightest night,
watermelon, centaloupe, yadda-e-yadda,
erm…supersticious and cowardly lot,
with liberty and justice for all!

Nesse episódio, Duck Rogers encontrou o anel de Hal Jordan por acaso, enquanto lavava a roupa do super-herói.

Juramento do Lanterna Verde no Filme

Até hoje, o Lanterna Verde chegou às telonas uma única vez, no filme live-action de 2011. E nele o ator Ryan Reynolds, interpretando o Lanterna Verde Hal Jordan, fez o juramento assim:

Embora o filme "Lanterna Verde" de 2011 tenha sido destruído pela maior parte dos críticos, para os fãs do Lanterna a cena do juramento do Hal Jordan foi sem dúvida um dos pontos altos.