Mass Effect: Andromeda é a nova investida da BioWare nessa fascinante franquia de RPG em terceira pessoa, e o que tem vazado de conteúdos do game deixa os fãs salivando por mais.

As expectativas são altas e descobrimos tudo o que já saiu até o momento sobre Mass Effect Andromeda!

Quando posso jogar esse game?

Em junho de 2015, a BioWare anunciou oficialmente o lançamento de Mass Effect: Andromeda para novembro de 2016. Mas recentemente atualizaram essa informação e Andromeda foi adiado para o início de 2017. Isso não é novidade nenhuma, já que o mesmo aconteceu com a trilogia anterior.

Mas vai valer a pena esperar. Confere só trailer:

Vai ter Shepard?

Comandante Shepard feminino e masculino

A gente sabe da importância do/a Comandante Shepard na trilogia original, e tem sido difícil imaginar jogar Mass Effect sem o personagem. Mas a verdade é que a história de Shepard encerrou definitivamente com suas ações em Mass Effect 3 e Andromeda não será uma sequel nem uma prequel.

Você vai poder experimentar novamente a sensação de chegar a um mundo completamente desconhecido. Esperamos ser bem-vindos!

Ah, mas vai ter algum personagem do trilogia anterior?

Personagem Liara T'Soni de Mass Effect original

Segundo tudo o que tem saído na imprensa, o mais provável é não termos a companhia de nenhum tripulante da Normandy nessa nova aventura. Muitos fãs gostariam de ver Liara T’Soni de novo em Andromeda, com o argumento de que o tempo de vida das Asari (sua raça) possibilitaria isso.

Certo. E qual será o meu personagem?

Imagem 3D de Pathfinder

Você irá ser o Pathfinder, um explorador treinado para o combate no terreno. Andromeda continua a tradição dos games anteriores de dar liberdade criativa na criação do nosso avatar, possibilitando a personalização e customização do personagem.

Num fórum para modeladores 3D chamado ZbrushCentral, vazou conteúdo que mostra o aspecto de Pathfinder.

Qual será a história?

Imagem promocional

Uma das razões por que Mass Effect teve o impacto que teve no mundo dos videogames foi pela força de suas narrativas e por procurar inovar na forma como se contam histórias no universo de games.

Em Andromeda, Pathfinder terá como missão explorar a Helius Cluster à procura de um novo lar para a Humanidade. Em sua viagem interplanetária, o jogador irá encontrar raças novas alienígenas como os Kett ou os Remnant, que possuem uma importante tecnologia ancestral para a missão de Pathfinder. Essa mesma tecnologia será um ponto central da história, pois poderá determinar o destino da raça humana.

Andromeda dará ao jogador liberdade para explorar a vastíssima galáxia do seu nome, descobrindo inúmeros planetas e se perdendo nas suas mil e uma histórias. Você será o líder de uma equipe de especialistas militares, lutando por uma nova casa num território hostil em que você é o alienígena, e não a raça ameaçada como na trilogia anterior.

Essa é a virada na perspetiva dos jogadores. Se antes nos defendemos de Reapers que ameaçavam a Humanidade, em Andromeda seremos os invasores querendo colonizar novos mundos.

Como essa colonização será feita depende de você e de suas escolhas.

Veja quem serão os futuros vilões de Mass Effect: Andromeda!

Vazou alguma coisa sobre quem serão os companheiros de viagem?

imagem promocional

Existem alguns rumores não confirmados sobre a identidade de uma especialista em biotics chamada Cora e de um Krogan com o nome de Drack.

Como será o sistema de diálogo?

Exemplo de diálogo na trilogia anterior de Mass Effect

Mass Effect é famoso por seus diálogos únicos, que conduzem sua história de forma impactante. Isso irá se manter em Andromeda e com uma melhoria bem interessante: o jogador terá mais controle sobre a fluidez da conversa, podendo interromper personagens e mudar os diálogos através de ações específicas.

Isso é uma grande mudança do modo original desse gênero de games, em que os jogadores normalmente esgotam todas as opções de um diálogo.

E tem mais detalhes sobre a exploração dessa galáxia?

Mako em Mass Effect: Andromeda

Quer um dado impressionante? A Helius Cluster que falamos no ponto Qual será a história? é uma área 4 vezes maior que o tamanho de Mass Effect 3.

A BioWare prometeu que não colocará mais telas de carregamento em Andromeda. Outra promessa feita por eles foi que a exploração dos planetas no terreno será mais interessante do que as partes de condução de Mass Effect. Se você era fã do Mako, também tem motivos para sorrir, pois ele está de volta.

Nos planetas que encontrar, o jogador poderá criar comunidades semelhantes as dos games de RTS, com comunidades mineiras exportando recursos para sua nave espacial, por exemplo. Na sua exploração irá também descobrir postos avançados dos Khet, o que irá desencadear missões de sobrevivência e combate. Estas missões irão dar pontos de experiência, armas, equipamento e novas opções narrativas dentro de sua tripulação.

Como será o modo de Multiplayer?

imagem promocional

Neste momento sabe-se que existirá um modo chamado de “Horde” que coloca você e outros três jogadores contra tropas inimigas. A cada ataque dos inimigos, a dificuldade aumenta e os jogadores recebem novos objetivos como, por exemplo, o desarme de uma bomba ou a destruição de um alvo específico.

Este modo de jogo dá acesso a armas únicas, personagens e equipamentos, assim como algo chamado "APEX funds" tipo uma moeda corrente dentro do game que permite comprar itens no modo de single player.